A empresa catarinense Área Central, que atua com tecnologia para redes e centrais de negócios e mercado de franquias, completou dez anos de fundação neste semestre, com marcos importantes em sua história: mais de R$ 300 bilhões transacionados em sua plataforma de gestão e compras conjuntas por mais de 200 redes associativas que, juntas, contemplam cerca de 15 mil empresas ativas no Brasil. Os números são reflexo de diferentes estratégias e ações colocadas em prática a partir de ensinamentos aprendidos durante uma primeira década promissora nos negócios, e que podem servir de inspiração para impulsionar pequenas, médias e grandes empresas no país.

Jonatan Costa, fundador e CEO da Área Central, listou dez lições que foram decisivas para tornar a empresa uma referência nacional para o mercado de soluções em centrais e redes de negócios nos últimos dez anos — e que servem para ajudar, principalmente, pequenas e médias empresas que buscam prosperar.

“A expertise conquistada pelo nosso negócio na última década nos dá segurança para continuar crescendo de forma sólida e constante. Por isso, acreditamos que as lições compartilhadas servem não só para pensarmos o nosso futuro, como também serão úteis para empreendedores que estão começando suas empresas e ainda não têm direcionamento sobre os focos que devem explorar para tornar seus negócios mais valiosos”, diz. 

Confira as dicas que podem ser úteis para guiar negócios em diferentes mercados, incluindo pequenas e médias (PMEs) e até grandes empresas:

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Estimule a cooperação e o associativismo

Como o próprio nome já diz, o associativismo é um modelo de colaboração entre empresas que têm interesses em comum, capaz de gerar benefícios mútuos para um grupo de negócios em termos econômicos e organizacionais. Esse ponto foi crucial para o desenvolvimento da Área Central.

“Por meio de grupos associativos, exploramos a oportunidade de sermos pioneiros em um mercado desassistido em termos de tecnologia de gestão e comunicação e criamos um produto voltado para que empresas que cooperam entre si possam ter em uma única plataforma uma facilidade de comunicação, gestão de compras e negociação e informações estratégicas para o negócio”, conta o executivo.

Encontre profissionais com os mesmos valores da sua empresa

Ao buscar um profissional no mercado, são avaliadas pela empresa as competências da pessoa, o feat dela com seus valores, e as eventuais evoluções que possa ter profissionalmente e que irão agregar valor para o negócio.

“Temos como premissa cuidar das pessoas, como um código de cultura que levamos muito a sério, como bem-estar, relacionamento, evolução, fazendo com que as pessoas que aqui trabalham estejam satisfeitas. Por consequência, a empresa colhe os frutos em função disso: fomos cinco vezes reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Nesse sentido, a dica principal é de que a preocupação e o alinhamento dos valores do colaborador com a empresa não fique restrita à teoria, mas que seja algo executável para que os resultados sejam consistentes.”

Invista na capacitação da sua equipe

Investir em treinamentos e cursos que visam o desenvolvimento de funcionários permite à organização superar os principais obstáculos de contratação e retenção de talentos. O investimento também se reverte de forma positiva para a empresa por meio da formação de especialistas em suas áreas.

Essa máxima é seguida pela Área Central por meio de ajuda financeira, especialmente nos níveis de pós-graduação e cursos técnicos, e pela participação da empresa na ‘Lei do Bem’, de incentivo à inovação.

Ouça (verdadeiramente) o seu cliente

Saber ouvir os clientes e ajudá-los genuinamente a solucionar problemas e demandas traz respeito, fidelização e crescimento mútuos.

“Nosso produto foi construído e evolui ao longo do tempo em parceria com o cliente, através das necessidades trazidas por eles e da conexão que conquistamos ao longo de anos. Temos clientes que estão conosco desde quando nossos serviços eram um ‘projeto piloto’ e esse relacionamento mostra o quão relevante o cliente é no processo de construção de um produto adequado e cada vez mais adaptável para o mercado no qual ele se propõe a atuar”, pontua Costa.

Ouvir verdadeiramente os clientes

Defina suas expectativas e trabalhe com métricas e ações claras

Em sua maioria, as empresas se movem pela informação para a tomada de decisão. Isso também vale para a Área Central, onde foram adotados indicadores que priorizam a saúde financeira do negócio, além de outras medições.

“Conseguimos também subsidiar nossos clientes através da nossa solução para que eles tenham cada vez mais dados disponíveis para metrificar seus indicadores e segui-los de acordo com os objetivos da companhia. Quando é feita a gestão individual de uma empresa, é mais fácil se guiar por indicadores, no entanto, quando tratamos de uma necessidade de conhecer todo o potencial de um grupo, a precisão e o compartilhamento dessas métricas e ações devem ser ainda mais claras (como no mercado de franquias, por exemplo), no qual cada unidade sabe a sua realidade, mas não necessariamente conhece os resultados de todo o grupo.”

Por isso, levar conhecimento através da informação é fundamental para potencializar um grupo de negócios pensando em diferentes áreas como: compras, vendas, economia, financeiro e oportunidades.

Não perca o seu propósito

O propósito configura a razão de existir de qualquer negócio e, à medida que ele cresce, muitas empresas acabam evoluindo, mudando suas estratégias e se distanciando de seu propósito inicial. É preciso que o propósito evolua e permaneça no foco junto com o crescimento da empresa. Sempre tomamos esse cuidado de adequar o propósito com o tempo, mas sem perder a essência e a transparência dos objetivos com as pessoas que colaboram com o negócio, os clientes e os fornecedores.

“Hoje temos como propósito participar da evolução das redes, centrais de negócios e empresas, sendo referência em conhecimento e tecnologia, movidos pelo comportamento consultivo e proativo em tudo que fazemos. Assim, vamos além de um serviço e ajudamos a levar crescimento e evolução para os grupos que estão conectados com o nosso propósito”, elucida o executivo.

Torne a competição algo saudável

“Quando a Área Central começou, ela foi pioneira no mercado de soluções para redes associativas e centrais de negócios e essa ausência de competidores tinha duas consequências opostas: o lado bom era conquistar o mercado com mais facilidade e rapidez; o lado ruim era a falta de referência para se comparar e saber se o negócio estava indo de acordo com as necessidades de mercado e conseguindo atendê-lo de forma mais precisa”, explica Costa.

Com a concorrência é possível ter um balizador do que cada um está fazendo, quais são os diferenciais do negócio, quais as necessidades mais urgentes ou uma evolução de produto que ainda não foi pensada pelos demais para conquistar mercado. Com isso, os concorrentes também esperam de nossas empresas um nível de inovação maior para continuar evoluindo. É preciso ser protagonista da evolução desses grupos.

Busque o momento certo para expandir seus negócios

Explorar novos mercados para crescer é uma das máximas de qualquer empresa que busque ser duradoura. A Área Central conseguiu identificar que é possível explorar novos mercados e replicar o mesmo sucesso que alcançou em sua primeira década de atividade, investindo no setor de franquias.

“Identificamos que naquilo que somos experts, que é a gestão de negociação de compras conjuntas, o segmento de redes de franquias ainda são muito carentes. Isso nos proporcionou levar nosso know-how para esse mercado e expandir nosso negócio. Essa trajetória de seguir para outros públicos se dá com o amadurecimento da solução, consolidação da empresa e market share ampliado sobre o mercado de atuação e a adaptação do produto para abarcar os novos setores que demandam essas soluções.”

Encontrho WE CAN BR

Promova a inovação para pensar no futuro

Quando a inovação deixa de ser um foco e a empresa entra no “piloto automático”, crescem os riscos de a companhia ser deixada para trás pela concorrência. A inovação é fundamento e é algo que levamos muito a sério no nosso negócio e nos permite alimentar o mercado com o que há de mais moderno em termos de tecnologia para a gestão das redes e centrais de negócios no país.

“Um exemplo prático que adotamos é a criação de uma competição interna voltada para promover os pontos de inovação na empresa, uma espécie de hackathon dos colaboradores, que geram novas soluções. Algumas dessas ideias já estão sendo aplicadas e outras serão úteis na evolução do nosso produto”, revela o CEO.

Esteja preparado para encarar as adversidades

A pandemia de Covid-19 desafiou milhares de empresas a manterem seus negócios durante a crise sanitária e econômica. Para a Área Central não foi diferente e a companhia se valeu do fato de ter uma “gestão pé no chão” como um elo de sustentação econômica e produtiva.

Com resiliência e conhecimento de mercado, a empresa se esforçou para entender a individualidade de cada cliente e trabalhou em conjunto com eles para que o baque financeiro fosse o menor possível para ambos. A empresa também conseguiu identificar setores que evoluíram seus negócios no período para ampliar seus negócios e fazer frente a qualquer adversidade.

“Na medida em que cada organização vivencia suas experiências e aponta seus erros e acertos, seus resultados e, principalmente seus valores, a tendência é que outros empreendedores e mais empresas prosperem, mobilizando diferentes fatores pertencentes ao mundo dos negócios como inovação, geração de emprego e renda, qualificação técnica e sucesso pessoal e profissional“, conclui Jonatan Costa.

Por Redação