A Copa do Mundo de Futebol Feminino começou. O torneio, cujo pontapé inicial foi no dia 20, teve nesta segunda-feira (24) a estreia da Seleção Brasileira. As comandadas de Pia Sundhage iniciaram a competição com o pé direito, vencendo o Panamá por 4×0.

Além da vitória, muitos profissionais brasileiros têm outra razão para comemorar: as iniciativas de seus empregadores para prestigiar o Brasil em busca de seu primeiro título mundial.

Do ponto de vista legal, as empresas não são obrigadas a fechar ou dar descanso nos dias de jogos do Brasil na Copa. Porém, em 2022, 73% das empresas disseram ter intenção de liberar de alguma forma os funcionários para que pudessem assistir às partidas, mostrou pesquisa com os recursos humanos de 687 empresas realizada pela Catho, plataforma de classificados de empregos.

O RH Pra Você separou algumas das ações de maior destaque. Confira:

Allianz Partner

Para repetir o sucesso que teve a exibição dos jogos masculinos, em novembro do ano passado, os funcionários da Allianz Partners poderão acompanhar os jogos durante o expediente. Além dos jogos, haverá pipoca e um bolão para toda operação valendo prêmios.

Durante o expediente, os televisores de cada operação, distribuídos em quatro andares, vão transmitir os jogos em que o Brasil participa. Devido ao trabalho realizado, o áudio ficará desativado. Além da transmissão, terá pipoca disponível aos funcionários e um bolão interno, no qual quem mais pontuar vai ganhar um álbum de figurinhas oficial da Copa.

RH TopTalks cobertura

Grupo Marista

No Grupo Marista, que tem atuação nas áreas da Educação e Saúde, os colaboradores serão liberados para acompanhar os jogos da seleção brasileira na competição. A iniciativa complementa uma série de ações de incentivo à diversidade presentes no Grupo, que implantou recentemente o Programa Com Elas. São propostas envolvendo formação, mentoring e medidas de apoio ao bem-estar.

“A liberação para os jogos é uma oportunidade de colocar em prática o que pregamos no dia a dia. Essa medida faz parte das iniciativas do Grupo Marista em busca de uma cultura organizacional ainda mais inclusiva. É uma ação que não só melhora o clima organizacional, mas também reforça nosso compromisso com a diversidade e igualdade de oportunidades”, pontua o CEO do Grupo, Maurício Zanforlin.

Veja mais: O passo a passo para criar um programa de mentoria organizacional

Medtronic

Além de trazer uma ambientação verde e amarelo para que as pessoas possam torcer pela seleção brasileira no escritório da multinacional na Vila Olímpia, em São Paulo, haverá apresentação de vídeos dos melhores momentos da seleção brasileira em campo e o lançamento do Copacast, um podcast com duas mulheres apaixonadas e especializadas em futebol, a Ana Claudia Celis e a Kym Souza, que são narradoras amadoras de partidas entre amigos.

“Os jogos são uma oportunidade para reforçarmos o nosso trabalho de educação e debate sobre a importância da equidade de gênero na sociedade que acontece ao longo do ano na Medtronic, com diferentes ações, como palestras com especialistas, encontros entre as equipes e outras atividades de engajamento para os colaboradores e externas para a sociedade”, diz Gisela Bellinello, vice-presidente da Medtronic no Brasil.

Cultura de Feedback

Petronect

O Diversinect, Comitê de Diversidade da empresa criado há pouco mais de dois anos, replicou ações de 2022 que vão permitir combinar o momento de prestígio à seleção feminina com reforço da equidade de gênero, um dos pilares de Diversidade e Inclusão da empresa.

Além de bolão com premiações, foi organizado para os colaboradores um café da manhã especial para assistir ao primeiro jogo da seleção. O início do expediente ocorrerá somente após os jogos do Brasil, em alguns casos, os jogos serão transmitidos ao vivo no telão do escritório.

“Apoiar o futebol feminino é mais uma iniciativa de conscientização e prática em favor da equidade de gênero”, diz Luiza Napoleão, atual líder do Diversinect e gerente de Relacionamento da Petronect. “Nos orgulhamos de ter um quadro de colaboradores em que 50% da liderança média é de mulheres e do fato de não existir diferença salarial entre homens e mulheres”.

Veja mais: Juntos para acelerar a equidade

Pfizer

Nos dias de jogos do Brasil, haverá estímulo para que os colaboradores façam home office e iniciem expediente após os jogos. A Pfizer também promoverá ações divertidas para incentivar o envolvimento de todos os funcionários. Uma plataforma virtual com curiosidades e informações sobre a seleção e o time feminino de futebol estará disponível juntamente com um quiz para que todos possam testar seus conhecimentos. Com a participação, será possível somar pontos para ganhar prêmios.

Já no escritório haverá um espaço exclusivo com bola de futebol para os colaboradores fazerem embaixadinhas. Com a ação, os participantes somarão pontos, que serão adicionados aos do quiz virtual. As quatro pessoas com maiores pontuações serão premiadas. Quem não puder participar presencialmente, poderá gravar suas embaixadinhas e postar na rede social interna da Pfizer para contabilizar pontos.

RH TopSync

Visa

A Visa é uma das patrocinadoras oficiais das Copas do Mundo Feminina e Masculina de Futebol, e trará a competição feminina com a mesma importância da masculina. 

Entre as principais ações internas para engajar seus funcionários com o torneio, algumas se destacam. A principal delas é a liberação de todo o quadro para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira, quando estes ocorrem em horário de expediente.

Foto de capa: por CBF

Por Bruno Piai