Transformando conflito em crescimento: 5 passos para ter uma conversa difícil. Lidar com pessoas pode ser uma verdadeira montanha-russa de emoções. Em alguns dias, tudo corre bem, e nos sentimos rodeados por pessoas com quem temos prazer de compartilhar nosso tempo, seja no trabalho ou fora dele.

Mas em outros, encontramos pessoas que testam nossa paciência e geram conflitos tão intensos que nos fazem sentir como se estivéssemos girando de cabeça para baixo, em alta velocidade, sem saber por que embarcamos nessa jornada.

Se você embarcou nessa “montanha russa da vida real”, saiba que solucionar conflitos exige mais que disposição; requer coragem para falar e generosidade para escutar

E antes que você se pergunte, ignorar o problema não vai fazer com que ele desapareça; pelo contrário, conflitos tendem a aumentar quando não encarados, ou cauterizarem na forma de relacionamentos trincados.

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O conflito é uma oportunidade de crescimento, pois, diferentemente do confronto no qual as partes querem apenas provar seu ponto de vista, ele pressupõe que os envolvidos querem alcançar objetivos e preservar o relacionamento, exigindo, portanto, habilidades como inteligência relacional e negociação.

Acredito que receitas prontas tendem a não funcionar com as pessoas, afinal, somos seres complexos e emocionais, altamente influenciados pelo ambiente e moldados por nossa própria história, mas, me atrevi a propor um miniguia para te ajudar a encarar conflitos de uma forma construtiva, tendo a coragem de falar em uma conversa difícil:

1: Prepare-se emocionalmente

Antes de qualquer conversa difícil, é essencial preparar-se emocionalmente. Sentir-se ansioso ou nervoso é normal, mas reconhecer essas emoções é crucial para uma comunicação eficaz.

Respire, acalme a sua mente e tome consciência do que e por que está sentindo. Isso ajudará você a entrar na conversa com clareza e foco.

2: Entenda a situação

Você precisa compreender a situação de forma objetiva. Pergunte-se: “O que está realmente acontecendo aqui?” e “Quais são os comportamentos que estão causando problemas?” Evite julgamentos e concentre-se nos fatos Uma visão clara da situação é essencial para uma conversa produtiva.

3: Aplique o Framework SCI

Agora que você entende a situação, use o framework SCI para estruturar a conversa:

Situação: Descreva a situação que está causando desconforto. Seja claro e específico. Por exemplo, “Na reunião de ontem”.

Comportamento: Identifique o comportamento específico que precisa ser abordado. Mantenha o foco no que a pessoa fez, não na pessoa como um todo. Por exemplo, “Enquanto falava, fui interrompido diversas vezes, em especial durante a distribuição de tarefas.”

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Impacto: Explique o impacto desse comportamento em você e na equipe. Por exemplo, “Isso tornou a reunião menos produtiva, pois precisei repetir várias vezes a mesma informação para concluir o raciocínio, além de deixar parte da equipe confusa.”

“Gosto muito das suas contribuições, como podemos evitar interrupções para melhorar nossa produtividade e permitir que você contribua com qualidade?

4: Ouça com Generosidade

Uma conversa difícil é uma via de mão dupla. Uma vez que você tenha expressado suas preocupações, esteja pronto para ouvir a outra pessoa. Pratique a escuta ativa, dando a ela espaço para falar sem interromper.

Às vezes, o que parece ser um comportamento desafiador tem raízes em problemas pessoais ou mal-entendidos. Escutar com generosidade demonstra respeito e pode abrir portas para uma solução.

5: Trabalhe em Soluções Conjuntas

Depois que ambos tiveram a chance de falar, é hora de encontrar soluções conjuntas. Pergunte: “Como podemos resolver isso juntos?” ou “O que podemos fazer para melhorar nossa colaboração?” Envolver a outra pessoa na busca por soluções não só resolve o conflito, mas também fortalece os relacionamentos e a confiança.

Conduzir conversas difíceis exige coragem, mas é uma oportunidade para crescer e fortalecer laços. Lembre-se, uma conversa bem conduzida não é sobre ganhar ou perder, mas sobre construir relacionamentos mais fortes.

Com coragem para falar e generosidade para escutar, cada conversa difícil pode ser uma chance para crescer. Respire fundo, mantenha a calma, e esteja preparado para transformar conflitos em oportunidades.

Conflito em crescimento: 5 passos para uma conversa difícil

Por Carol Olinda, Consultora de Desenvolvimento Humano, Especialista em Cultura, Liderança e Educação Corporativa. É graduada em Administração, Pós-graduada em Neurociências e Comportamento e Mestranda em Psicologia Organizacional. É aprendiz em série e fascinada pelo estudo de futuros.

 

Ouça o episódio 151 do RH Pra Você Cast, “Chegou o momento de você ser egoísta com a sua carreira“. Ao que a palavra egoísmo te remete? Orgulho? Presunção? Falta de altruísmo? Por mais que seja habitual entendê-la como algo negativo, para o mentor de carreiras e autor do livro “Seja Egoísta com a sua Carreira”, Luciano Santos, a palavra pode não apenas ser ressignificada, como também pode ser a condutora para uma carreira feliz e de sucesso.

Nesse episódio do RH Pra Você Cast, Santos aborda fatores-chave para o desenvolvimento de uma carreira saudável, na qual o olhar para si próprio se manifesta como um diferencial para superar obstáculos que nos travam no dia a dia corporativo. Confira:

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Capa: Depositphotos