Um dos principais motivos que levam os estudantes a entrarem em um estágio é a possibilidade de ser a porta de entrada para o primeiro emprego. De acordo com a Abres (Associação Brasileira de Estágios), em fevereiro de 2021 o Brasil tinha 900 mil estagiários, sendo 686 mil para o ensino superior e 214 mil de nível médio e técnico.

O estágio é uma etapa no desenvolvimento do estudante muito importante, possibilitando a prática do conteúdo acadêmico, promovendo assim obtenção de conhecimentos e competências relacionados à profissão em que ele está inserido.

Para o acadêmico, o conhecimento e as competências adquiridas no decorrer do estágio agregam valores à sua carreira, além do desenvolvimento pessoal, inteligência emocional e cognitiva.

Nessa perspectiva, é importante aproveitar as oportunidades de crescimento, pois muitas empresas buscam estagiários para treiná-los e moldá-los de acordo com suas políticas internas, tudo isso com o objetivo de efetivá-lo em algum momento.


Baixe gratuitamente o eBook “Perfil de estagiários e candidatos a estágio no Brasil” – Estudo mostra perfil socioeconômico de estagiários no Brasil” produzido pelo Grupo TopRH. CLIQUE AQUI.

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 50, “Raio-x do primeiro emprego” com Marcelo Gallo , superintendente Nacional de Operações do CIEE e Profº. João Luiz Santos B. da Silva, responsável pelo projeto “A Jornada do Primeiro Emprego”. Clique AQUI.


Diante disso, seguem abaixo cinco dicas para quem almeja conseguir um estágio durante esse ano.

1. Elabore um bom currículo

Existem vários modelos de currículos disponíveis na internet. Você deve elaborar o seu conforme a área em que deseja atuar. Porém, seja objetivo em relação ao conteúdo, forneça todas as informações necessárias para o contato e evite erros de português. Se possuir conhecimentos fora da área, não há problemas, insira todos, pois isso ajuda o recrutador a entender um pouco mais sobre quem você é.

No caso de currículos voltados para vagas de estágio, é sempre importante inserir as informações referente ao curso em que está matriculado, o semestre, o turno em que estuda, mencionar a instituição de ensino e se há disponibilidade para alteração deste horário.

2. Cadastre seu currículo em sites de recrutamento

Muitas empresas costumam contratar estagiários por meio de agentes de integração e consultorias. Então, para aumentar as chances de conseguir uma oportunidade e ser convocado, o candidato pode realizar o cadastro em diversas plataformas que trabalhem com o recrutamento e divulgação de vagas, o que o torna mais conectado e acessível para essas empresas. Lembrando que é sempre importante deixar o contato atualizado para a convocação.

3. Networking

O Networking é muito importante para o desenvolvimento da carreira de qualquer profissional. Um ótimo jeito de tentar aumentar sua rede de contatos é o Linkedin. Por meio dessa plataforma, o candidato pode ter acesso a diversas oportunidades de crescimento profissional e vagas de trabalho, incluindo estágios.

Há também uma grande possibilidade de conhecer pessoas de interesse, o que ajuda na construção de uma boa reputação no mercado de trabalho.

Sendo assim, tenha seu perfil ativo e atualizado, além de estudar sobre as funcionalidades que essa ferramenta proporciona. O LinkedIn funciona como um currículo online e há bastante recrutadores que buscam novos talentos por meio dele, até mesmo para conhecer melhor os profissionais e sua rede de contato.

4. Defina um objetivo para sua carreira

O objetivo profissional é muito importante para quem está iniciando a sua carreira. Alguns cursos dispõem de uma ampla área de atuação, o que torna os estudantes mais suscetíveis a diferentes tipos de estágios em relação às atividades que podem ser desenvolvidas.

Sendo assim, é fundamental que o candidato tenha conhecimento sobre si para identificar quais oportunidades combinam mais com o seu perfil. Desta maneira, sua busca por vagas será mais refinada e de acordo com aquilo que mais gosta de fazer. Com isso, o jovem consegue ir se aperfeiçoando e adquirindo cada vez mais experiência profissional.

5. Comece a procurar o mais cedo possível

Diversos estudantes deixam para procurar estágio quando já estão prestes a se formar. Isso acaba não sendo uma boa estratégia, pois as empresas tendem a não investir em alguém que vai ficar pouco tempo na organização.

A legislação diz que o período máximo para alguém ficar nessa função é de dois anos. Sendo assim, as companhias tendem a se programar dentro desse prazo, acompanhando todo o desenvolvimento daquele estudante no período e decidindo, no final, se ele será efetivado ou não.

Quando um estudante se candidata para uma vaga de estágio faltando seis meses para se formar, por exemplo, é um tempo muito curto para os chefes avaliarem se seu desempenho é digno de uma permanência ou não.

Com isso, acabado o período na faculdade, a empresa é obrigada a dispensar aquele profissional e arcar com o processo de substituição, que é oneroso demais.

Fica a dica para que a busca comece logo no início do curso.

5 dicas para aumentar suas chances para conseguir um estágio

Por Flávia Martins, assistente administrativo – núcleo de estágio do ISBET (Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento).

 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 50, “Raio-x do primeiro emprego” com Marcelo Gallo , superintendente Nacional de Operações do CIEE e Profº. João Luiz Santos B. da Silva, responsável pelo projeto “A Jornada do Primeiro Emprego”. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube