O profissional de vendas sempre foi peça fundamental para o sucesso de qualquer tipo de negócio

A pandemia acelerou a revisão do processo de vendas, não só pela mudança do perfil do consumidor, mas pela nova dinâmica criada no mercado, que torna fundamental a criação de novas soluções para desenvolvimento de negócios, no menor tempo possível.

Pesquisa realizada em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, estima que aproximadamente 105 mil vagas serão abertas no país até dezembro pelos setores varejista e de serviços – número próximo ao de 2019, período pré-pandemia.

Atenta às transformações e necessidades do mercado corporativo, nossa companhia que acumula 20 anos de experiência no fornecimento de soluções de TI para grandes empresas, anunciou recentemente a criação de um programa de desenvolvimento profissional voltado para executivos da área Comercial.

O mercado está em constante transformação e o profissional de vendas precisa estar inserido no cenário e sempre à frente das necessidades dos clientes para poder levar contribuições de impacto relevante e disruptivo. Entender os desafios e necessidades dos clientes e seu ambiente de negócio é fundamental para o profissional de vendas. Mas, apenas isso, não é mais suficiente.

Para promover essa mudança, o time comercial precisa ser capacitado para produzir insights valiosos, estruturar uma venda mais inteligente e ter foco em tornar a vida do cliente mais fácil.

O programa criado pela nossa companhia e batizado como Top Voice, envolve tanto os times de vendas, os líderes das equipes, como os gestores de várias áreas internas da empresa que tem relação com a jornada do cliente.

O programa Top Voice busca aprimorar nossa metodologia, o Jeito Simpress de Vender, e é composto pelo desenvolvimento de comportamentos funcionais, como a capacidade de realizar diagnósticos, identificar e personalizar abordagens, conectar dores e ambições dos clientes ao portfólio da empresa e construir novas perspectivas e oportunidades.

A equipe comercial também é treinada para estabelecer uma comunicação efetiva e personalizada de acordo com os interlocutores do cliente – decisores, influenciadores e executores –, capaz de identificar situações e demonstrar os benefícios oferecidos a cada etapa do processo de venda.

Nosso objetivo com o programa é estruturar um banco de talentos e garantir o desenvolvimento de sucessores, o que proporciona relacionamentos de longo prazo com os clientes. Acreditamos que esse seja o caminho e trabalhamos incansavelmente para tornar nosso programa em resultados!

Profissional de vendas: peça fundamental para o sucesso

Por Daniela Santos, diretora de Capital Humano da Simpress.

 

 

 

 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 72, “O papel do RH e do gestor de pessoas na chamada “nova economia”” com Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e de Estratégia e Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano, ambos do Ifood. Clique no app abaixo:

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