O começo de carreira é um momento único e muito complexo.
De um lado a empolgação, a energia e a vontade de colocar em prática o conhecimento teórico, do outro, as rotinas muito operacionais e os ambientes políticos e improdutivos que sugam a motivação dos calouros.
Pessoalmente, foi um divisor de águas.
Crescido na periferia e sem grandes referências no âmbito profissional, o estágio me abriu as portas para universos que eu nem imaginava e foi lá que desenvolvi minhas bases profissionais e relacionamentos que me impulsionaram ao longo de toda a minha carreira.
Assim como no meu caso, o estágio é berço da maioria esmagadora dos profissionais, ou seja, em cada estagiária(o) existe uma potencial liderança.
E por mais imprevisível que sejam os caminhos que cada pessoa pode trilhar em sua carreira, acredito que existam boas atitudes e práticas que certamente contribuirão positivamente com os jovens profissionais.
Neste texto, quero compartilhar algumas dicas que fizeram diferença para mim e com certeza contribuíram para que eu pudesse chegar onde estou hoje (e pavimentar o caminho que sigo trilhando).
Experimente sempre
Se tem algo que sinto falta dos tempos de estágio é a sensação intensa de aprendizado: com o passar dos anos de carreira e o acúmulo de experiências, vai ficando mais difícil encontrar o próximo desafio intelectual.
No estágio, o que você escolher fazer irá te ensinar muito, é importante que cada dia de trabalho seja uma busca por novas descobertas e conhecimentos.
Não se limite a pequenas atribuições, se coloque à disposição para ajudar outros profissionais ou procure realizar estágios em outras áreas e empresas.
Quanto mais atividades você experimentar, mais repertório irá adquirir e certamente esses conhecimentos lhe serão úteis posteriormente.
É sobre fazer as melhores perguntas
A ansiedade por mostrar resultados, apresentar soluções e consolidar o próprio espaço pode ser a maior armadilha para o estagiário. Sobretudo para aqueles que não tiveram outras experiências profissionais anteriores ao estágio.
É preciso ter um perfil de bastante observação e escuta ativa, pois tão importante quanto aprender as tarefas e rotinas de uma área é compreender a cultura do ambiente que está inserido.
O alinhamento aos códigos de cultura de um ambiente chega a ser mais determinante para o sucesso de um profissional do que suas habilidades técnicas.
Por isso, mais importante do que ter resposta, é saber fazer as melhores perguntas e, como um bom observador, ir mapeando a forma como as coisas são feitas.
Desenvolva uma atitude de liderança
O desenvolvimento de uma atitude de liderança não tem nada a ver com ser a pessoa que mais fala nas reuniões ou que mais aponta críticas aos trabalhos dos outros.
É saber que existem duas características básicas para ser um(a) líder que quanto antes você começar a desenvolver, maiores serão seus ganhos no futuro.
Estou falando do autoconhecimento e da capacidade de transmitir conhecimento. As lideranças que se destacam nas empresas mais legais atualmente são as corajosas; e gosto de chamá-las assim porque elas possuem a coragem de assumir suas vulnerabilidades ao invés de se esconder delas.
Saber quais são suas vulnerabilidades e encontrar as formas mais saudáveis de lidar com elas é uma jornada longa de autoconhecimento, passa por compreender seu perfil comportamental, que tipos de atividade te energizam e quais te desmotivam etc.
Além disso, as lideranças corajosas não possuem medo de compartilhar o que sabem, pelo contrário: são extremamente habilidosos em dividir seus conhecimentos com outras pessoas.
O norte é mais importante que o mapa
Como falei no início do artigo, as possibilidades de carreiras são inúmeras e você dificilmente será capaz de planejar o que irá acontecer durante os primeiros 3 ou 5 anos da sua vida profissional.
No entanto, você pode e deve fazer um exercício de sonhar grande, buscar referências, conversar com muitas pessoas, pedir opiniões e escrever onde espera chegar em 5 anos.
Sempre que sentir que aprendeu mais, reescreva o sonho e aumente o tamanho do seu desejo. Mesmo que você não saiba como chegar ao sonho, essa frase irá te guiar e prover a resiliência necessária nos dias mais difíceis.
Para finalizar, queria comemorar esse dia do estagiário, data tão simbólica.
Que sejamos eternos estagiários, sedentos pelo próximo desafio e conhecimento!
Se você já estagiou, conte aqui nos comentários quais foram seus maiores aprendizados e como eles te influenciam nos dias de hoje na vida profissional.
Por Felipe Ladislau, sócio da Organica. É formado em Marketing pela USP e pós-graduado em Branding pela FIA, e teve como foco de atuação a implementação de estratégias inteligentes e escaláveis. Possui experiência com startups exponenciais, tendo atuado diretamente com mais de 20 delas. Além disso, tem um longo histórico nas áreas de planejamento, CRM e Marketing Digital, com passagem por grandes empresas como Itaú e Walmart.
Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 50, “Raio-x do primeiro emprego” com Marcelo Gallo , superintendente Nacional de Operações do CIEE e Profº. João Luiz Santos B. da Silva, responsável pelo projeto “A Jornada do Primeiro Emprego”. Clique no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa: Depositphotos