Crescimento no setor de marketing: veja cinco habilidades importantes exigidas pelas empresas e como melhorá-las

O marketing é um dos setores que mais cresce nos últimos anos. Com cada vez mais pessoas conectadas à Internet, o marketing digital se tornou uma parte fundamental das empresas e organizações.

No Brasil, a demanda por empregos relacionados ao setor aumentou consideravelmente, de janeiro de 2021 a janeiro de 2022. Segundo dados do Indeed, as oportunidades que mais se destacaram foram Gerente de Marketing, com aumento de 17%, Social Media com 36% de aumento na oferta de vagas, Analista de Marketing Sênior, 44%, e Analista de Marketing com aumento de 55%.

As empresas têm buscado habilidades específicas nesses profissionais, que desejam trabalhar com marketing. É necessário dispor de um misto de habilidades técnicas para comprovar a capacidade do candidato de entender e implementar diferentes métodos de marketing para as campanhas, além de habilidades com soft skills, que vão mostrar a capacidade de trabalhar bem em equipe ou ser criativo.

Com o boom da digitalização durante a pandemia, o setor segue uma tendência de crescimento. Por isso, aqui estão algumas das habilidades mais exigidas pela área e como aprimorá-las e ganhar destaque no mercado.

1. Falar em público
Saber falar em público é vital para apresentar as informações de forma eficaz e se comunicar com os membros da equipe e gestores. Ter uma boa oratória ajuda o profissional a expor informações sobre seus esforços de marketing de forma mais eficaz e a mostrar ideias de campanhas para pessoas de outros departamentos e clientes.

Uma boa dica para aprimorar a habilidade de falar em público é fazer uma boa pesquisa sobre o tema a ser abordado e ensaiar discursos e apresentações antes de apresentá-lo adequadamente para um público externo.

2. Ter capacidade analítica
Muitos profissionais analisam dados e medem o desempenho do anúncio para melhorar seus métodos. As habilidades analíticas são úteis para diferentes tarefas, como coletar e interpretar as preferências do cliente, definir os principais problemas e encontrar soluções para resolvê-los, além de obter detalhes sobre o desempenho da equipe.

Para que os profissionais melhorem seu desempenho no trabalho, eles devem aprender a ler representações visuais de dados e praticar a análise de informações.


Deseja informações adicionais sobre tecnologia de dados? baixe gratuitamente o material “Os Limites da Predição“: para compreender todo o seu potencial e de que modo elas poderão ser trabalhadas com a proteção de dados, o RH Premium Debates, iniciativa do GrupoTopRH, convidou um time de especialistas no assunto para tratar desses e de outros tópicos relacionados ao tema. Clique AQUI.

Ouça o PodCast do RHPraVocê, episódio 58, “Como criar uma cultura de inovação?” com Mary Ballesta, Diretora global de Inovação do Grupo Stefanini clicando AQUI.


3. Saber utilizar e-mail marketing
E-mail marketing é um método comum usado para alcançar novos clientes e permanecer relevante para os clientes existentes, entrando em contato com eles regularmente, por meio de boletins informativos e e-mails de boas-vindas ou atualizações.

Para melhorar sua estratégia de e-mail marketing, uma boa ideia é experimentar diferentes tipos de formatos de e-mail e avaliar quais funcionam melhor para criar mensagens aprimoradas para seu público.

4. Conhecimento em SEO
Aprender a otimização de mecanismos de pesquisa, ou SEO, é uma ótima maneira de os profissionais melhorarem os esforços de marketing digital obtendo tráfego orgânico de pesquisas online.

O SEO de qualidade permite direcionar os clientes para o site da sua empresa e produtos on-line usando palavras-chave que ajudam seus produtos a se classificarem melhor nos resultados de pesquisa relevantes.

Existem muitos cursos de SEO online que ensinam como criar palavras-chave e anúncios eficazes para mecanismos de busca, além de programas de análise que podem ajudá-lo a melhorar seu uso de SEO para marketing digital.

5. Usar a criatividade
A criatividade permite que as pessoas gerem ideias interessantes e inovadoras. Ela pode ser usada, por exemplo, para o desenvolvimento de campanhas online para atingir os clientes de formas diferentes das concorrentes, o que ajuda a diferenciar os produtos da empresa.

Uma maneira de melhorar as habilidades criativas é por meio de técnicas de brainstorming e pesquisa de novas táticas de marketing, além de fornecer insights sobre o que os concorrentes fazem para ter campanhas bem-sucedidas.

Os profissionais precisam ter em mente que, por mais que as vagas de emprego tenham aumentado no setor, o mercado é muito competitivo e há muitas pessoas procurando emprego.

Investir nessas soft skills pode fazer a diferença na hora de receber uma oferta do recrutador.

Marketing: 5 habilidades importantes para o corporativo

Por Felipe Calbucci, Diretor de Vendas do Indeed no Brasil.

 

 

 

Ouça o PodCast do RHPraVocê, episódio 58, “Como criar uma cultura de inovação?” com Mary Ballesta, Diretora global de Inovação do Grupo Stefanini clicando diretamente no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube