Cada vez mais empresas buscam aplicar estratégias humanizadas em sua cultura empresarial com o objetivo de ter uma melhora em seus resultados ao aumentar a motivação e a satisfação dos seus colaboradores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business, profissionais satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

Dentre as estratégias humanizadas, uma muito utilizada para impulsionar a motivação e o engajamento dos profissionais é a viagem de incentivo.

Considerada um estilo de viagem corporativa, as viagens de incentivo não são viagens de trabalho, mas sim de premiação, ou seja, ao bater a meta a pessoa ganha uma “viagem dos sonhos”, uma experiência tão fantástica e fora da rotina que muito provavelmente não poderia ser vivenciada de outra maneira caso não fosse por essa premiação.

Essas viagens podem contempla desde um final de semana em um hotel cinco estrela em uma praia paradisíaca até um tour pelas ruínas gregas. Este tipo de estratégia é muito utilizada por empresas que visam impulsionar o seu departamento comercial e aumentar as suas vendas e faturamento.

Como isto ocorre?

Bom, primeiro devemos lembrar que o poder do desejo é impressionante. Ao estimular a imaginação dos colaboradores, a empresa oferece algo muito maior do que o salário ou uma comissão. Ela oferece um sonho realizado. Algo inimaginável e completamente fora do cotidiano. Uma experiência única em uma viagem incrível.

Sendo assim, as viagens de incentivo estimulam uma competição interna. Todos começam a trabalhar por um mesmo objetivo, que é bater as metas. Nesse período, quem ganha é a empresa.

Colaboradores mais motivados geram mais vendas e isso gera um aumento no faturamento da organização. As viagens de incentivo são uma injeção de motivação para os colaboradores, mas o foco principal é o crescimento dos resultados da empresa.

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Vale lembrar que a “mágica” das viagens de incentivo não são apenas na entrega do prêmio, mas mais importante do que isso é o tempo em que a campanha está vigente para os colaboradores baterem as suas metas. Nesse período, a viagem deve ser mencionada diversas vezes por diferentes meios de comunicação internos, sempre buscando estimular o colaborador a ganhá-la.

Além disso, as metas devem ser muito claras e objetivas. Dessa maneira a equipe comercial irá saber o que deve fazer para ganhar o prêmio. Essa é também a fase onde as vendas irão aumentar, pois todos estão em busca da tão sonhada viagem.

Quais são os desejos dos seus colaboradores?

Quais são os seus sonhos?

Na hora de escolher a viagem, a empresa deve buscar algo que realmente estimule o colaborador a se esforçar. Tão importante quanto o local, deve ser também as experiências que os premiados irão viver durante a viagem. Atividades fora do convencional são bem-vindas. De ecolodges na Amazônia a safáris na África, vale tudo, desde que seja uma experiência única, segura, especial e inesquecível.

O engajamento promovido durante uma campanha de viagem de incentivo leva ao aumento das vendas, mas o período pós-viagem é igualmente importante.

O colaborador fica encantado ao receber uma experiência única e personalizada. Além dessa ação aumentar o engajamento dele com a empresa, ao chegar, ele tem a tendência de compartilhar o que viveu com outros colaboradores, seja presencialmente ou por meio das redes sociais.

Caso a empresa deseje aplicar no próximo semestre ou ano a uma nova viagem de incentivo, muitos colaboradores terão mais conhecimento sobre como funcionam e o quanto elas podem ser fantásticas.

Isso pode estimular uma segunda competição interna,mas agora ainda mais intensa. Consequentemente, os resultados para a empresa serão ainda melhores.

Viagem de incentivo com foco no aumento das vendas

Por Thais Sacchelli, Diretora de Eventos e Viagens de Incentivo  da TGK Travel.

 

 

Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?

Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:

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