O trabalho exige o uso de muitas capacidades diferentes; além de consumir algo muito precioso, o tempo, o mesmo usado para obter qualidade de vida. Segundo pesquisa feita pela consultoria de recursos humanos Randstad, 81% dos brasileiros querem que a vida dentro e fora do trabalho tenha mais equilíbrio. Esse desejo fica bem acima da média mundial entre os outros países que participaram da pesquisa, cujo resultado é 67%.

O dado apresentado acima mostra que os brasileiros sentem a necessidade de equilibrar, praticamente, a vida dupla que têm dentro e fora do trabalho. Para fazer isso, é importante lembrar dos três pilares para atingir esse objetivo: saúde, família, e, claro, relacionamentos. Com cada um deles em seu lugar, é fácil sentir que o equilíbrio na vida foi alcançado. 

eBook Como aumentar o bem-estar dos colaboradores (1)

Se tratando de vida, não é sempre que é possível ter tudo que se quer, de forma imediata, mas existem caminhos que podem ser tomados para nivelar a falta de equilíbrio de um dos lados e conseguir passar mais tempo com quem realmente importa para você. Para ajudar a colocar o seu tempo em ordem, tenho algumas dicas que podem ser postas em prática hoje:

1. Não trabalhe enquanto eles dormem. O mito de trabalhar enquanto eles dormem é prejudicial para a sua saúde. Às vezes, pode parecer uma boa ideia dar uma esticada no trabalho para adiantar alguma tarefa, mas isso prejudica as suas horas de lazer que são muito importantes para a produtividade no trabalho, logo uma coisa está diretamente ligada a outra. Trabalhar mais não significa trabalhar melhor;

2. Use os prazos ao máximo. Trabalhar com prazos pode ser muito estressante para quem não sabe se organizar. Quando se fala sobre isso, existem dois tipos de pessoa: aquelas que deixam tudo para a última hora e aquelas que querem estar à frente do prazo, e tentam fazer o máximo de trabalho no menor tempo possível. A dica, neste caso, é simples: use o seu tempo ao máximo, sabendo como dividir as tarefas;

3. Use agendas e apps de organização. Aplicativos de organização, como agendas e listas, são muito bons para te ajudar a saber exatamente o que precisa fazer. E como dica extra, não fique olhando os próximos dias, concentre-se no agora;

4. Não se faça de 100% disponível. Estar o tempo todo disponível para o trabalho é o que impede muitas pessoas de separar tempo para as outras atividades da vida. Entenda a quantidade de tempo que pode ser dedicado ao trabalho, principalmente quem trabalha em casa.

RH TopTalks cobertura

Não é incomum que algumas vezes seja necessário dedicar tempo extra a profissão, mas isso é diferente de priorizar o trabalho em detrimento de outras atividades como uma escolha de vida. Para algumas pessoas, é interessante entender que o descanso, de certa forma, também faz parte do trabalho. Tem hora para tudo.

Técnicas para focar no relacionamento sem deixar de ser produtivo

Por Maicon Paiva, Especialista em Comportamento do Espaço Recomeçar.

 

 

Ouça o Podcast RHPraVocê, episódio 75, “Vida Pessoal e Profissional: há limites?” com Tiago Petreca, diretor fundador e curador chefe da Kuratore – consultoria de educação corporativa, Country Manager da getAbstract Brasil e autor do Livro “Do Mindset ao Mindflow”, sobre as principais descobertas da pesquisa. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube