Equilibrar a vida pessoal com a rotina profissional é, para muitas pessoas, um desafio. E não é para menos. Nos últimos anos, a pressão por resultados cresceu dentro das empresas, assim como a necessidade por constante capacitação para lidar com todas as mudanças ocorridas no mercado. Não à toa, segundo pesquisa, quase um terço dos profissionais não consegue encontrar esse equilíbrio. O dado mostra que a alta performance pode até ter um preço, mas é possível, sim, encontrar a tão sonhada simetria. Quem diz isso é um bicampeão olímpico.

Aquecendo o fim de semana prolongado de vocês, o GiroRH está no ar:

Busca por competitividade

A Grant Thornton, em parceria com FBFE, BTG Pactual Empresas e Ricca Associados, acaba de finalizar uma pesquisa com 162 executivos de empresas familiares em todo o Brasil, que mostra que 42% dos entrevistados apontam a competitividade nos negócios como maior desafio enfrentado por eles atualmente. Um número ainda maior de empresários (50%) prevê que esse desafio deve permanecer pelos próximos cinco anos. 

Outros temas relevantes também causam preocupação nos entrevistados no médio prazo, como a inovação tecnológica (44%), o planejamento sucessório, patrimonial e estratégico (39%), a estruturação de governança corporativa (37%), a capacitação das novas gerações (33%), a atração de talentos (31%), e a sustentabilidade e ESG (24%).

Demissões na 3M

Demissões na 3M

A 3M, grupo industrial norte-americano, prepara uma segunda rodada de cortes que deve culminar na demissão de 6 mil trabalhadores. A justificativa, segundo a organização, é a mudança de foco para negócios de alto crescimento. A queda na demanda por eletrônicos de consumo também é uma das razões.

Ainda em 2023, a companhia já realizou 2,5 mil cortes. Com a nova rodada, a força de trabalho global do negócio terá redução de 10%.

Demissões também na Meta

Quem também deverá pegar firme nas demissões é a Meta. A tendência é que os cortes atinjam cerca de 10 mil colaboradores. No entanto, apesar do desligamento em massa, há um setor na gigante tecnológica com oportunidades em aberto.

A empresa busca por profissionais estáveis internamente para fazer parte do time de desenvolvimento de games no Reality Labs. O principal título da companhia é o Horizon Worlds, jogo online de realidade virtual.

Expo Empregos

Expo Empregos

Algumas demitem, outras contratam. A Universidade Anhanguera irá realizar no dia 4 de maio, juntamente com a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda, mais uma edição da Expo Empregos, principal encontro de empregabilidade da região.

O evento contará com a mesma organização da edição de 2022, na qual foram envolvidas 60 empresas, 7 mil visitantes e promovida a campanha “Feirão do Emprego”, que contou com mais 3 mil vagas disponíveis. O atendimento do Feirão do Emprego irá operar mediante agendamento prévio, que deverá ser realizado pela Central 156, pelo telefone ou WhatsApp 3651-7080, a partir do dia 1 de maio.

Falta de equilíbrio

A pressão por resultados, dentro das empresas, as mudanças tecnológicas e o aumento da concorrência profissional em um mundo cada vez mais globalizado são algumas questões que envolvem o trabalho, na contemporaneidade. Além disso, a busca constante pelo desenvolvimento pessoal e da carreira, as tarefas domésticas e, por vezes, a desigualdade na distribuição delas, bem como a falta de suporte social para o cuidado dos filhos e dos idosos, são elementos que costumam afetar a rotina de trabalhadores e famílias. 

Especialistas no assunto alertam que todo esse cenário pode fazer com que as pessoas se esgotem física e mentalmente, a ponto de não conseguirem usufruir os filhos, o parceiro e seus interesses íntimos. E, pertinente a isso, o último estudo feito pela Famivita mostrou que para 27% dos brasileiros e brasileiras, o trabalho dificulta o planejamento familiar e a vida da família.

Internet veloz

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o crescimento do 5G no Brasil vem sendo mais rápido do que o esperado. São 113 as cidades do país que já contam com antenas 5G instaladas e a entidade autorizou a internet 5G pura em mais 282 municípios.

Nas cidades em que já há a tecnologia, a população somada é de 86,3 milhões, o que equivale a cerca de 40% do país. O alcance é quatro vezes maior do que o previsto no cronograma da Anatel. Todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes já têm o 5G.

Nômades remotos

De acordo com levantamento feito pela plataforma Futuros Possíveis, em parceria com a Opinion Box e com a Atlas, o nomadismo digital é um desejo de boa parcela dos profissionais brasileiros. O estudo revela que 7 a cada 10 profissionais do país já consideraram trabalhar de forma remota para alguma organização estrangeira.

Ainda segundo o estudo, porém, a maioria dos profissionais (59%) não sabe como ser encontrado por recrutadores internacionais. Entre a população que sequer cogita a possibilidade para trabalhar para uma companhia de fora, a falta do idioma inglês é a principal justificativa (37%).

Performance poderosa

Como desenvolver lideranças e equipes de alta performance? Por mais que muitos tentem buscar uma “receita de bolo” para responder tal questão com facilidade – e, tão facilmente quanto, levar à execução -, o fato é que só há um caminho para que o sucesso guie a missão: treinar, treinar e treinar. Seja para líderes e liderados, a capacitação é fator determinante para a construção de times que alcançam os melhores resultados e, consequentemente, potencializam suas carreiras e a competitividade das organizações.

Porém, mesmo a capacitação precisa ser estratégica. O olhar das empresas deve ser assertivo, humanizado e focado em treinamentos que, efetivamente, fazem a diferença. Eis, no entanto, que outra pergunta se manifesta: como tornar o desenvolvimento de pessoas estratégico para que as equipes de alta performance existam? Isso quem responde é uma dupla que entende – e muito – do assunto. O RH Pra Você Cast da semana recebe Giovane Gávio, bicampeão olímpico de vôlei, palestrante e gestor de projetos esportivos, e também Sergio Agudo, Country Director da GoodHabitz. Confira no player acima ou pelos streamings.

Surto nas redes

A crise de imagem da Hurb, que teve início após uma sequência de relatos de calotes em hotéis, segue a todo vapor. Após um cliente reclamar na internet por não ter conseguido emitir passagens aéreas, o CEO da empresa, João Ricardo Mendes, segundo informações da Folha de S. Paulo, vazou publicamente os dados do reclamante.

“Tu não tem dinheiro para viajar para lugar nenhum, puxei sua capivara toda”, disse o executivo. Identificado como Miguel, o cliente alegou já ter realizado Boletim de Ocorrência por Ameaça e Divulgação de Dados.

Top5 definido

Com recorde de votos, Top of Mind de RH divulga indicados ao Top5

O Top of Mind de RH, principal prêmio do segmento no Brasil, divulgou a lista com os cinco indicados a cada uma das 34 categorias de sua 26ª edição. A primeira fase de votação teve recorde de integrantes no Colégio Eleitoral e, consequentemente, recorde de votos.

A próxima fase do Top, que definirá o vencedor de cada uma das categorias – além de definir o Top5 geral das empresas fornecedoras mais votadas entre todas –, abrirá votação na próxima terça-feira, 02.

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH. 

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Por Redação