É no trabalho que as pessoas passam a parte do tempo durante a semana, por isso o clima que é criado na convivência com os colegas reflete muito no estilo de vida fora do trabalho, no humor para lidar com a rotina, nos aspectos energéticos, na forma de se relacionar com as pessoas, entre outros.
Devido aos desafios de trabalhar com pessoas com energia pesada, ou dificuldade em se relacionar com seus iguais, não sem motivo, uma pesquisa do Linkedin mostra que 60% dos trabalhadores brasileiros pretendem mudar de emprego em 2023, e 20% já começaram a buscar uma nova posição.
O que você fala sobre o seu emprego influencia na sua satisfação profissional. Palavras indicam ações e ao manifestar algo em voz alta, invoca-se a energia através da vibração do som, e isso tem um grande poder de realização.
O que as pessoas falam é primeiro materializado em seu pensamento, influenciando a sua visão de mundo; por isso, é importante limpar sua mente e pensar positivamente. De acordo com o levantamento, realizado entre o fim de outubro e o início de novembro, 85% dos brasileiros dizem estar otimistas de que 2023 será melhor que 2022, ou seja, 8 em cada 10 pessoas têm boas perspectivas para esse ano.
O pensamento positivo é muito importante. Quando se acredita que algo vai dar certo, parece que tudo conspira para o melhor resultado. O mesmo serve para pensamentos negativos: palavras ruins, resultados ruins.
Palavras negativas devem ser evitadas, portanto, se você é do tipo de pessoa que reclama, vai perceber que passar pelas situações do dia a dia fica mais complicado. Pessoas pessimistas se apegam à primeira impressão quando algo não sai como planejado, e não confiam que tudo vai acabar bem.
Entenda, as palavras revelam a verdade sobre seus pensamentos. Tenha cuidado, principalmente se as palavras vêm carregadas de sentimentos, isso pode afetar muito as pessoas do seu local de trabalho, inclusive a você mesmo.
Em algumas situações pode parecer complicado manter a mente positiva, mas você precisa estar no controle da situação, tornando-se capaz de melhorar as palavras e materializar novas oportunidades, moldando a realidade e guiando a sua própria felicidade.
Por isso, ficar apenas reclamando dos problemas do trabalho, de estar cansado, de precisar sair de casa, ou que mais uma semana começou, pense melhor. Para ajudar a usar as palavras certas, tenho algumas dicas sobre expressões ou formas de falar que devem ser evitadas para não afetar a sua energia e a de todos que trabalham ao seu redor:
Nunca: Pessoas que se dedicam a subir de cargo na empresa podem se esforçar ao máximo e, mesmo assim, sentem que a oportunidade não chega. As coisas levam tempo, mas, ao dizer que algo “nunca vai acontecer” faz com que haja desequilíbrio energético, afastando você de seu objetivo, além de fazer parecer que o esforço está sendo em vão;
O termo “poder” no sentido negativo: A palavra “poder” remete a possibilidade, e a vida é feita disso; logo, se alguém tem poder, tem a possibilidade de fazer algo. E quando você diz que não pode, está fechando um caminho, reduzindo suas possibilidades e mudando a quantidade de escolhas;
Examine a energia da afirmação positiva com cautela: Não basta dizer todas as palavras positivas que conhece esperando que isso traga boas energias, é importante dizer do jeito certo, ou seja, use sempre verbos no presente, pois a possibilidade de mudanças está no agora;
Observe como a palavra afeta o seu mental: Palavras mexem com os sentimentos, por isso, antes de dizer algo sobre si ou sobre outras pessoas, entenda como isso afeta você pessoalmente e o impacto que pode causar em outras pessoas. Essas situações podem conturbar o ambiente no local de trabalho.
Não alimente sua imaginação com um pensamento negativo. Busque sempre palavras positivas e repita-as até sentir uma sensação de tranquilidade. Ao dizer algo construtivo para outra pessoa, essa sensação é passada para ela. Mantendo a energia positiva, os desafios do trabalho serão mais fáceis de superar.
Por Maicon Paiva, Especialista em Comportamento do Espaço Recomeçar.
Ouça o episódio 145 do RH Pra Você Cast, “O que é preciso para construir times de alta performance?“. Como desenvolver lideranças e equipes de alta performance? Por mais que muitos tentem buscar uma “receita de bolo” para responder tal questão com facilidade – e, tão facilmente quanto, levar à execução -, o fato é que só há um caminho para que o sucesso guie a missão: treinar, treinar e treinar. Seja para líderes e liderados, a capacitação é fator determinante para a construção de times que alcançam os melhores resultados e, consequentemente, potencializam suas carreiras e a competitividade das organizações. Porém, mesmo a capacitação precisa ser estratégica. O olhar das empresas deve ser assertivo, humanizado e focado a treinamentos que, efetivamente, fazem a diferença. Eis, no entanto, que outra pergunta se manifesta: como tornar o desenvolvimento de pessoas estratégico para que as equipes de alta performance existam? Isso quem responde é uma dupla que entende – e muito – do assunto. O RH Pra Você Cast recebe Giovane Gávio, bicampeão olímpico de vôlei, palestrante e gestor de projetos esportivos, e também Sergio Agudo, Country Director da GoodHabitz. Confira clicando no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa: Depositphotos