A comunicação interna da sua empresa tem impacto direto na construção da cultura empresarial. O mesmo cuidado e atenção que uma empresa tem no momento de se comunicar com potenciais clientes, como exemplos: ‘as palavras adequadas para qual tipo de público está falando e como se posicionar para chamar atenção’, também devem ser considerados na comunicação interna.

Buscar formas de estabelecer comunicação interna é algo que muitas empresas deixam de lado, mas isso é um erro, pois o melhor propagador da sua marca está dentro da sua empresa e não fora dela. 

Para que os colaboradores estejam alinhados com os valores da empresa e de acordo com a direção que os líderes tomam, é preciso estarem inteirados sobre o que acontece internamente. Uma pesquisa realizada pela McKinsey Global Institute, empresa de consultoria global de gestão, mostrou que a produtividade no trabalho cresce entre 20% a 25% em empresas onde os colaboradores estão bem informados.

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Da mesma forma que clientes satisfeitos podem recomendar a sua empresa para outras pessoas, isso também pode acontecer de maneira mais intensa quando feita por pessoas que trabalham na empresa.

Considerando que são os colaboradores que entendem a rotina de trabalho e conhecem as políticas, os mesmos são indicados como as melhores pessoas para atrair novos clientes. 

Uma das vantagens de manter uma ótima comunicação dentro da empresa é de que o colaborador pode propagar a sua marca com clareza e inspiração. E para isso, ferramentas de endomarketing são essenciais para estabelecer uma comunicação interna eficiente com seus colaboradores, sendo fundamental para além da possibilidade de gerar novos negócios, tornar uma equipe mais motivada e comprometida com os valores da cultura empresarial. 

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Quando dizem que o maior ativo de uma empresa são os colaboradores, isso não é clichê, pois todos os cargos do fluxo organizacional tem valor na hora de pensar em melhorias internas. Manter todo o time atualizado sobre as notícias é importante para que a sua empresa não sofra com queda de produtividade gerado pelo turnover, saída voluntária de colaboradores.

Quando isso acontece, o negócio precisa dar passos para trás e buscar novamente um colaborador, investir tempo em treinamento, entre outras questões. 

Indicadores de Employer Branding

Manter relações positivas com quem trabalha na sua empresa é fundamental para conseguir extrair o melhor de cada colaborador. Um estudo chamado If You Listen Up, Your Employees Will Step Up, realizado nos Estados Unidos e Canadá, feito com 675 profissionais, revelou que 64% disseram que seus líderes não levam em consideração a opinião dos colaboradores na hora de tomar decisão, enquanto 38% disseram que já desconsideram uma ideia antes de serem escutadas.

Em nossa empresa trabalhamos com dois aplicativos para fazer a comunicação interna, o Discord, aplicativo de chamadas de vídeo e áudio, e também temos grupos no WhatsApp. Com a combinação dessas duas ferramentas conseguimos gerenciar as metas da empresa e do time, e estabelecer feedbacks.

Uma forma de engajar e lançar novos desafios, e com isso, celebrar as conquistas com todos. Com o uso adequado dessas plataformas, nossos colaboradores podem se comunicar usando prints, vídeos ou gifs, estimulando o consumo das informações de forma mais rápida e prática.


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Com todo esse resultado, cito ainda 4 outras ferramentas de endomarketing que podem ser utilizadas para melhorar a relação com os colaboradores da sua empresa:

  1. Blog com informações internas: O blog faz parte da estratégia digital de muitas empresas, mas também serve como um jornal institucional, onde os textos publicados são sobre notícias importantes e novidades do ambiente organizacional;
  2. E-mail com comunicados: O e-mail é uma das principais ferramentas de trabalho nos dias de hoje, com o envio de um boletim informativo, usando ferramentas de disparo de e-mails, é uma ferramenta valiosa;
  3. Posts em redes sociais: Posts em redes sociais corporativas são ferramentas híbridas de endomarketing, pois o que é comunicado chega no cliente e também no colaborador, facilitando que todos fiquem alinhados;
  4. Murais: O mural é uma ferramenta “analógica” de comunicação interna, mas muito eficiente, pois concentra todas as informações importantes no mesmo canal, sendo muito visível. 

Acreditamos que uma estratégia de comunicação interna facilita a rotina para que possamos manter todas as áreas da empresa alinhadas.

Dessa forma, conseguimos emitir transparência para que todos alcancem os objetivos e gerem resultados.

Endomarketing: Como manter a comunicação alinhada?

Por Raphael Oliveira, Sócio Diretor da Box Ideias – Agência de Marketing e Tecnologia, B2B.

 

 

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Capa: Deposithphotos