E o Zap, como é chamado, já vinha sendo utilizado, mais que Bombril, para mil e uma utilidades.

Talvez seja dentre todas as plataformas aquela mais potencialmente qualificada, em todas as dimensões, para se converter em importante meio de pagamento. Quem sabe, no principal. Claro e hoje, depois do Pix…

Mas perdurava a dúvida se a Justiça, muito especialmente, a Justiça do Trabalho, e em tempos de pandemia iria reconhecer e emprestar validade às comunicações entre empresas e empregados pelo Zap.

E a maioria das sentenças até agora, até mesmo em grau de recurso, tem reconhecido no Zap um meio adequado para a formalização de acordos e decisões nas relações entre empregados e empregadores. Várias decisões da Justiça vêm acolhendo o WhatsApp como mecanismo válido para formalizar acordos e negociações.

Hoje, como é do conhecimento de quase todos, realização de trabalhos e prestação de parcela expressiva de serviços independente de uma mesma localização física. Pessoas de qualquer lugar do mundo, e desde que haja uma comunicação mínima e decente, podem prestar serviços para qualquer outra pessoa ou empresa de qualquer lugar do planeta.

Assim as formalidades que implicam em presença das partes num mesmo lugar vão perdendo a razão de ser.

Segundo a desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, da 18ª Turma do TRT de São Paulo,

“O WhatsApp tornou-se um grande aliado, especialmente nos últimos meses e com a pandemia. E, por outro lado, nunca é demais recordar que o contrato de trabalho prescinde de formalidades excessivas e pode ser firmado até mesmo de maneira verbal…”.

Isso posto, WhatsApp, mais que qualquer outra plataforma ou aplicativo, o novo canivete suíço do mundo moderno.

Diferente do tradicional canivete, não serve apenas de enfeite ou como objeto de colecionador.

É usado intensa e permanentemente.

WhatsApp tudo no mundo do trabalho

Por FRANCISCO ALBERTO MADIA DE SOUZA – FRANCISCO MADIA. conforme pesquisa realizada pela TOLEDO E ASSOCIADOS, foi considerado a maior autoridade em marketing do país, e colocado ao lado de PETER DRUCKER e PHILIP KOTLER pelos entrevistados. Foi o primeiro profissional a trabalhar com MARKETING no mercado financeiro – 1968 -, e em 1970 implantou a primeira área de marketing dentro de um banco no país: ITAÚ. A partir de setembro de 1980 criou e vem presidindo o MADIAMUNDOMARKETING.

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 65, “O que não podemos deixar de lado sobre o futuro do trabalho?” com Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos