Gestão Descentralizada: A importância do papel do líder em delegar as responsabilidades. Os colaboradores têm mais liberdade para analisar os diferentes cenários e participar das decisões.

A tradicional hierarquia verticalizada está cedendo lugar, cada vez mais, para o gerenciamento descentralizado, onde a tomada de decisão conta mais com a participação dos colaboradores, e todos compartilham as suas ideias, colaborando para melhorar visão, valor e missão da empresa.

E por que delegar as tarefas lhe ajudará a se tornar um líder melhor?!

‘A união faz a força’ – é uma das melhores respostas à pergunta acima. Sozinho não é possível abraçar o mundo e esperar pelos melhores resultados. Quando um líder delega uma responsabilidade à equipe, o time se sente parte do todo. Ou seja, os colaboradores realmente têm a sensação de donos do negócio.

Delegar as funções vem sendo cada vez mais necessário aos líderes. Afinal, nunca recebemos tanta demanda de informações e responsabilidades no dia a dia como atualmente. Muitos gestores ainda ficam aflitos no momento de compartilhar atividades e decisões estratégicas por receio de as tarefas não serem cumpridas como imaginam.

Delegar é uma ação que, apesar de ter potencial para otimizar o tempo do líder, na prática pode causar desconforto, pois é necessário planejamento e atenção para distribuir as tarefas para que elas sejam realizadas da melhor forma possível. Uma saída possível é que o líder possa contar com um assistente para discutir a melhor forma de delegar.


Para informações sobre Competências, ouça o PodCast do RHPraVocê, episódio 70, “Quais competências não podem mais faltar para um profissional de RH?” com Emanuella Velez. consultora organizacional e uma das 25 mais influentes vozes do LinkedIn no Brasil, clicando AQUI.

Para informações sobre Employer Branding baixe gratuitamente nosso infográfico “Ações de Employer Branding: práticas para a construção de uma marca empregadora forte“, clicando AQUI.


Cursos de liderança também podem ajudar muito: há várias instituições renomadas, inclusive no exterior, que ministram cursos online sobre liderança em uma estrutura horizontal. Alguns desses cursos são gratuitos.

Em novembro de 2021, o termo ‘Delegar Responsabilidades’ apresentou um percentual de 79% das buscas, de acordo com o Google. O que revela ser um tema cada vez mais relevante para empresas de diversos segmentos.

É importante frisar que não existe líder inspiracional e influenciador se não houver o apoio também dos demais gestores. Por isso, um dos aspectos fundamentais para garantir todo o sucesso de uma organização é construir uma equipe de líderes motivados.

Para assim, os colaboradores serem impactados. Consoante a pesquisa, de 2019, realizada pela Gallup (empresa americana de pesquisa e opinião), os líderes são responsáveis por 70% do engajamento e produtividade dos funcionários.

De fato, o papel da liderança é manter a equipe eficiente e estar à frente para encarar desafios como a promoção do engajamento entre colaboradores diversos, o reconhecimento da individualidade de cada um, e a prática da escuta ativa por meio do feedback.

Mas, com as multitarefas, os gestores não encontram facilidade em distribuir as funções, geralmente por acreditarem que são os responsáveis pela entrega e pontualidade de todas as suas atribuições. Outras vezes, os líderes sentem que não são capazes de assumir aquela posição, a chamada ‘síndrome do impostor’.

Segundo o artigo publicado no The Journal of Behavioral Science, pensamentos impostores são mais comuns do que parecem: cerca de 70% das pessoas experimentam esses sentimentos em algum momento da vida. Por isso, manter uma boa saúde mental, dentro e fora da empresa, é importante. Há universidades que oferecem atendimento psicológico gratuito. Procure na sua cidade.

Como especialista em uma empresa de software de incentivo, a Incentivar, entendo que o papel do líder em delegar as responsabilidades é fundamental, e com isso conseguir uma equipe motivada.

Um líder pode inspirar a sua equipe através do sentimento de pertencimento e ressaltar o quanto é oportuno fazer parte da empresa; e por meio de premiações, promoções e reconhecimento dos funcionários, uma gestão tende a apresentar uma melhor performance. Segundo a AMPRO (Associação de Marketing Promocional), 56% das empresas já adotam práticas do Marketing de Incentivo.

Logo, delegar funções e apostar no marketing de incentivo fará com que o negócio cresça, mês após mês. O importante é o líder enxergar que não está sozinho.

A importância do líder em delegar responsabilidadesPor Rodolfo Carvalho, CEO da rede Incentivar – Software que faz marketing de incentivo personalizado para cada tipo de empresa.

 

 

 

Para informações sobre Competências, ouça o PodCast do RHPraVocê, episódio 70, “Quais competências não podem mais faltar para um profissional de RH?” com Emanuella Velez. consultora organizacional e uma das 25 mais influentes vozes do LinkedIn no Brasil clicando diretamente no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube