Tendência do momento, o ChatGPT, Inteligência Artificial da OpenAI, vem caindo nas graças dos profissionais ao redor do mundo. Segundo pesquisa realizada pelo Glassdoor, 30% dos funcionários de empresas gigantes como Amazon, Google, JP Morgan, entre outras, já utilizam o robô em seu dia a dia laboral.
Aqui no Brasil, a Vagas.com, portal de recrutamento, é um exemplo de empresa que já faz da IA uma realidade na rotina de trabalho. Recentemente, integrou o ChatGPT ao seu software para empresas, o Vagas For Business. A ideia é que o sistema de IA auxilie recrutadores na descrição de cargos, primeira etapa da divulgação de vagas de emprego.
“Mais da metade dos recrutadores enfrenta algum tipo de problema na hora de criar um anúncio de emprego, seja para elaboração do texto, falta de objetividade ou até mesmo com a ortografia. Esses erros são comuns e acabam interferindo diretamente em todo o processo. Deixar de fora informações valiosas, como o perfil da vaga, atrapalha a experiência do candidato. Ao conectarmos o ChatGPT ao Vagas For Business, passamos a oferecer uma solução inovadora integrada trazendo qualidade aos processos”, diz Wesley Barreto, sócio da Vagas.com.
Quem também utiliza a nova Inteligência Artificial é a WebPeak Brasil. A desenvolvedora de tecnologias para análise de marketing digital e SEO lançou recursos com APIs do Chat GPT para automatizar a criação de anúncios, títulos, publicações para redes sociais e descrições diversas, como de produtos. São o Gerador de Título e Descrição e o Gerador de Anúncios.
“Em algum momento, falta criatividade para escrever meta títulos e descrições em páginas de sites, ou mesmo na hora de criar as variações de títulos e descrições do Google Ads. Desenvolvemos os geradores de títulos e descrições e de anúncios para ajudar quem trabalha com marketing na internet”, descreve Marcos Custódio, CEO da WebPeak.
Mas as aplicações da ferramenta vão além dos exemplos e podem impulsionar de forma ágil e efetiva o trabalho dos mais diversos setores, como o de Gestão de Pessoas. Confira cinco utilizações do ChatGPT para potencializar o dia a dia do RH.
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Análise de Dados
O ChatGPT pode auxiliar o RH a analisar dados de candidatos e colaboradores, uma das principais atividades estratégicas do setor. Por meio do modelo de linguagem de grande escala da IA, é possível analisar históricos de desempenhos, ações e feedbacks.
A ferramenta pode, também, ser usada para analisar dados de comunicação interna, como e-mails e mensagens instantâneas, para identificar tendências e padrões de comunicação entre os funcionários. Isso pode ajudar o RH a entender melhor como as equipes estão colaborando e se comunicando entre si, bem como identificar áreas em que a comunicação pode estar quebrada ou precisando de melhorias.
Triagem de candidatos
Assim como o Vagas for Business faz uso da tecnologia no processo de descrição de oportunidades, o ChatGPT pode apoiar o recrutador no desenvolvimento de perguntas e na análise dos currículos encaminhados pelos candidatos, identificando palavras-chave e frases relevantes para as habilidades e experiências necessárias para o cargo em questão.
Além disso, o modelo pode ser treinado para identificar certificações, diplomas, cursos e outros detalhes importantes em um currículo que podem ser facilmente perdidos em uma triagem manual.
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Treinamento & Desenvolvimento
O ChatGPT pode ajudar no treinamento e desenvolvimento de pessoas por meio da criação de conteúdo educacional personalizado e da simulação de cenários de treinamento.
Por meio do manuseio da ferramenta é possível treiná-la para analisar o desempenho de um funcionário em determinada área e criar um plano de treinamento personalizado que aborda suas lacunas de conhecimento ou habilidades. Isso pode ajudar a maximizar o tempo e os recursos de treinamento, garantindo que cada funcionário receba o treinamento mais eficaz e relevante para suas necessidades.
Pesquisa de clima organizacional
Em uma pesquisa de clima organizacional, o ChatGPT pode ser usado para analisar as respostas dos funcionários e identificar palavras-chave e frases que indicam sentimentos positivos ou negativos sobre a empresa. Isso pode ajudar a entender melhor como os funcionários se sentem em relação ao ambiente de trabalho e identificar áreas que precisam ser melhoradas.
Além disso, o ChatGPT também pode ser usado para agrupar as respostas em categorias ou temas, permitindo uma análise mais aprofundada das áreas que os funcionários mais valorizam ou têm preocupações.
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Gestão de benefícios
A plataforma pode ser aplicada no dia a dia para comunicar informações sobre benefícios aos funcionários de forma clara e concisa. O modelo pode ser treinado para responder a perguntas frequentes sobre benefícios, como cobertura de plano de saúde, licença-maternidade, políticas de férias, entre outros.
Isso pode ajudar a garantir que os funcionários compreendam totalmente seus benefícios e possam fazer escolhas informadas. De quebra, poupa o tempo do RH para outras atividades.
Capa: Via Depositphotos
Por Bruno Piai