Escritório no metaverso: RH conectado e ecossistema integrado contribuem para jornada mais feliz e produtiva
O brasileiro se reinventa o tempo todo para melhorar a sua qualidade de vida. E quando se trata de trabalho, sempre existe a procura por melhores condições e oportunidades que possam proporcionar uma jornada mais perfeita.
Conforme um estudo recente da Gallup, empresas com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais. Levantamento da Harvard Business Review compartilha: colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.
Muito em voga hoje em dia, o metaverso é um ambiente virtual onde existe toda uma interação real entre as pessoas, porém, através do mundo virtual. O objetivo é melhorar a performance dos colaboradores, já que muitos estão trabalhando em casa, e aumentar o vínculo entre os colegas de trabalho, bem como a conexão com a empresa.
É lá onde funciona todo o ecossistema de um escritório, mas digital, através de um site web, onde há sala, ferramentas de trabalho necessárias, sendo possível até a realização de eventos e meetings, com uma experiência imersiva.
O escritório no metaverso sana muitas dores que aparecem no home office, pois traz uma experiência única: é mais uma forma de alinhar e conectar as pessoas em suas diferentes funções.
Além disso, a ideia precisa estar alinhada com o seu propósito de construir uma base grande de usuários, para que, a partir do feedback do setor de Recursos Humanos (RH) e funcionários, exista uma evolução para uma solução mais completa.
Já existem no mercado plataformas construídas neste modelo, que vão além e oferecem pacotes de benefícios, disponibilizando em um único local diversos fornecedores em variadas categorias, como refeição, alimentação, transporte, consignado, clube de descontos, academias, entre outros, parametrizando tudo isso em um único aplicativo.
Por outro lado, os fornecedores passam a “disputar” esses clientes a partir de melhores condições comerciais, de acordo com a demanda e a realidade dos funcionários da empresa.
Em formato de hub de benefícios, a inovação toma conta cada vez mais do dia a dia do trabalho. Startups vivenciam um universo gigante de possibilidades, onde podem inovar, crescer na conexão e organizar outras jornadas com os setores de RH, oferecendo centenas de benefícios em um único painel.
Ao invés de receber alguns tipos engessados de benefícios, como alimentação ou transporte, que podem ser usados de forma limitada, é possível, por exemplo, liberá-lo, dando autonomia para que o próprio trabalhador possa escolher onde quer gastar o valor recebido, inclusive ganhando bonificações de algumas marcas.
O fato mais importante é: as empresas também ganham quando seus funcionários estão satisfeitos – e isso justifica todo investimento.
Funcionários satisfeitos, trabalham mais e com muito mais qualidade.
Por Renan Araújo, CEO da startup People Hub.
Ouça também o PodCast RHPraVocê Cast, episódio 72, “O papel do RH e do gestor de pessoas na chamada “nova economia” com Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e de Estratégia e Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano, ambos do Ifood. Clique no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais: