Dedicação e paixão contribuem para ter uma carreira de sucesso na tecnologia

A área de tecnologia tem se destacado muito nos últimos anos por oferecer grandes oportunidades de emprego e altas remunerações. Volta e meia tenho a oportunidade de conversar com pessoas que querem ingressar na carreira de tecnologia. Na grande maioria das vezes, o interesse é pautado única e exclusivamente pela remuneração.

Obviamente, a remuneração está ligada à qualidade de vida, mas acredito que a paixão pelo que fazemos, independente da área, é o principal ingrediente para o sucesso. Pode soar um pouco clichê, mas é a mais pura verdade.

Tenho consciência de que a minha ascensão profissional é incomum, já que em 2019 era estagiário e atualmente estou no cargo de CTO de uma fintech, o Kinvo. As minhas experiências prévias, somadas ao crescimento da startup e a autonomia cedida pelos meus gestores, foram os principais fatores que contribuíram para esse crescimento acelerado.

Confesso que tenho facilidade para aprender coisas novas, mas não me sinto especial em nenhum sentido. Acredito que a paixão pelo que faço me leva a ser viciado em buscar conhecimento e isso adicionado a alguma propensão para gerir pessoas e pensar estrategicamente me fizeram chegar ao nível executivo.

Progredir na carreira dentro dessa área e ganhar destaque exige muito esforço e dedicação, pois a profissão exige que sejamos eternos estudantes. Neste ponto, acho interessante destacar que os aspirantes a carreira de tecnologia, devem ter a ambição de adquirir conhecimento, mas é importante ir aos poucos, pois querer aprender tudo de uma vez só vai fazer com que o estudante se afogue no conteúdo, impedindo-o de crescer.

Esse foi um erro que cometi no início, algo que fez mal a minha saúde, além de prejudicar o meu progresso.

Para quem busca uma carreira com base na remuneração, a minha dica é que a pessoa busque algo com que se identifique. Hoje em dia, o setor de tecnologia é base para o mundo como conhecemos e todas as áreas estão passando por processos de digitalização. As oportunidades são – ao meu ver – infinitas.

As pessoas também devem evitar vendedores de sonhos que pulverizam a ideia de que a carreira de tecnologia proporciona grandes remunerações com pouco esforço. Esse é o tipo de coisa que pode tirar o foco e prejudicar toda jornada.

O mais importante é identificar o caminho a ser trilhado e manter o foco nele. Cada pessoa é única, então o ideal é focar em sua própria trajetória e o sucesso chegará antes do esperado.

Para concluir, acredito que se cercar de gente que torce por você e que te inspira pode te ajudar a chegar mais longe.

Caminhar sozinhos não nos impede de chegar ao destino, mas caminhar ao lado de pessoas boas enquanto semeia e rega uma boa cultura sem dúvidas é muito mais prazeroso.

Como ter uma carreira de sucesso na tecnologia

Por Lucas Brito, atualmente CTO do Kinvo, aplicativo que consolida informações de bancos e corretoras em um único lugar. Lucas trabalha na área de tecnologia desde 2007, quando iniciou a carreira atuando como técnico de informática fazendo manutenção de microcomputadores e redes. Está no Kinvo desde 2019, quando entrou como estagiário de desenvolvimento de software, passou para o cargo de líder técnico em novembro do mesmo ano, depois passou a atuar como arquiteto de software e é CTO da fintech desde abril de 2022.

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 84, “O desafio de atrair os melhores talentos de tecnologia” com Juliana Gusmão, diretora de Talent Acquisition da Nuvemshop. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos