A resposta, quando se pergunta qual é a tendência em tecnologia que ajuda no atendimento instantâneo dos clientes, é uma só: “invista em ChatGPT”. A ferramenta de inteligência artificial é desenvolvida para atender toda e qualquer demanda humana, até nos mínimos detalhes.

E, claro, os Recursos Humanos – não só especialistas, mas, também, os colaboradores têm caído nas graças desta nova forma de trabalhar, afinal, é um caminho e tanto para tornar o dia a dia mais prático, assertivo e eficiente.

Mas, como aproveitar isso da melhor maneira?

O departamento de RH, por exemplo, é o que mais ganha com o ChatGPT quando utiliza para facilitar e automatizar processos diários que, apesar de não parecerem complexos, ocupam boa parte do tempo de trabalho. A ferramenta pode melhorar a eficiência como um todo e, principalmente, fornecer informações valiosas sobre a empresa e seus funcionários.

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Para se ter noção do crescimento do uso da ferramenta, há um estudo do IEG (Instituto de Engenharia de Gestão), que conversou com profissionais brasileiros, onde apontou que 60% dos entrevistados já usaram a tecnologia e 70% deles relatam que acessam a ferramenta de forma esporádica.

Portanto, é notável que este método de inteligência já está presente no nosso cotidiano e é uma técnica que, dificilmente, deixará de existir nas rotinas laborais do futuro.

O ChatGPT e RH de mãos dadas

No caso do RH, o ChatGPT pode ser usado de muitas maneiras, tornando-se o braço direto e o melhor amigo dos especialistas na hora do recrutamento, seleção, desenvolvimento e liderança de pessoas. A ferramenta é capaz de gerar mais eficiência nas diversas operações que, antes, eram complexas ou, que devido ao alto volume de demanda, gastavam-se horas e horas.

Atualmente, essa tecnologia dentro do departamento, ajuda na comunicação mais próxima o possível dos comportamentos, cultura e linguagem humana. Sendo assim, com excelência e poucos danos, o ChatGPT é a tecnologia mais viável de executar ações que, até então, eram vistas como complexas e feitas superficialmente.

As respostas, por exemplo, já não são como robôs virtuais, mas similares às formas que as pessoas conversam.  Esta ferramenta reúne muitos dados linguísticos e produz conversas coerentes e naturais para diversos tipos de perguntas e comandos.

O ChatGPT é usado para analisar os currículos e identificar os melhores candidatos para determinadas posições de acordo com as preferências exigidas. A ferramenta pode identificar habilidades específicas, experiência de trabalho relevante e outras informações importantes para ajudar a triar grandes volumes de documentos.

Os resultados, em resumo, são caixas de e-mail dos RHs com menores demandas e mais tempo para investir em assuntos estratégicos da corporação.

Saber explorar as possibilidades que esta ferramenta oferece é papel fundamental de quem a utiliza, por isso é indispensável que o usuário explore ao máximo todas as vertentes que o ChatGPT oferece, a estude previamente e se atualize diariamente no manuseamento.

Veja mais: ChatGPT e o futuro do trabalho

A condução de entrevistas iniciais de candidatos para vagas da empresa, por exemplo, também pode ser realizada com esta tecnologia, já que até abre-se o leque para incluir perguntas sobre sua experiência, habilidades e outros questionamentos indispensáveis para a posição, ajudando a economizar tempo quando há grande quantidade de pessoas.

O T&D e a relação humana 

As surpresas com o ChatGPT são inúmeras, mas merecem atenções, ainda mais em meio a tantos benefícios. O treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, de suas competências, conhecimentos e habilidades também são possíveis com o ChatGPT, já que permite ao RH obter, de forma ágil, um conteúdo de T&D personalizado, baseado nas necessidades de aprendizagem individuais do funcionário- garantindo não só a assertividade desse conteúdo, mas, também otimizando tempo que levaria para criação de cursos separados e estruturados por módulos.

Sabemos que leva tempo não apenas para montar os pré-requisitos de uma vaga para publicação nos canais de emprego, mas também analisar todos os currículos que chegam. Imagine, dependendo do porte da empresa e setor, analisar manualmente mais de 2 mil currículos em relação aos conhecimentos, nível técnico e experiência prévia.

Certamente levaria muito tempo e com chances de erro humano. Porém, até que ponto o RH deve contar com a ferramenta sem perder sua essência e credibilidade?

A ferramenta não deve ser usada como a única maneira para recrutar e selecionar colaboradores no mercado de trabalho. Ela deve ser usada como uma forma complementar e em conjunto com outras estratégias de recrutamento e seleção, como entrevistas presenciais, testes psicológicos, dinâmicas em grupo, entre outros.

Oportunidades nos negócios 

Outra utilidade importante é que os bots de treinamento podem usados para desenvolver habilidades de colaboradores com o foco exato que precisa para que sua empresa evolua em expertise. Empresas de todos os portes e áreas já têm usado essa tecnologia.

A Foundever, empresa líder em experiência do cliente no mundo, adotou o “tonbot”, que é um robô de inteligência, para este fim. Com capacidade de aprender falas, a ferramenta funciona por meio da interação com seus usuários e ajuda o seu RH no processo de desenvolvimento de equipes.

Não só a Foundever, mas tantas outras organizações que aderiram à ferramenta para aplicar conhecimentos, têm colhido como resultados o aumento da curva de aprendizado, desenvolvimento de soft skills e, claro, redução do tempo e custo com treinamentos.

A ferramenta é uma avaliação de feedback contínuos para os funcionários, porém, é importante ter em mente que ela não substitui completamente a interação humana e as habilidades de gerenciamento. Para aplicar da maneira mais efetiva e com sucesso, é importante considerar alguns pontos. 

Essas atenções são para as metas de performance, que é necessário estabelecer resultados mínimos, garantir que as análises sejam realizadas de forma precisa, no questionário personalizado com perguntas específicas ajudarão a avaliar comportamentos, trabalho em equipe e habilidades técnicas.

A Análise de resultados, com os dados trazidos pelo ChatGPT te darão resposta sobre seus colaboradores e os Feedbacks, com os retornos construtivos podem ser dados pelo ChatGPT por meio dos resultados obtidos, auxiliando no desenvolvimento do trabalho.

Com a adoção do ChatGPT, as empresas podem esperar economizar tempo e recursos valiosos, enquanto melhoram a precisão e a eficácia de suas operações de RH. Além disso, a ferramenta pode ser usada para melhorar a experiência do funcionário, fornecendo atendimento ao cliente interno especial, treinamento e desenvolvimento personalizado e muito mais.

Mas, novamente, tudo isso é possível sem diminuir as técnicas humanas e, principalmente, responsabilizar a tecnologia como autora de sucesso dentro e fora das companhias. 

ChatGPT: A revolução dessa tecnologia no RH

Por Gisele Zacharias, Gerente de Recursos Humanos da RB Serviços, especializada em soluções em gestão de benefícios para empresas, proporcionando resultados positivos para seus clientes e respectivos funcionários.

 

Ouça o RH Pra Você Cast, episódio 139: “G4 Educação encontra na Inteligência Artificial o equilíbrio para melhorar a jornada das pessoas“. Novas tecnologias, por melhores que sejam, costumam trazer consigo uma certa resistência. A moda da vez, o ‘empolgante e polêmico’ ChatGPT, se encaixa perfeitamente nesse cenário. Para alguns, a Inteligência Artificial é revolucionária e extremamente eficaz para o desenvolvimento de projetos pessoais e profissionais. Para outro grupo, a nova moda chega para ‘acomodar’ as pessoas, tornando-as intelectualmente dependentes e podendo substituí-las no mercado de trabalho.

Opiniões à parte, é fato que a Inteligência Artificial e a tecnologia como um todo chegaram para facilitar o dia a dia até mesmo do mais humanizado os setores empresariais: o RH. Para quem tem a mente aberta de aproveitar todo o seu potencial, a transformação é notável. Exemplo disso ocorre na G4 Educação. Todas as vantagens e benefícios identificados pela empresa quem revela é uma das maiores entusiastas da IA no RH, Marcela Zaidem. A Diretora de Pessoas dá as melhores dicas para quem quer dominar o equilíbrio entre pessoas e digital. Confira o RH Pra Você Cast clicando diretamente no app abaixo:

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