Enquanto, por aqui, muitos profissionais foram pegos de surpresa descobrindo que o dia de Corpus Christis não é um feriado nacional – e, assim, não conseguindo a desejada folga -, nos Estados Unidos algumas empresas estão dispostas a deixar que seus colaboradores prolonguem suas férias pelo tanto que desejar. Parece injusto? Então espere para descobrir por que um Engenheiro do Google foi afastado da empresa.
Mas bom, se você não teve folga ontem e muito menos emenda hoje, tenho duas notícias positivas: a primeira é que o transporte público deve estar mais vazio e a segunda é que o Giro RH #7 está no ar.
Chamem o sindicato
Uma das maiores empresas de tecnologia do planeta, a Microsoft fechou um acordo com o Communications Workers of America (CWA) para que seus colaboradores sejam sindicalizados. A perspectiva é que o combinado entre em vigor no próximo ano, após a companhia finalizar o processo de aquisição da Activision Blizzard.
Os funcionários terão liberdade para tomar decisões referentes à representação sindical e o direito à confidencialidade e à privacidade, se assim optarem. Além disso, o acordo visa que todo o processo de adesão sindical àqueles que desejarem fazê-lo seja simplificado para que haja fácil compreensão por parte dos empregados e dinamismo na subscrição.
Corpus Thristis
Se você que está lendo este Giro (fica aqui o meu obrigado, inclusive) está revoltado porque não emendou ou, pior, porque sequer teve folga no Corpus Christi, saiba que há uma explicação plausível para isso: Corpus Christi só é feriado em algumas cidades – São Paulo, Belo Horizonte e Salvador são exemplos -, enquanto em muitas outras a data é apenas ponto facultativo.
Mas bom, a essa altura você já descobriu isso, não é mesmo? Porém, há outros feriados que também são limitados a alguns Estados ou municípios. Para você não ser pego de surpresa novamente neste e nos próximos anos, confira a lista de datas que são pontos facultativos:
- Carnaval;
- Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);
- Corpus Christi;
- Dia do Servidor Público;
- Dia da Consciência Negra (considerado feriado nacional obrigatório em pouco mais de 10% dos municípios brasileiros).
Coworkings em alta
Com o crescimento do modelo híbrido de trabalho ao redor do mundo – especialmente por conta da pandemia da Covid-19 -, as empresas precisaram redefinir sua estratégia de custos com o escritório. Se a crise tornou inviável para muitas organizações a manutenção de um espaço próprio, os coworkings ganharam força como alternativa para lidar com a questão.
Segundo um estudo da Coworking Resources, os ambientes compartilhados de trabalho devem chegar, em escala global, a 42 mil até 2024, o que representaria 116% a mais espaços em relação a 2020. Por aqui, segundo o último Censo Coworking Brasil, realizado em 2019, os espaços, que eram 238 em 2015, passaram a ser 1.497 no ano em que a pesquisa foi lançada. Hoje, segundo a ANCEV (Associação Nacional de Coworkings e Escritórios), há mais de 2 mil coworkings registrados no Brasil.
Diversidade da quebrada
A vencedora moral da última edição do Big Brother Brasil (#fogonoparquinho), Lina Pereira – ou Linn da Quebrada, como é mais conhecida -, é a nova Consultora de Diversidade & Inclusão (D&I) da Ambev. A artista chega para apoiar a companhia na ampliação de práticas de inclusão e visibilidade de pessoas LGBTQIAP+, especialmente da comunidade de pessoas trans e travestis.
Com uma agenda cheia para os próximos 12 meses, Lina terá um papel fundamental na área de D&I, atuando em decisões sobre projetos internos e externos da Ambev e participando de encontros com os cerca de 130 colaboradores trans da cia para identificar suas principais dores, experiências e conquistas, além da integração com todos os demais profissionais e parceiros da Ambev para discutir práticas de representatividade e inclusão.
Não se META onde não deve
Depois de 14 anos no cargo de diretora de operações da Meta, Sheryl Sandberg (capa), a “vice-boss” do Facebook, surpreendeu a todos com o anúncio de sua saída da organização. Por mais que a despedida, aparentemente, tenha sido pela porta da frente, uma vez que Zuckerberg rasgou elogios à sua agora ex-braço direito no comando da companhia, o adeus não passou batido de uma polêmica.
Segundo advogados da Meta, há a suspeita de que Sheryl desviou fundos do negócio para fins pessoais, como o planejamento de seu casamento. O caso está sendo investigado pela equipe jurídica da companhia e, de acordo com o The Wall Street Journal, os desvios podem ter sido realizados por anos.
Para todas as idades
O preconceito etário marca presença no mercado de trabalho brasileiro. Segundo uma pesquisa recente do InfoJobs, 70% dos profissionais acima dos 40 anos já sofreram algum tipo de preconceito por conta da idade. Por mais que diversidade, equidade e inclusão sejam tópicos debatidos pelas organizações, o etarismo ainda é um problema de difícil solução.
Todavia, o que as empresas ignoram é que elas só têm a ganhar quando fazem da mescla de gerações parte de sua cultura organizacional. E quais são as vantagens por trás disso? É sobre isso que Cris Kerr, uma das principais especialistas em diversidade etária do país e fundadora da CKZ Diversidade, vai falar no EncontRHo do dia 07/07. Gratuito e online, o evento abordará, ainda, o papel do RH na construção de um ambiente de trabalho que inclua todas as idades.
Se você, hoje, teme que no futuro as portas se fechem no mercado por conta da idade, por que, então, não trabalhar desde já para abri-las? Para acompanhar o EncontRHo com a Cris é só se cadastrar em https://www.even3.com.br/egee2022/.
Rebelião das máquinas
Quem nunca assistiu a um filme no qual as máquinas se rebelam contra as pessoas ou ganham características cada vez mais humanas? Pessoalmente, Matrix e A.I. – Inteligência Artificial estão entre os meus favoritos. Pois bem, mas será que ao sairmos da ficção, a manifestação de sentimentos ou vontade própria por parte dos seres robóticos está tão distante assim da realidade? Segundo o engenheiro Blake Lemoine, do Google, não.
O profissional da gigante de tecnologia foi afastado da empresa ao declarar para o The Washington Post que o chatbot LaMDA demonstrou sinais de consciência. No relato, o engenheiro disse que, durante um diálogo com a inteligência artificial, ela deixou claro que gostaria de ser tratada como uma funcionária do Google e não como só mais uma propriedade. Em post publicado no Medium, Lemoine descreveu a máquina como “uma pessoa”.
Reforma de processos
A Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em julho de 2017, mudou o público e o perfil das ações na Justiça do Trabalho. É o que diz um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que analisou 981 processos trabalhistas datados de 2012 a 2018. Antes da reforma, 49,5% das ações eram abertas por trabalhadores que estavam em seu primeiro ano de trabalho, estatística que desceu para a casa dos 32% em 2018.
Enquanto a procura pela justiça era feita por jovens com menos de 24 anos em 15,6% por casos de 2012 a 2017, no último ano de análise nem 10% das ações eram realizadas pelos profissionais em questão. De 2012 a 2018, a idade média de profissionais em busca de apoio jurídico subiu de 36 para 39 anos, com o público entre 25 e 59 anos sendo o que mais entra com processos. Já os 60+, que antes eram responsáveis por somente 3% das solicitações, em 2018 foram responsáveis por 6,1% das ações judiciais contra empresas.
Revelo se revelando
A Revelo, plataforma de recrutamento de desenvolvedores, anunciou a aquisição de duas startups mexicanas focadas em recrutamento e formação de talentos de tecnologia: a Listopro e a CeroUno. O objetivo das aquisições é consolidar a aquisição de talentos no mercado mexicano, com vistas a atender os clientes da Revelo nos EUA – que já representam 80% do faturamento da empresa.
Fundada no Brasil em 2015 como marketplace de talentos, a Revelo pivotou em 2019 e hoje tem atuação global. Sua principal proposta de valor é auxiliar empresas a contratar desenvolvedores de software remotos que estejam no mesmo fuso horário e, dessa forma, possam atuar como membros full-time em suas equipes. Com isso, a empresa não tem mais restrições geográficas de operação, tendo já alocado mais de 7.000 profissionais de tecnologia de 12 países diferentes em clientes de 3 continentes.
De acordo com o instituto de pesquisa IDC, o mercado de tecnologia americano é o maior do mundo, representando 33% do total mundial, ou seja, US$1.8 trilhões em 2022. Ao mesmo tempo, de acordo com uma pesquisa da Gartner, 64% dos executivos americanos de TI enxergam na escassez de talentos a principal barreira para a inovação em suas empresas.
Quem descansa em 30 dias?
Eu sei que muitos de vocês já riram para não chorar quando os esperados 30 dias de férias foram convertidos para 20 sob a flexibilidade do “pegar ou vazar”. Mas em algumas empresas dos EUA, aparentemente, o caminho é exatamente o contrário.
Uma nova tendência que passou a integrar o pacote de benefícios é a das férias remuneradas “ilimitadas”. Você não entendeu errado. Empresas estão abrindo a oportunidade para que colaboradores peçam mais de 30 dias de férias e recebam por isso. Quem nunca sonhou com isso, não é mesmo? Agora, se os beneficiários – principalmente aqueles que não ocupam os cargos mais “poderosos”, por assim dizer – têm coragem de chegar no padrão e pedir férias prolongadas, a história é outra.
GiroRH
O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.
E você já conhece os nossos conteúdos?
Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade
RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts
Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos
Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br
Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:
Por Redação