A importância da comunicação e dos treinamentos adequados para a conscientização sobre temas de ética e integridade. Entender o momento, a cultura e os valores da empresa faz total diferença para a implementação de comunicação e treinamentos efetivos em temas de Compliance. Além disso, inserir aspectos culturais e os valores da empresa em todos os treinamentos ministrados é uma maneira de incentivar o pertencimento e aplicação efetiva daquilo que a empresa vive e preza.

Por mais que uma empresa possua um Programa de Compliance robusto, um Código de Conduta moderno e atualizado, políticas e procedimentos implementados, ferramentas e sistemas, investir em comunicação e treinamento é essencial para a conscientização interna e externa em temas de conformidade.

O desafio é tornar os treinamentos participativos, práticos e com elementos que tragam a conscientização sobre os riscos envolvidos naquele tema tratado, mas ao mesmo tempo com o estabelecimento de uma parceria sobre a possibilidade de serem mitigados, de se dizer “sim” para prosseguir em um determinado negócio, patrocínio ou relacionamento comercial, com a certeza de que aquele “sim” foi seguro para todos os envolvidos.

Para cada público uma maneira adequada de comunicar e treinar

A melhor maneira de inserir os valores éticos da empresa todos os dias no ambiente de trabalho é por meio de comunicação e treinamentos efetivos, sempre considerando o público, o momento, a forma adequada de acessar a todos e a mensagem principal a ser passada.

A empresa precisa identificar suas diversas áreas, seu público e, inclusive, o acesso à tecnologia que os funcionários possuem. De nada adianta estabelecer e padronizar treinamentos e comunicações online se existem somente 50 pessoas no escritório com acesso à computadores e 1500 no ambiente fabril alheios a esse equipamento.

Desta forma, identificar o público alvo, a mensagem a ser enviada e a forma traz mais efetividade nas ações e objetivos que a empresa pretende atingir.

Outro ponto importante é o público externo.

Sendo assim, como disseminar treinamentos e comunicação para parceiros de negócios em geral?

Comunicar e treinar demonstram para a sociedade e parceiros de negócios a disponibilidade para uma troca de conhecimento sobre ética e programas de conformidade. Trata-se de uma conscientização sobre a necessidade de disseminação sobre temas de ética e Compliance para um futuro melhor para as próximas gerações.

Não basta somente incluir cláusulas de conformidade ou exigir a realização de cursos pelos parceiros, mas sim praticar o ato de conscientização sobre a importância de se fazer negócios de maneira ética.

As métricas para fortalecimento do alcance dos objetivos almejados

Outro assunto importante é a questão das métricas, provas de avaliação para identificar o índice de absorção dos temas apresentados pelos participantes. Recomenda-se, que os treinamentos sejam participativos, práticos e com elementos que tragam a conscientização sobre os riscos inerentes daquele tema tratado, mas ao mesmo tempo com o estabelecimento de uma parceria sobre a possibilidade de serem mitigados, de se dizer “sim” para prosseguir em um determinado negócio, com a certeza de que aquele “sim” foi seguro para todos os envolvidos.

Desta forma, o estabelecimento de métricas para acompanhamento da quantidade foco do público a ser treinado vs. a lista de presença contendo o número de participantes torna-se uma ferramenta muito útil para comprovação da meta estabelecida.

Estabelecer um cronograma anual de treinamentos levando-se em consideração os riscos encontrados na empresa e a agenda de negócios do ano também é recomendado. Por outro lado, como treinamento e comunicação andam de mãos dadas, um cronograma e a efetiva implementação de comunicados sobre temas de ética e compliance nas empresas são de extrema importância.

A importância do controle e evidências das comunicações e treinamentos realizados para certificações e reconhecimentos do mercado

A busca por certificações e reconhecimentos de Programas de Compliance está cada vez maior e isso traz uma visibilidade para as empresas divulgarem seu compromisso com a ética e integridade.

Os tópicos envolvendo comunicação e treinamento são os mais desafiadores em certificações e reconhecimentos e nem sempre é fácil juntar todos os requisitos exigidos. As empresas muitas vezes se deparam com a falta de controle e registro de tudo que foi feito no período a ser avaliado.

Uma dica para os profissionais de compliance é estabelecer ferramentas internas organizadas para o compilado de informações normalmente exigidas em processos de certificação e reconhecimentos, alinhados a cada um dos pilares do programa de compliance.

Criar uma rotina, com o pensamento educativo e organizado é a chave do sucesso para buscas de reconhecimentos e certificações.

Ética e integridade, por que treinar e comunicar?

Ética e integridade, por que treinar e comunicar?Por Isadora Coimbra Diniz e Elizabeth Luzia da Cruz Amore, ambas advogadas especialistas da área de compliance do escritório Finocchio & Ustra Advogados.

 

 

Ouça o RH Pra Você Cast, episódio 146, “Upskilling e Reskilling: os caminhos para a autoaprendizagem“. O “Global Sentiment Survey”, uma das pesquisas mais importantes destinadas ao público de treinamento & desenvolvimento, trouxe uma nova atualização sobre as tendências e preocupações globais dos profissionais do setor. O que não mudou em relação a 2022, porém, foi a primeira colocação entre os temas que a comunidade de T&D enxerga como os de maior atenção para a área – e o topo segue com Reskilling/Upskilling. Apesar de serem palavras já disseminadas, quais suas particularidades? Como as empresas estão enxergando (e aplicando) os conceitos? Qual o caminho para a autoaprendizagem? Falamos sobre tudo isso nesse episódio do RH Pra Você Cast, e quem nos guiou foi Mari Achutti, fundadora e CEO da Sputnik. Acompanhe clicando no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos