Em meio às incertezas da economia mundial, as empresas estão repensando estratégias para atingirem seus objetivos. Umas das ferramentas utilizadas para atravessar o atual cenário e adquirir maior eficiência operacional está apoiada nos investimentos em treinamentos de educação tech, conforme identificado pela Alura Para Empresas em parceria com a FIAP. Segundo estudo, apenas 16,5% das companhias possuem maturidade digital avançada, em grande maioria, são essas que destinam mais de R$ 32 mil por colaborador anualmente.
Ainda segundo a pesquisa Educação Tech & Eficiência Operacional das Empresas, dentre as companhias que realizam ações de treinamento nessa categoria, observa-se melhoria em diversos indicadores relacionados ao desenvolvimento da performance dos funcionários, tais como o aumento de produtividade (64%) e engajamento (45%), sendo que 60% também avaliam que seus clientes ou usuários conseguiram perceber – de forma direta ou indireta – os impactos positivos desses esforços.
Outro ponto notado pelos grupos empresariais foi de que aqueles com investimentos mais altos tiveram um fortalecimento do employer branding, enquanto aqueles com menor orçamento conseguiram reduzir o turnover.
Nesse sentido, as iniciativas também se apresentaram de maneira diversificada à medida em que o porte da companhia aumentava. A coparticipação em cursos de graduação e pós-graduação, por exemplo, foi uma das iniciativas mais votadas entre os respondentes que atuam nas maiores organizações (32%). Em contrapartida, a aquisição de cursos pontuais, conforme a necessidade dos times, foi a mais presente entre os que atuam nas menores (17%).
Segundo Adriano Almeida, cofundador e COO da Alura e também responsável pela Alura Para Empresas, “é fundamental compreendermos o significado dessa eficiência e como a tecnologia pode abrir possibilidades para todas as áreas, desde um RH estratégico até um time de produto mais capacitado para entregar inovações ao mercado”, explica.
Ainda segundo o executivo, os números ainda provam que a cultura de aprendizado em tecnologia é um verdadeiro apoio tanto para o enfrentamento do contexto desafiador dos dias de hoje, como para aspectos corporativos atemporais (redução dos custos, aumento da performance, potencialização dos resultados, etc.).
“As habilidades digitais estão cada vez mais presentes em nossos processos e rotinas, com a inteligência artificial, dados e a automação já sendo realidades em nossas vidas pessoais e profissionais. Por isso, é importante que saibamos como empregá-las em nosso dia a dia, impulsionando o crescimento e promovendo melhorias contínuas”, diz Almeida.
Já para Guilherme Pereira, Diretor de Inovação & Conteúdo e do MBA da FIAP, a busca por novas competências e ferramentas auxiliam na construção de modelos de negócios mais alinhados com a modernidade e com o momento que vivemos. “A grande competência para garantir o sucesso futuro é uma competência que tanto o indivíduo quanto a empresa precisam compartilhar, que é a capacidade de aprender de forma ágil”, conclui.
Por Redação