A Gupy, empresa de tecnologia para Recursos Humanos, acaba de anunciar a aquisição da Pulses, plataforma de gestão de pessoas. É o terceiro M&A da HR Tech em menos de dois anos e acontece 12 meses após receber um investimento de R$ 500 milhões, liderado pelos fundos Softbank e Riverwood, que foi o primeiro grande aporte em uma plataforma de RH na América Latina.

A Pulses é uma plataforma que usa people analytics para ajudar os profissionais de RH e gestores a mensurar e criar estratégias para clima, cultura organizacional, engajamento de pessoas colaboradoras e employee experience. Por meio de tecnologia avançada e metodologias de escuta contínua, viabiliza que as empresas aumentem o engajamento, reduzam o turnover e alavanquem os resultados do time, suportando a criação de planos de ação assertivos com base em dados e insights automatizados do mercado.

Fundada em 2016 por cinco empreendedores em Itajaí (SC), a empresa recebeu em 2021, um aporte de um dos fundos da Invisto, gestora de venture capital da região Sul, em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

“A Pulses possui uma plataforma com um grande diferencial de people analytics, o que possibilita que as lideranças atuem de forma preventiva para garantir uma boa experiência das pessoas colaboradoras. Tudo isso pode afetar o desempenho financeiro das empresas, já que um time mais engajado possui melhores índices de produtividade e retenção e menores tendências de apresentar problemas de saúde mental e absenteísmo. Além disso, pessoas mais engajadas conseguem se desenvolver melhor e tendem a ser mais criativas, ajudando as empresas a se reinventarem e serem mais inovadoras no longo prazo”, afirma Mariana Dias (capa), CEO e cofundadora da Gupy.

Encontrho Cultura de Aprendizagem

De acordo com o estudo State of the Global Workplace: 2022, da Gallup, pessoas colaboradoras engajadas são mais inovadoras e produtivas, e estão mais sintonizadas com as necessidades dos clientes. Além disso, um time altamente engajado resulta em uma diferença de 23% na lucratividade das empresas e um crescimento até três vezes mais rápido do que os seus concorrentes.

Com presença em todo o Brasil, a startup tem mil clientes atualmente, sendo que 50% são médias e grandes empresas como Loft, Petz e Stone, que se encaixam nos perfis de clientes estratégicos para a Gupy. Com a nova aquisição, a HRTech contará com uma carteira aproximada de 4 mil clientes e mais de 36 milhões de usuários, entre pessoas candidatas e colaboradoras de empresas que utilizam seu ecossistema de soluções. Além disso, o número de colaboradores passa a ser 20% maior, chegando a média de 750 pessoas no quadro de funcionários.

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Para Cesar Nanci (capa), CEO da Pulses, a união das empresas se refletirá em mais escala e eficiência para os clientes: “A Pulses existe para impulsionar o potencial das pessoas e dos negócios. Hoje, uma empresa que investe em engajamento reduz em média 24% a taxa de turnover, o que impacta diretamente na redução de custos, e proporciona um aumento médio de produtividade de 17% e um aumento médio de receita em 20%. Um bom exemplo disso é o grupo Energisa, cliente da Pulses desde 2019, que além de atingir esses marcos aumentou 94% da avaliação positiva das lideranças, com uma adesão média de 84% dos 11 mil colaboradores. O potencial de soluções e integrações que temos agora com a Gupy é enorme, vem muita inovação por ai”.

Desde que começou sua atuação, em 2015, quando o foco era Recrutamento e Seleção, a Gupy vem expandindo sua abrangência. Nos últimos anos, investiu no lançamento de novas verticais como Admissão Digital e, mais recentemente, Educação Corporativa com a compra da startup Niduu. Em 2022 a HRTech teve outra importante aquisição, a Kenoby, sua maior concorrente em Recrutamento & Seleção. Agora, com a Pulses em 2023, a Gupy amplia o seu ecossistema de soluções para o RH.

“Algo que acertamos em todas as aquisições até agora, sem dúvida, foi encontrar fundadores com uma visão audaciosa e inovadora de transformar o setor de RH por meio da tecnologia, além, é claro, de times compostos por pessoas incríveis que são especialistas em seus mercados. Ao mesmo tempo, sabemos que para um M&A dar certo é necessário que exista uma cultura forte e semelhante entre as empresas, e isso é algo que sempre prezamos e investimos. A própria plataforma da Pulses tem nos ajudado muito, nos últimos anos, a mantermos um alto crescimento mesmo em tempos mais complexos. Dessa forma, estamos seguros e confiantes em oferecer essa solução de engajamento para todas as empresas. É um produto que somos fãs, e sabemos que pode fazer a diferença no que acreditamos ser o maior diferencial competitivo dos negócios: as pessoas”, finaliza Mariana.

Por Redação