As práticas de ESG estão baseadas em pilares de inclusão, sustentabilidade ambiental, espaço para que todos exercitem suas habilidades livremente, criando ou revisando processos que respaldem todas as nossas ações.
Para se comprometer com esses aspectos, a Locaweb Company vem atuando com diversas ações que demonstram nosso compromisso com a efetividade dos pilares de ESG.
Estamos cientes do papel das empresas para o crescimento das economias e para o desenvolvimento humano.
Entre um dos mais importantes pilares considerados pela companhia, a frente de inclusão e diversidade tem sido uma conquista relevante.
Com o comitê criado em 2019 atuamos em 7 frentes (Mulheres, LGBTQIAP+, Pessoas com Deficiência, Cultura e Origem, Gerações, Masculinidade e Positividade Corporal) para mitigar riscos, resolver conflitos e capacitar pessoas.
Não basta apenas contratar mais profissionais de diferentes grupos, é importante também que se forneça um ambiente seguro para permanência, em que essas pessoas possam se desenvolver, agregar e sentirem-se verdadeiramente parte de seu contexto.
Criamos também em 2019, o Censo Inclusão & Diversidade da Locaweb Company, que atua como um recenseamento demográfico dentro da companhia.
Nele, os colaboradores, de forma voluntária, preenchem questões como idade, gênero, raça, orientação sexual, entre outras.
E é dessa forma que o ecossistema consegue mapear se as suas 20 unidades de negócios estão oferecendo oportunidades iguais dentro do quadro de funcionários, principalmente nos cargos de liderança.
Em nossa última edição do Censo I&D, constatamos que 41% do nosso quadro de colaboradores é composto por mulheres.
Segundo o levantamento, 36% da nossa liderança é feminina, aumento de 7% se comparado a 2021.
Outro dado relevante que representa as nossas ações voltadas para inclusão e diversidade é o número de profissionais que se identificam como LGBTQIAP+.
Atualmente são 349 profissionais, um acréscimo de 5% em relação ao mesmo período de 2021. Desses, 74 ocupam cargos de liderança dentro da empresa.
Ao longo desses três anos, reforçamos estratégias para aumentar contratações de grupos sub-representados e alavancar a carreira dentro da organização, como treinamentos de vieses inconscientes para liderança e RH, revisão de processos seletivos (internos e externos), programa de mentoring e de atração de talentos – como o Quero Ser Dev, focado em aumentar a participação feminina do mundo tech, e o Programa de Trainee, focado em oferecer mais oportunidades para grupos minoritários.
Na última edição, entre os aprovados, foram 30% pretos ou pardos, 30% LGBTQIAP+ e 50% mulheres.
Nosso dia a dia está baseado em princípios éticos que regem o nosso negócio, e é a partir deles que incentivamos as pessoas a desenvolverem seu potencial completo e a fazerem novas ideias nascerem e prosperarem por meio da tecnologia.
Uma vez dentro da organização, deve-se investir de forma recorrente na formação desses profissionais para que eles tenham bagagem e conhecimento para desempenhar as mais variadas funções, criando espaço para chegar a cargos de liderança.
Por Simony Morais, diretora de Gente e Gestão da Locaweb. Graduada em Psicologia pela Universidade Mackenzie, a executiva com mais de 15 anos de experiência em RH, é pós graduada em Pedagogia Empresarial pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), com especialização em Educação Corporativa e MBA em Gestão de Negócios pela FIA (Fundação Instituto de Administração). Com passagens por empresas de prestação de serviço, consultorias e indústria, integra a Locaweb desde 2017.
Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 89, “O poder do investimento em diversidade” com a fundadora da Newa Consultoria, Carine Roos. Clique no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa: Depositphotos