Trabalho remoto: o que ainda falta para que o modelo seja definitivo nas empresas?

É fato que o trabalho remoto não se restringe a uma rotina dentro de casa. A gestão de uma empresa de forma remota, conta com diversas geografias: empresas com filiais em locais diferentes, companhias que contam com mais de um andar ou ainda que tenham conexão em outras cidades – e até países. Tudo isso também é gestão remota.

O atual cenário mostrou que o modelo híbrido veio para ficar e que muitas companhias refletem os caminhos para um trabalho 100% remoto. A resposta é fácil: as empresas precisam se instrumentalizar de ferramentas integradoras e eficientes para entrar nesse modelo de forma definitiva e com excelência.


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Contudo, o caminho para fomentar um dia a dia produtivo e organizado no trabalho remoto, ainda é um desafio. Empresas buscam ferramentas de gestão que ofereçam uma série de insumos e garantam a produtividade dos colaboradores, além de reforçarem a segurança do negócio de ponta a ponta.

E se tudo isso pudesse ser feito por um só canal?

Otimização de equipe

Acompanhar e gerir uma equipe de forma remota e em tempo real, pode ser um grande desafio na otimização do trabalho e no relacionamento do time. A boa comunicação é um passo fundamental para uma liderança de sucesso e, consequentemente, uma equipe engajada.

Por isso, é essencial apostar em canais de comunicação que sejam práticos e assertivos. Entender os gaps de produtividade e as necessidades para alavancar a carreira de cada funcionário, podem ser pontos fundamentais para o sucesso de uma empresa como um todo.

Outra demanda, é por soluções que otimizem a produtividade e ociosidade a partir de dados. O acompanhamento da escala e horário de trabalho com a integração de ponto eletrônico virtual, podem melhorar o rendimento e relacionamento dessas áreas de trabalho.

Com ferramentas de produtividade, o gestor consegue criar um relacionamento mais próximo com os funcionários, usando dashboards para analisar aqueles que estão saindo da curva e não estão sendo produtivos. Assim, ele pode conversar com o time para entender os pontos de melhorias e crescimento na rotina de trabalho.

Gestão de segurança

Para um funcionário que trabalha em casa, ter sua segurança garantida e um dia a dia de trabalho tranquilo é fundamental. Esse caminho também é essencial para as instituições.

Controle de portas, biometria facial, gravação de telas para gestão, são algumas das soluções que podem pavimentar um cenário mais seguro no controle de uma empresa.

Além disso, outro grande desafio é a gestão do consumo de infraestrutura, como velocidade da internet e ocupação da memória e CPU: muitos funcionários têm dificuldade para lidar com problemas em seus computadores de forma remota, impedindo uma resolução rápida e eficiente.

Com ferramentas que pensem nessas questões, esse também é um passo que passa a trazer garantia na qualidade do trabalho.

Mas por onde começar?

Soluções que integrem todas as necessidades de uma empresa para a efetiva gestão do trabalho dos times das áreas de negócio, suporte administrativo e atendimento, podem ser um acelerador de qualidade para essas instituições.

O sucesso de uma empresa está enraizado em uma boa gestão. Investir em ferramentas que acelerem o crescimento dessas companhias, é o primeiro passo para fazer do trabalho remoto uma realidade positiva no mercado de trabalho.

Trabalho remoto: o que falta para ser definitivo?

Por Fabio Boucinhas, CEO e cofundador da Home Agent e do Remote.

 

 

 

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