Encontrar um bom candidato para uma vaga não é uma tarefa fácil, pois não basta preencher um cargo, é necessário encontrar o perfil ideal. Em média, os processos de seleção podem levar até 20 dias para serem fechados.

Por outro lado, a área de RH tem sido cada vez mais cobrada a executar o SLA — Service Level Agreement ou acordo de nível de serviço, termo muito utilizado na área de TI para execução e entrega de serviços de forma mais eficiente.

A redução no tempo de recrutamento resulta em impactos positivos para o setor de RH, porque ao reduzir o tempo de execução das tarefas internas, o negócio reduz gastos, possíveis erros manuais e melhora a produtividade das equipes, uma vez que haverá mais tempo para focar em outras atividades.

A adoção de automação pode reduzir pela metade o tempo das tarefas manuais do processo de recrutamento. Algumas soluções, por exemplo, conseguem reduzir o tempo gasto com pulverização das vagas, triagem de currículos e testes, em até 88%.


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Algumas automações que podem ser inseridas no recrutamento são:

  1. avaliação de competências técnicas e comportamentais com uso de inteligência artificial e relatórios automatizados;
  2. triagem com inteligência artificial e recomendação de candidatos por aderência ao perfil da vaga;
  3. busca por profissionais em bancos de talentos com o uso da inteligência artificial, convidando-os para seus processos internos;
  4. uso de painéis automatizados que são atualizados em tempo real sobre os processos, candidaturas e o recrutamento em geral;
  5. divulgação automática das vagas nos melhores portais, centralizando as candidaturas recebidas em um software.

É bom lembrar que o dependendo do cargo e posição disponível, o tempo de fechamento de vagas pode variar.

Embora seja comum, a demora em um processo pode trazer alguns prejuízos para a empresa, como:

  • Aumento do custo da contratação;
  • Desistências do processo de seleção;
  • Employer branding baixa.

Para a equipe de RH, ter um SLA de contratação é uma forma de ter metas mais claras e definidas a respeito dos resultados que a empresa espera obter. Com isso, fica mais fácil otimizar os processos de seleção e contratação, além de torná-los mais eficazes.

No entanto, para a pessoa candidata esse tipo de estratégia contribui para tornar o processo ainda mais fácil e transparente, promovendo uma boa experiência do candidato. Isso traz um impacto positivo sobre a empresa na visão dos profissionais.

Por Alisson Souza, apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S, trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, quando exerceu o cargo de gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. No final de 2017 cofundou a abler, plataforma para R&S (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e redução do tempo de fechamento das vagas.

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