O pet friendly nada mais é do que entender que os animais de estimação são prioridades para os tutores.

Muitas empresas estão abrindo as suas portas para os pets a fim de estimular a criatividade, atrair novos clientes e novos padrões de comportamento.

Em alguns países já é bem mais comum se deparar com ambientes pet friendly, e no Brasil essa cultura está ganhando força, até porque somos o 3º  maior mercado pet do mundo, segundo o Instituto Pet do Brasil.

Mas afinal, o que é pet friendly?

A expressão pode ser traduzida ao pé da letra como “amigo dos animais” e é utilizada para identificar lugares onde os animais são bem-vindos e aceitos, até mesmo são preparados para recebê-los.

Em muitas cidades já é bem comum encontrar esses lugares, onde cães e gatos podem aproveitar junto com os seus tutores, como em: parques, hotéis, restaurantes, shoppings, além de espaços que foram criados exclusivamente para os amiguinhos de 4 patas.


Baixe gratuitamente o eBook “Indicadores de Employer Branding” – Por que você precisa mensurar as suas ações de marca empregadora? Observar indicadores de Employer Branding te ajuda a: avaliar se está no caminho certo ou se precisa corrigir rotas; ter clareza dos recursos necessários para atingir as metas e falar a língua dos negócios e provar o valor das suas entregas. Produzido pela Matchbox em parceria com o RHPraVocê. Clique AQUI.


Importante ressaltar que os cães-guias devem ser aceitos em qualquer estabelecimento, pois eles são os próprios olhos do dono.

Uma pesquisa do SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Consumidor, revela que 62% das pessoas sentem falta de espaços que possibilitem a permanência dos animais de estimação junto aos donos, como lojas, centros comerciais, bares e restaurantes e 42% dos tutores deixaram de frequentar algum lugar que não aceitava seus bichinhos.

O conceito não se refere aos lugares onde os pets podem apenas entrar, mas sim onde o ambiente esteja preparado adequadamente para recebê-los bem e proporcionar uma experiência incrível para os animais e seus donos.

Algumas observações devem ser feitas antes de adotar políticas de inclusão e permanência de animais de estimação em seu estabelecimento.

Veja as principais necessidades para você deixar a disposição do pet e do dono:

  • recipiente com água e comida;
  • sacos de lixo;
  • pano de limpeza;
  • produtos desinfetantes;
  • local próprio para descanso do pet;

O pet friendly nada mais é do que entender que os animais de estimação são prioridades para os tutores, e quando tratados de maneira excelente o cliente vai retornar e recomendar a empresa.

Nesse sentido, oferecer água e comida é um diferencial e permite que seu cliente permaneça mais tempo dentro da sua loja/empresa.

Quando existe consumo ou preparo de alimentos no local, as regras se diferem um pouco, porque devem estar de acordo com as normas da vigilância sanitária. A entrada dos animais nesses ambientes só é permitida se o lugar dispor de uma área externa para os pets.

Ter ou trabalhar em um ambiente pet friendly é muito benéfico em vários sentidos!

Com base nessa afirmação, como especialista na área de pets, listo 5 vantagens de adquirir um lugar pet friendly no seu negócio:

1- Menos estresse: Os animais nos ajudam a relaxar e reduzir a frequência cardíaca. Eles ajudam a aumentar a satisfação no trabalho pois aumentam os momentos de lazer e recreação;

2- Produtividade: Com animais por perto, as pessoas trabalham mais, o que aumenta a produtividade da empresa;

3- Descontração: As pessoas adoram falar de seus pets. Eles são ótimos pretextos para você iniciar uma conversa com outros tutores, permitir um networking e quem sabe até a partir daí surgir uma ideia nova de negócio ou parceria;

4- Foco: Quando você está perto de algum animal aumenta-se o número de pausas ao longo do dia.

Isso melhora o seu foco e criatividade, além de diminuir a chance de erros. Muitas horas seguidas de esforço mental sem descanso podem causar fadiga e menor produtividade.

5- Colaboração e confiança: Cães e gatos deixam os funcionários mais confiantes e colaborativos quando estão presentes em reuniões de grupo ou apresentações.

O pet friendly nada mais é do que entender que os animais de estimação são prioridades para os tutores.

Por Lisandro Corazza, Diretor da UpVet, rede de farmácia de manipulação veterinária do Brasil que já atendeu mais de 30 mil bichinhos.

 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê Cast, episódio 99, “Dois anos de pandemia: o que mudou no universo corporativo?” com Rafael Ricarte, líder de produtos de carreira da Mercer Brasil e André Vicente, Diretor Geral da Adecco no Brasil. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube