Saiba a importância da sua empresa em fazer parte do voluntariado corporativo. Por meio de projetos de responsabilidade social, empresas também tendem a abraçar cada vez mais a cultura do voluntariado.

Quando se fala de voluntariado, pensa-se somente que as empresas filantrópicas estão movimentando essa ação em prol da sociedade, mas o que muito vem acontecendo é a participação de empresas neste cenário que preza pela igualdade e solidariedade de um povo que passa por situações de vulnerabilidades.

O voluntariado corporativo está cada vez mais presente diante da transformação social.

E você sabe a relevância da sua empresa em participar dessas ações que fazem a diferença no mundo?

O papel das organizações faz a diferença neste momento em que muitas pessoas precisam de apoio seja financeiro, alimentício ou cultural. De fato, vivemos em um país onde a vida digna não é oferecida a todos, onde as oportunidades e as necessidades de cada indivíduo variam de acordo com o contexto em que se insere.

Mas apesar de as pessoas estarem em situações precárias, o trabalho voluntário ainda não possui um número adequado de participantes. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), em 2019, o trabalho voluntário foi realizado por 6,9 milhões de pessoas no país, e em 2018, foram 7,2 milhões, mostrando que houve uma redução entre os anos citados.

Para haver uma transformação social que impacte na erradicação da fome, ao acesso à educação e às modalidades culturais (de esporte, arte, música e dança), uma simples atitude realizada por nós mesmos pode fazer a diferença, mas é necessário a participação de um todo que tenha o senso de empatia, pois assim o resultado será maior e melhor.

A atuação de Instituições filantrópicas sempre foram destaques quando o assunto é solidariedade, mas as empresas estão ganhando espaço também neste mundo, onde estão criando projetos sustentáveis que contribuem e muito para com a sociedade e o meio em que inserem.

Perante o cenário de calamidade extrema de saúde, as pessoas se conscientizaram mais em cuidar de si mesmas e do próximo, e muitas empresas adotaram mais práticas relacionadas ao bem-estar da humanidade e que fossem de encontro com os seus valores éticos e culturais.

Segundo um estudo da agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster divulgado pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em 2019, 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Muitas empresas já estão cientes da grande relevância em criar condutas que sejam benéficas para um todo, com o foco pertinente a um propósito maior, como empresas que atendem às boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance / Ambiental, Social e Governança).

Para saber mais sobre Voluntariado Empresarial, baixe o material “De que forma o voluntariado empresarial atua como ferramenta de engajamento nas empresas?” clicando AQUI!

Práticas que englobam o meio ambiente e as questões sociais, salientando os benefícios da energia solar, projetos com vieses educativos e parte do orçamento superávit doado a uma Instituição carente, que formam ações que moldam o país para um futuro melhor.

E falando em melhorias, o trabalho voluntário não só faz o bem a quem recebe e todos podem fazer parte dessa linda atitude. Como CEO de uma rede de escolas de idiomas, fazer o bem ao próximo traz grandes benefícios a quem o praticou, e revigora a saúde mental e emocional.

Conforme um estudo “Doing Good is Good for You”, realizado pela Unitedhealthcare e da plataforma Volunteer Match, 76% das pessoas que fizeram ações voluntárias durante 1 ano, se sentiram mais saudáveis, 94% sentem uma melhoria no humor e 78% apresentaram menor nível de estresse. Além disso, uma ação voluntária reduz a pressão arterial e proporciona maior longevidade.

Veja as vantagens da sua empresa participar de um voluntariado corporativo:

  • Para o funcionário: As ações de voluntariado despertam ao profissional habilidades, como maior liderança, melhor performance em equipe e mais responsabilidade.
  • Para a empresa: Proporciona mais credibilidade e visibilidade a marca e a imagem, e é um resultado que beneficia desde a base até o topo da organização.
  • Para o CEO e Líderes: Ampliam a sua visão, construindo um relacionamento mais humanizado e empático.
  • Para a comunidade: Muitas vezes as políticas públicas não conseguem atender todas as necessidades precárias, e com o apoio da comunidade, os aspectos sociais e econômicos passam a ter melhorias.

Uma empresa com postura socialmente responsável é uma empresa que apresenta uma atitude autêntica e que condiz com a visão, valores e missão de suas políticas e diretrizes, atuando para uma causa que move o mundo para um futuro mais justo.

Voluntariado Corporativo sua empresa participa

Por Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas. Ela gerencia mais de 70 escolas e tem como pilares a empatia e a inteligência emocional de todos os envolvidos na garantia do sucesso da Minds.

 

 

Deseja saber mais sobre ESG? Ouça nosso Podcast sobre o tema:

O que significa a sigla ESG? E por que essas três letrinhas têm o potencial de proporcionar uma ruptura no mercado de trabalho como conhecemos? Para debater a “nova tendência” e explicar os motivos que tornam o investimento em iniciativas com esse viés tão importantes atualmente para as empresas aumentarem a sua competitividade – além de falar sobre quais são as missões do RH diante disso, o CEO do Grupo TopRH, Daniel Consani, e o jornalista Bruno Piai conversaram com Alan Kido, Gerente de Diversidade e Inclusão da TIM. Confira o bate-papo ouvindo pelo app abaixo ou clicando AQUI:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube