Check-up executivo é estratégico para o cuidado da saúde e otimização do tempo. Denise Carvalho é diretora comercial, tem 45 anos, dois filhos e uma vida corrida. Precisa se dividir entre São Paulo e Rio de Janeiro, por conta do trabalho, e Porto Alegre, onde sua família mora. Procura seguir uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, mas confessa que cuidar dos exames de rotina é sempre uma dificuldade.

Marcos Pessoa, 48 anos de idade e diretor de relacionamento com os clientes, compartilha do mesmo sentimento da Denise: falta de tempo para cuidar da saúde. Aliás, essa é a realidade de 70,6 milhões de pessoas que não fazem check-up anualmente, segundo dados do IBGE

Em um cenário onde a pressão do tempo é uma constante para os líderes empresariais, dedicar atenção à saúde muitas vezes pode ficar em segundo plano. No entanto, o check-up executivo emerge como uma ferramenta estratégica que não apenas identifica precocemente potenciais problemas de saúde, mas também possibilita a implementação proativa de medidas preventivas.

eBook Como aumentar o bem-estar dos colaboradores (1)

Ao promover a saúde e o bem-estar dos executivos, essa prática contribui para uma liderança mais resiliente e eficaz.

Outra grande vantagem do check-up executivo, segundo Denise e Marcos, é o planejamento, a organização e a facilidade em realizar uma “revisão da saúde” em um tempo otimizado. Tudo começa com o agendamento prévio priorizando a agenda do profissional.

Depois, em uma manhã, é possível realizar os principais exames laboratoriais e de imagens, além de avaliações cardiológicas, ginecológicas, oftalmológicas e de saúde mental. 

Com os exames feitos, o retorno ao médico também é facilitado. Para Denise, um dos seus principais problemas era buscar seus exames, algo que acabava sendo postergado por tempo indeterminado. Com o check-up executivo, é possível receber os resultados de uma só vez e, inclusive, através de um teleatendimento, caso seja a melhor opção para o profissional. 

Incentivo ao cuidado com a saúde 

Cada vez mais as pessoas entendem que ser saudável está ligado a escolha por bons hábitos de vida e, ao realizar um acompanhamento anual, o estímulo ao cuidado com a saúde é incentivado para além da realização de exames.

Como o check-up passa a fazer parte da rotina, comumente o executivo começa a ficar mais atento a condições que antes não dava tanta atenção e que estão na lista como as doenças mais comuns entre os cargos de liderança na empresa. Entre elas, o sobrepeso, estresse e questões de saúde mental como ansiedade, depressão e burnout e o sedentarismo. 

Atualmente as empresas se preocupam em ter um olhar mais preditivo. Afinal, indivíduos saudáveis têm maior disposição e rendimento, impactando positivamente a produtividade, a liderança e a eficiência da equipe.

Isto posto, oferecer um check-up executivo tem sido um benefício valioso para reter talentos de alto nível nas empresas, demonstrando preocupação genuína com o bem-estar de líderes que sofrem com a falta de tempo e pressão do dia a dia.

Check-up executivo é estratégico

Por Raffael Fraga, médico coordenador no Alta Diagnósticos, que pertence à Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.

Ouça o episódio 176 do podcast RH Pra Você Cast, “O que esperar do bem-estar corporativo para 2024?“. Falar de bem-estar nas empresas envolve diferentes nuances e desafios. Fato é que o tema não pode perder a sua força dentro das organizações, especialmente por conta das “incompatibilidades” ainda existentes, o que pode comprometer a qualidade das estratégias de bem-estar e qualidade de vida desenvolvidas. Para entendermos melhor a dinâmica do que é esperado em relação ao assunto para 2024, convidamos Renato Basso, VP de Pessoas Global do Gympass, que compartilha os principais insigths mapeados no estudo “Panorama do Bem-Estar Corporativo”, que recém lançou sua segunda edição. Confira o papo clicando abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube