Em 2022, 4,76 bilhões de pessoas estavam conectadas nas mídias sociais. Não há dúvidas de que as redes sociais já estão enraizadas no nosso cotidiano e, não apenas para entretenimento, as ferramentas se tornaram meios de produção, consumo de conteúdo e entrada para o mercado de trabalho.

Segundo o relatório de Visão Geral Global Digital 2023, houve um crescimento anual de 3% de usuários nas mídias sociais, o equivalente a 137 milhões de novos usuários, totalizando em 2022 – 4,76 bilhões de pessoas conectadas, que se refere a quase 60% da população mundial.

Ao estar presente nas mídias, é necessário se atentar ao branding personal, também conhecido como marketing pessoal, pois cada postagem pode impactar diretamente seu desempenho e imagem no âmbito profissional. Ao participar de um processo seletivo, os recrutadores analisam não apenas o currículo do candidato, como o perfil durante as dinâmicas e, em muitos casos, as presenças nas mídias sociais para entender se o profissional corresponde a imagem que a empresa preza.

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Um estudo realizado pela Deloitte, rede global de prestação de serviços, detectou que 61% dos participantes admitiram deixar uma grande parte de sua personalidade em casa antes de ir para o trabalho. Assim, se as publicações realizadas nas redes sociais não condizem com a imagem propagada na realidade, o profissional pode não ser contratado e, dependendo da situação, o colaborador já empregado pode ser demitido. 

Quando consideramos o mercado internacional, consequentemente os cuidados precisam ser redobrados. O número de profissionais que vivem no Brasil, mas trabalham para o exterior aumentou 491% entre 2020 e 2022, conforme pesquisa da Husky, plataforma que facilita o recebimento de transferências internacionais. Nesse contexto, ressalto que cada cultura tem seus preceitos e costumes, assim, o que pode ser bem-visto no Brasil, pode ser um insulto em outro país, prejudicando uma inserção nesse âmbito.

Além das habilidades sociais, a inteligência cultural também é essencial para garantir que as redes sociais sejam utilizadas positivamente. Compreender a diversidade cultural e os diferentes contextos é fundamental para evitar conflitos e mal-entendidos na comunicação online.

Comportamento dos colaboradores nas redes sociais

Por Juliana Frigerio, Diretora Acadêmica. Dona de duas graduações, Direito e Educação, uniu seus 10 anos de experiência em direito internacional com educação e desde 2008 mergulhou no engajamento de estudantes em todo o mundo. Ela é ávida por viajar e conhecer diferentes culturas e pessoas.

 

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