No meu entendimento, a comunicação é uma das mais, se não a mais importante habilidade de um líder, pois por meio da sua capacidade de comunicação uma pessoa mostra quem é, o que pensa e o que sente, estimula, motiva, decide, planeja, determina critérios, acompanha, conversa, faz toda a diferença na sua vida e na vida de outras pessoas que estão sob sua tutela.

É por meio da comunicação que aprendemos, desde quando passamos a existir, o significado das coisas; da nossa intervenção no meio, influenciando outras pessoas, externando nossos desejos e vontades, desenvolvemos nosso raciocínio, exteriorizamos nossos sentimentos, manifestamos nossa inteligência e o nosso poder de persuadir e influenciar outras pessoas.

Desenvolvo treinamentos e mentoria em comunicação há 37 anos. Tive a oportunidade de treinar, com meu time, mais de 120.000 pessoas em cursos de oratória, técnicas de apresentação em público e comunicação verbal e, para as organizações, desenvolvemos mais de mil projetos diferentes, alinhados às suas expectativas e necessidades, face aos problemas apresentados pelos seus colaboradores, apoiando-as na conquista de melhores resultados em vendas, negociações, participação em reuniões, atendimentos a clientes, apresentações, treinamentos, entrevistas, engajamento de times e toda gama de ações nas quais a comunicação estava presente.

Nesse tempo, tive a oportunidade de escrever vários livros e a comunicação tornou-se a minha paixão, transformando-se na minha missão e no meu propósito de vida: apoiar as pessoas no desenvolvimento dessa habilidade para serem melhores pessoas e profissionais mais completos. Dos livros escritos, um deles ganhou significativo destaque: Quem Não Comunica Não Lidera, lançado pela Editora Atlas e depois vindo a fazer parte do acervo dos livros da Editora Passadori.

Tive o privilégio de ter como prefaciador o Sr. Luiz Carlos Trabuco Campi, antes CEO e hoje Presidente do Conselho de Administração do Bradesco S/A. Em uma das suas sábias frases, o Sr. Trabuco Disse: “Não há mais lugar para a empresa que se cala, nem para o dirigente que confina sua habilidade ao gabinete fechado”, mostrando sua sensibilidade e perspicácia sobre a necessidade do desenvolvimento dessa habilidade dos colaboradores, em especial dos líderes de uma organização

Se observarmos bem, não há como não nos comunicarmos. Em toda hora e lugar estamos comunicando alguma coisa. Mesmo quando estamos silentes, nosso corpo, nossa expressão, nosso modo de vestir, nossa postura, nossa indumentária está transmitindo alguma coisa. Nossos comportamentos comunicam, nossos gestos comunicam, nossa voz comunica, nosso jeito de andar, de nos relacionarmos mostra muito mais do que o simples significado daquilo que falamos, além de precisarmos desenvolver habilidades específicas para o contínuo aprimoramento dessa arte, tais como dominar uma língua, a gramática, um vocabulário, um jeito de expressar nossa congruência do nosso corpo e da nossa fala com o conteúdo da mensagem transmitida.

Gosto de relacionar a comunicação como uma arte: a arte do bem falar, de encantar, de impressionar, de envolver, de seduzir, de impactar outras pessoas. Há até um pensamento atribuído a Goethe, um dos maiores escritores alemães, que diz que “A música seria a mais bela das artes, se não fosse a oratória”.

No nosso dia a dia, notadamente na vida profissional, passamos por processos seletivos nos quais somos entrevistados e aprovados quando entramos, começamos a conviver com outras pessoas, vamos fazendo amizades, buscando ocupar nossos espaços, aprender a lidar com as dificuldades, colocar em prática nossos aprendizados, fortalecer nossas experiências e assim, gradativamente vamos evoluindo, entendendo que nem sempre as coisas são fáceis, mesmo porque há competitividade, convívio com pessoas boas e outras não tão boas, com chefes prepotentes ou agressivos ou líderes exemplares e começamos a atuar em diversos contextos, quer seja participando de reuniões, planejando, trocando experiências, participando de treinamentos, perguntando, explicando, discutindo, trocando experiências, lidando com todo tipo de gente, fortalecendo nossos conceitos, acertando e errando, corrigindo nossos erros e aplicando nossos aprendizados em contextos cada vez mais complexos, diante de um contexto de mudanças vertiginosas que nos assolam no nosso tempo de grandes transformações.

Estamos observando um cenário de rápidas transformações, novos personagens, diante das tendências de uma nova consciência e da diversidade, tipos de pensamentos diferentes convivendo em harmonia em um mesmo ambiente. Percebemos uma nova consciência em relação às mulheres nas justas equiparações de salários e direitos, atribuindo-lhes o seu real valor como profissionais. Tudo isso permeado pela comunicação, pois todo ato de contato e relacionamento exige conexão com outras pessoas. Nesse sentido, a liderança assume preponderante papel nos diversos tipos de relacionamentos.

É possível que haja pessoas que saibam se comunicar e não são líderes, mas praticamente impossível haver líderes que não saibam se comunicar, exigindo um contínuo aprendizado de técnicas, métodos e recursos para o aprimoramento dessa habilidade, diante de inúmeros problemas relacionados à essa habilidade. Os principais problemas relacionam-se a aspectos psicológicos, tais como ansiedade, medo de falar em público, tendo no corpo alguns sintomas que demonstram esse nervosismo ou desconforto, como tremedeira, gagueira, sudorese, taquicardia e o famoso “branco”.

Além disso, há outras dificuldades como a adequação da forma ao conteúdo e ajuste de vocabulário ao público-alvo; há aqueles que falam demais (e os que falam de menos), pessoas que falam muito depressa ou muito devagar ou de forma linear; aqueles que tem uma dicção ruim, os que não fazem gestos nem olham nos olhos do interlocutor, além daquelas pessoas que são agressivas, antipáticas, com confusão mental que se manifesta na desestruturação do pensamento ou desconexão com o tema proposto.

Desenvolver a capacidade de comunicar com clareza, elegância, técnica e naturalidade é um poderoso recurso para um líder melhorar continuamente sua relação com seu time e aumentar seu poder de influência. Algumas qualidades relacionadas à comunicação de um líder atual perpassam por atitudes e comportamentos, crenças e valores, dentre os quais destaco: atenção, saber ouvir, empatia, educação, respeito, flexibilidade, voz clara, assertividade, elegância, postura corporal e gestos adequados ao conteúdo e contexto, paciência, adequação do volume e tom de voz, além da velocidade e uso de pausas.

As ideias devem ser claras e objetivas, ao usar recursos audiovisuais e microfone deve haver o preparo e adequação em relação a esses recursos, além da tranquilidade e naturalidade para falar com desenvoltura e controle emocional em qualquer situação, quer seja diante de um pequeno ou grande público, de uma emissora de TV, diante de uma live sem conexão com os participantes ou diante de um presidente ou outra autoridade.

Como sugestão, para seu contínuo aprimoramento, creio que tudo começa com o autoconhecimento, trazendo para a consciência suas habilidades já desenvolvidas, percebendo o que de fato precisa ser desenvolvido, acreditar na sua imensa capacidade de realizar tudo o que deseja, buscar ajuda de profissionais da arte de falar, quer seja por meio de mentorias ou de cursos especializados, praticando, reforçando a sua crença positiva e ir adiante, sabendo que irá errar e acertar, começando de novo e indo adiante no seu propósito de ser um exemplo de pessoa e de profissional para os seus liderados.

Reinaldo Passadori, Professor de Oratória e Escritor, Mentor, fundador e CEO da Passadori Comunicação, Liderança e Negociação. Adaptação do seu livro ‘Quem Não Comunica Não Lidera’ – Ed. Passadori. É um dos colunista do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.