A energia empregada nas ações das pessoas, é decorrente das reações emocionais que a imaginação de seus resultados provocar. Por isso, além de satisfazer os requisitos da Razão, não podemos deixar de atender, e estimular o poder da Emoção para influenciar o comportamento dos indivíduos.

Convém notar que todos os indivíduos possuem uma certa variedade de Motivos Condutores (Leitmotiv) e, quando devidamente estimulados funcionam como verdadeiros propulsores de suas potencialidades. Todavia, quando ignorados ou contrariados, podem inverter os recursos mais nobres da vontade, promovendo atitudes de angústia, desânimo, insegurança, repulsa etc.

Embora não sejam todas iguais, as pessoas poderão ser influenciadas por estímulos dos seguintes Motivos Condutores, dentre outros, com associações e variações individuais quanto ao peso e prioridade que lhes atribuem:

Ética

É certamente um dos mais importantes motivos condutores das pessoas. Todos possuem, independente da moralidade social do meio em que atuam, valores morais íntimos que influenciam seu comportamento de forma irresistível. É o que chamamos de “consciência”, que impõe limites e comanda as emoções, até mesmo contrariando outros interesses mais superficiais.

Exemplos:

– Enfatizar os valores éticos da empresa, entre eles a consciência ecológica, a responsabilidade social, o respeito às leis etc.

– Respeitar crenças e religiões é de igual importância, pois todo o ser humano, ainda que não admita, traz em sua consciência, a ideia de eternidade.

– Não iludir os clientes com falsas promessas quanto a qualidade e propriedade dos produtos negociados, não se aproveitar da ingenuidade ou falta de conhecimento, cobrando acima do que é devido ou fazendo com que assinem documentos capciosos etc.

Atender a essas motivações é contar com poderoso potencializador de energias. Contrariá-las significa enfrentar um enorme risco de desmoralização do ambiente empresarial.

Família

Consiste em considerar a importância da família na vida de cada um, evitando que obrigações profissionais possam interferir negativamente nas relações familiares. Promover a participação da família nos benefícios proporcionados pela empresa, significa atrair valiosos aliados para a tarefa de motivar as pessoas.

A participação das famílias em eventos sociais e profissionais, bem como extensão de benefícios como Plano de Saúde, Plano Escolar para Filhos, Colônia de Férias etc. são recursos comumente utilizados para esse fim.

Pertencer (Espírito de Equipe)

Obedecendo a seu instinto gregário natural, o homem busca conviver com seus semelhantes, isto é, pertencer a um grupo, ao qual se vincula em busca de segurança e apoio, e através do qual se realiza.

Apesar de competirem entre si, a vida de relação leva os homens a pautarem seus interesses e atitudes em função do grupo a que pertencem e se identificam, festejando suas realizações pessoais e grupais com a mesma intensidade.

Para uma pessoa, sentir orgulho por participar de uma empresa deve ser tão natural, como se orgulhar por pertencer a uma raça, viver num determinado município ou vibrar com seu time de futebol; basta estimular seus instintos naturais, fazendo com que cada um se sinta importante para o grupo.

Cultivar o “Espírito de Equipe” gera um incremento significativo no potencial do grupo conhecido por Sinergia, onde os diversos elementos de uma equipe se complementam, estimulam e interagem de forma coordenada, resultando na superação de seus próprios limites. Com a sinergia, o potencial do grupo será maior do que a soma de seus componentes individuais!

Isso se consegue promovendo reuniões de integração, solicitando e levando em conta sugestões, enaltecendo as conquistas individuais, bem como, expondo os planos de ação e seus objetivos, mantendo o grupo informado quanto ao progresso da empresa e a importância de cada um na conquista desses objetivos.

Além das reuniões, são também muito eficazes, os contatos individuais, com conotações de deferência especial, enaltecendo a colaboração e alimentando o ego de cada um.

Essas iniciativas ajudarão a criar e manter um elo de ligação e uma percepção de “pertencer” ao grupo, aumentando o índice de satisfação dos empregados e a fidelidade para com a empresa.

Aparência

Muitas pessoas almejam ser notadas, sentirem-se importantes, ostentar títulos e posição de destaque na sociedade em que vivem, mesmo que para isso tenham que fazer grandes sacrifícios.

Em tais casos, as demonstrações de consideração, o acesso a cargos de maior projeção, ou até mesmo um título mais pomposo no cartão de visitas, serão grandes mobilizadores de energia. 

Dinheiro

Existem pessoas gananciosas, que só se motivam para ganhar dinheiro. Muitas vezes perseguem a riqueza a qualquer custo, não medindo esforços ou consequências para conquistá-la.

Ganhos pecuniários em função do Desempenho Individual, Sistemas de Prêmios e possibilidades de ascensão a cargos com maior remuneração, serão fortes motivadores para esse tipo de pessoa. Obviamente, para acionar esses motivadores, é necessário haver um “Plano de Cargos e Salários” bem arquitetado.

Poder

Algumas pessoas buscam, acima de tudo, o domínio da situação, das coisas e das pessoas com quem convivem. Quando não detêm o “poder”, tanto tendem a se tornarem aliados dos que o detêm, para exercê-lo em seu nome, como podem combatê-los, se não conseguem estar do mesmo lado.

Tais pessoas podem ser boas aliadas dos Gerentes e, seu desempenho pode ser estimulado pela delegação de responsabilidades e perspectiva de galgar postos de comando. Todavia, requerem cuidados para que se mantenham dentro dos limites de autoridade que lhes for delegada. 

Segurança

Também existem pessoas que não gostam de mudanças, o que quer dizer que temem perder o conforto ou privilégios que desfrutam. Estarão dispostas a sacrificarem oportunidades para não correrem risco algum. A motivação nestes casos é difícil, pois pode significar estagnação, conduzindo certamente a fraco desempenho.

Quando o talento for desejável e, como não se pode deixar de evoluir, o Gerente deve agir com muito cuidado ao promover alguma mudança, mesmo que isso signifique progresso para o próprio indivíduo. Tudo deverá ser tratado em detalhes, com tempo e, principalmente, com muita segurança e firmeza, para não causar problemas futuros.

Informações

Existem pessoas que anseiam saber de tudo, até mesmo do que não tenha valor prático previsível. Demonstram constrangimento em admitir que desconhecem determinado assunto. Ficam frustradas quando não participam de um curso ou reunião.

Para manter tais pessoas motivadas, basta que recebam todas as informações necessárias às suas funções. Igualmente, é oportuno haver um sistema de comunicação interna que informe aos funcionários fatos importantes sobre a empresa, evitando os ruídos da “rádio peão”. 

Futuro

Algumas pessoas buscam, entre outras coisas, benefícios para “mais tarde”, preocupando-se mais com o progresso futuro do que com o seu dia a dia.  São capazes de sacrifícios consideráveis em favor de eventuais vantagens ou segurança futuras.

A visão de oportunidades de evolução na carreira e progresso tratados no Planejamento de Desempenho, são fortes instrumentos de motivação para tais pessoas. Mobilizar as energias de um indivíduo para a obtenção de metas empresariais é, certamente, um dos papéis mais importantes da função Gerencial, pois pesa mais do que a própria racionalidade dos planos!

Compete, pois, ao Gerente, buscar na satisfação das demandas racionais e emocionais das pessoas, a energia suficiente para obter atitudes adequadas.

Assumindo que o móvel de uma pessoa será sempre a satisfação de suas necessidades com maior ênfase em alguns interesses particulares, compete ao Gerente-Líder demonstrar como a realização dos seus objetivos profissionais lhe proporcionará meios para a obtenção do que ela almeja para si.

Vicente Graceffi, consultor em desenvolvimento pessoal e organizacional. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.