Contratar e reter talentos dentro de uma empresa é fundamental para manter um ambiente de trabalho produtivo e garantir o crescimento do negócio. Embora seja hoje um dos principais desafios de bares e restaurantes, empreendedores que entendem e colocam em prática essa tendência têm mais chances de sucesso no mercado. Aqueles que consideram esse tipo de ação como uma fortaleza, tem menos passivo, faturam e lucrar mais.
Antes de especificar estratégias para aumentar a satisfação e a retenção de talentos, é preciso destacar alguns números revelados por uma pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com a consultoria Galunion e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).
O estudo mostra que, em 2023, apenas 5% dos estabelecimentos que seguiram esse comportamento apresentaram faturamento inferior a 2022, já 83% fecharam com lucros e somente 15% tiveram dívidas. Ainda 40% dos empresários indicaram que mais de 80% do quadro de funcionários é composto atualmente por pessoas muito competentes.
Apesar disso, 74% dos empreendedores apresentam dificuldade em atrair profissionais e “segurá-los” na empresa. O estudo também aponta que, quando se trata da geração de empregos, o setor fechou 2023 com saldo positivo de 71.670 vagas.
Já uma outra pesquisa da ANR, desta vez em parceria com a Future Tank, mostra que a taxa de rotatividade no setor no Brasil foi de 77,6% em 2023, número levemente inferior na comparação com 2022, quando chegou aos 78,1%. Esse indicador aponta uma dor do setor, embora empresas que investiram em atração e retenção de pessoas performaram ainda melhor ao longo do ano de 2023.
Fato é que bares e restaurantes proporcionam oportunidades únicas de aprendizado no mercado de trabalho. Mas para construir uma equipe de sucesso não basta acertar apenas no recrutamento de pessoas. É fundamental colocar em prática boas estratégias no cotidiano de uma empresa.
Reconhecer e desenvolver
Para reter talentos em restaurantes, é essencial criar um ambiente de trabalho positivo e oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os funcionários. O ideal é estabelecer uma cultura que valorize e promova o respeito e o reconhecimento. A comunicação transparente também é fundamental para que os funcionários se sintam à vontade para expressar ideias e sugestões.
Salários e benefícios
Importante ressaltar ainda que a empresa que tem a fortaleza de contratar e reter funcionários precisa oferecer salários e benefícios justos e alinhados com as expectativas de mercado. É necessário também colocar em ação oportunidades para que cada um possa aprimorar habilidades e avançar na carreira, além de promoções internas.
Bem-estar
Criar ações focadas no bem-estar da equipe é uma das principais estratégias para reter talentos. Garantir condições de saúde física e emocional aos seus colaboradores têm um impacto direto na retenção e ajudam a criar um ambiente de trabalho mais acolhedor.
Por fim, ao implementar essas estratégias, o terceiro setor que mais emprega no Brasil pode aumentar significativamente a satisfação e a retenção de talentos, criando um ambiente de trabalho positivo e incentivador.
Por Fernando Blower, diretor executivo da ANR, instituição que tem por objetivo promover o setor de foodservice e defender e representar os interesses dos associados.
Ouça o episódio 185 do podcast RH Pra Você Cast, “A relação do mercado de trabalho com as mulheres está mesmo evoluindo?“. Segundo dados de um estudo realizado pela Think Olga, 86% das mulheres sentem que sua carga de responsabilidade é muito alta, enquanto quase 60% têm a responsabilidade de cuidar de alguém. Diante de um mercado de trabalho já desafiador para o público feminino, uma vez que muitos tabus ainda estão distantes de serem quebrados em algumas empresas, a jornada dupla de trabalho se soma como mais um enfrentamento para as profissionais brasileiras. o RH Pra Você Cast convidou duas grandes referências em inclusão para debater ações que o RH pode tomar para garantir o bem-estar das mulheres em ambiente de trabalho. Jorgete Lemos, sócia fundadora da Jorgete Lemos Pesquisas e Serviços, e Maíra Liguori, Diretora das organizações da Think Eva, trouxeram uma importante discussão sobre as melhorias que podem ser promovidas. Confira!
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais: