Está pensando em voltar a estudar, mas só no ano que vem? Quem estiver disposto a não adiar poderá conseguir uma das mais de 30 mil bolsas de estudo gratuitas do Senac São Paulo. São diversas opções de cursos para começar os estudos ainda em 2023. Para quem tiver planos só para 2024 mesmo, que tal aproveitar o ócio – criativo, é claro – para fazer a diferença no RH brasileiro? A votação do Top of Mind de RH acaba hoje.

É hora do GiroRH! Antes de marcar o rolê de hoje, venha com a gente:

30 mil bolsas

O Senac São Paulo, por meio do Programa Senac de Gratuidade, disponibiliza até dezembro mais de 30 mil vagas em todo o Estado de São Paulo para quem deseja começar a estudar ainda em 2023. Tratam-se de bolsas 100% gratuitas, com material didático incluso, voltadas a quem preencher aos seguintes pré-requisitos:

  • Comprovar renda familiar mensal por pessoa de até dois salários mínimos federais;
  • Fazer sua inscrição 20 dias antes do início do curso escolhido, sempre a partir do meio-dia, pelo site do Programa Senac de Gratuidade, pois as inscrições são por ordem de chegada em uma fila de espera virtual,
  • Entregar os documentos solicitados pela unidade relativa à vaga dentro do prazo estipulado

Mais informações em https://www.sp.senac.br/programa-senac-de-gratuidade.

Combate ao assédio

Combate ao assédio

No contexto empresarial dinâmico do Brasil, a preocupação com a criação de ambientes de trabalho seguros, inclusivos e respeitosos nunca foi tão evidente. A partir deste cenário, a Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, ESG, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados, lançou a Pesquisa Maturidade no Combate ao Assédio. 

Os participantes terão até o dia 30 de novembro para responder o questionário disponível no link.

De olho no salário

Segundo dados do estudo de remuneração para 2024 divulgados pela Michael Page, 84% dos 6.647 candidatos entrevistados apontaram o salário como o principal motivador para aceitar uma nova oportunidade de emprego.

Com uma onda inflacionária nos preços, juros cada vez mais altos e poder de compra enfraquecido, o questionamento por parte do profissional se o seu salário atual é realmente suficiente é cada vez mais constante. 71% dos entrevistados indicam que o salário é o elemento mais importante no emprego atual. A base ainda aponta que 37,6% das empresas não planejam aumentos salariais em 2024, além do dissídio e a maioria que aumentarão os salários no próximo ano, planejam um acréscimo de 6%.

Expectativas com a Black Friday

A Black Friday, data mais importante para o varejo online, está próxima e a maioria dos empreendedores está otimista (60%). O número de lojistas participantes da Black Friday deve aumentar: 93% afirmam que realizarão campanhas promocionais neste ano, sendo que somente 53% realizaram em 2022. É o que aponta nova edição da pesquisa “Aquecimento Black Friday 2023” realizada pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina. 

A Black Friday é um momento bem aguardado pelo varejo online por ser uma das datas de maior impacto no faturamento anual. É importante que o empreendedor se prepare para obter os melhores resultados, atentando-se à transparência com o consumidor, sem oferecer descontos falsos, e priorizando o bom atendimento e entrega. Para evitar cair no erro de usar a data apenas para vender produtos parados no estoque, recomendo um bom planejamento, escolhendo um mix de produtos interessantes e atrativos para os consumidores”, comenta Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop.

Foco nessas profi$$ões

Analista de Infraestrutura; especialista Robot Process Automation júnior e analista de Suporte. Esses três cargos tiveram um aumento salarial de 110%; 100% e 90%, respectivamente, neste ano, segundo o Estudo de Remuneração de 2024 realizado pela Michael Page e que avaliou 15 setores do mercado de trabalho.

O setor de tecnologia lidera os aumentos salariais no estudo, considerando a análise de cargos em empresas de pequeno, médio e grande porte. As áreas de engenharia e finanças também se destacaram, registrando um aumento de 25% para o cargo de gerente de qualidade no setor petroquímico e 21% para CFO (Finanças). Ainda segundo a pesquisa, 84,5% dos respondentes apontaram o salário como o principal motivador para aceitar uma nova oportunidade de emprego.

Marca empregadora

Quando ele chegou na Empiricus, há sete anos, “era tudo mato”. O convite foi para estruturar toda a área de Recursos Humanos da empresa. Nesse processo, um grande desafio: transformar a marca empregadora de uma companhia que ainda gerava certo desconhecimento das pessoas, incluindo dos possíveis (e necessários) talentos. Como contornar isso?

Com 17 anos de experiência e com passagens por empresas multinacionais estrangeiras e brasileiras de diferentes segmentos, incluindo Mercedes-Benz, Natura e Netshoes, Thiago Veras, Diretor de RH na Empiricus Investimentos, contou neste episódio sobre a sua trajetória profissional e seus desafios e prioridades à frente da organização. Acompanhe!

Obstáculo na carreira

A {reprograma}, iniciativa de impacto social que foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando negras, trans e travestis, acaba de lançar uma pesquisa que mostra os principais desafios enfrentados por elas ao entrar no mercado de tecnologia: 39,8% apontaram a autossabotagem ou a falta de confiança nas próprias habilidades; 25% a dificuldade em encontrar um ponto de partida ou manter uma trajetória e 17,6% a dupla e/ou tripla jornada, combinando estudos, trabalho e responsabilidades familiares. 

O estudo questionou ainda sobre quais caminhos podem ser tomados para mudar essa realidade e 52,8% das participantes destacaram a importância de políticas públicas e ações afirmativas, como processos seletivos voltados exclusivamente para mulheres. Os dados mostram também que 82,2% das entrevistadas conseguiram emprego na área, sendo 49,1% como CLT, refletindo um avanço significativo na inclusão das mulheres em posições formais. Ainda assim, 27,8% estão desempregadas.

O dilema Uber-CLT

O tema “direitos trabalhistas” dos prestadores de serviços de plataformas e aplicativos voltou à pauta. Recentemente, a Justiça multou a Uber em R$ 1 bilhão em uma decisão favorável ao Ministério Público do Trabalho.

Agora, há uma novidade nesse dilema. Os aplicativos de transporte, como Uber e 99, estão preparando uma proposta de criar uma remuneração fixa de R$ 30 por hora trabalhada aos motoristas, mas sem oferta de vínculo empregatício. Segundo a CNN, essa seria proposta mantida pela entidade que representa o setor, como parte de uma negociação com sindicatos de condutores e o Ministério do Trabalho, diante da regulamentação da categoria. A oferta teria sido confirmada à publicação por fontes ligadas à negociação, que vem enfrentando dificuldades e desacordos entre as partes.

Play nas séries

Alguns já respiram aliviados esperando sua série favorita voltar. Após mais de 140 dias, a greve dos roteiristas dos Estados Unidos teve o seu fim na última quarta-feira (27/9), segundo o sindicato da categoria (WGA, na sigla em inglês). A paralisação começou em maio, quando milhares de roteiristas entraram em conflito com os estúdios da Amazon, Disney, Netflix e Paramount em busca de salários mais altos.

Os principais pontos levantados foram a forma como são pagos por programas que permanecem em plataformas de streaming por anos e o impacto que a Inteligência Artificial pode ter em seus trabalhos. Agora, a votação de ratificação está programada para ocorrer entre os dias 2 e 9 de outubro. Vamos esperar os próximos capítulos.

Quem não votar, não vota mais

Com recorde de votos, Top of Mind de RH divulga indicados ao Top5

Chegou o último dia para votar no Top of Mind de RH 2023. A etapa que define os vencedores do prêmio terá a votação encerrada nesta sexta-feira (29). Os profissionais que integram o Colégio Eleitoral do Top terão até 23h59 para escolher as marcas de maior destaque no ano.

Os mais votados em cada categoria serão revelados no dia 26 de outubro, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. Para votar, acesse https://votetopofmindderh.com.br/

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Por Redação