Quando falamos de Recursos Humanos, logo vem em nossa cabeça aquela imagem do setor de empresa que trata das demissões e das contratações.

De fato, essa área é um dos pilares de todas as organizações, porém o profissional de RH tem a possibilidade de trabalhar como um autônomo, em outras palavras, ser um Consultor.

Mas como funciona o trabalho?

Primeiro, esse profissional atua por conta própria, possui qualificação e presta serviço a empresas sem estabelecer vínculo empregatício. Colocando de forma mais resumida, o Consultor de RH traz uma visão de fora da empresa para poder enxergar práticas e processos de uma forma menos enviesada pela cultura organizacional.

Isso torna possível que problemas enfrentados pela empresa sejam encarados de uma nova maneira e novas perspectivas sejam apresentadas.



Portanto, o Consultor é um profissional muito atento aos detalhes, que consegue analisar situações e dá recomendações de que modo agir. Como qualquer serviço requisitado, trabalha naquilo que o cliente estiver precisando.

Em termos mais simples, o Consultor de RH apresenta uma visão externa da relação entre os funcionários e os gestores de uma empresa. Sendo assim, consegue traçar planos de mudança com o objetivo de otimizar o ambiente organizacional, alinhado aos objetivos do cliente e aos interesses dos colaboradores.

Como gosto de facilitar a compreensão do que escrevi, aqui estão as principais (mas não únicas) funções de uma consultoria:

  • Diagnosticar problemas ou aspectos que podem ser otimizados no RH
  • Definir as soluções e melhorias que devem ser feitas
  • Estabelecer metas
  • Traçar caminhos para alcançar resultados

A demanda por consultorias de RH vem tendo alta por conta de seus benefícios: correção de problemas institucionais, melhoria no clima organizacional, pensamento voltado à gestão estratégica, ideias inovadoras para solução de problemas, redução de custos operacionais, realização de auditoria e ter uma visão neutra sobre a situação.

Mas quem pode ser consultor de RH?

Profissionais de Recursos Humanos podem ter as mais diversas formações! Gestão de RH, Psicologia, Administração de Empresas e entre outros cursos podem te levar para essa área.

O que importa no mundo do RH é o conhecimento específico sobre a área. Infelizmente, a maioria das faculdades não dão esse preparo, porém, por outro lado, o cliente não questiona a sua formação, mas quais resultados você pode entregar para ele.

O que eu quero dizer com isso é que o terreno para pessoas que querem se tornar profissionais de RH é muito fértil para quem estiver começando. Não importa qual sua formação, é possível correr atrás do conhecimento necessário para se destacar neste segmento.

Tipos de atuação

Como profissional autônomo, o Consultor de RH possui duas formas de contrato com as empresas que querem seu serviço:

Serviço fechado em um pacote de horas:

Não importa a demanda ou os afazeres, ao contratar o serviço, foi acordado um número específico de horas mensais em que você se dedica exclusivamente àquela empresa. Porém apenas nesta janela de tempo que poderá contribuir com o que for necessário.

Serviço por projeto:

O contrato é fechado pela implementação de um projeto específico. Ou seja, já há um fim certo para o serviço e, portanto, há como fazer um planejamento mais detalhado.

Como oferecer os serviços?

Preparação é tudo na vida, então é muito importante você já possuir uma lista com os serviços que possui conhecimento e sente que pode providenciar resultados.

É muito legal ficar atento para o que as empresas estão precisando. Conseguir entender as tendências do mercado pode ser um diferencial para a sua consultoria.

No começo, é muito provável que vão ter serviços que você não tem muita experiência e, por isso, não se sente confortável em oferecer.

Para poder proporcionar um trabalho mais completo para o cliente, uma saída para esse problema seria fazer parceria com algum outro profissional que domine essa deficiência. Neste caso, em que há divisão do serviço, os lucros também são proporcionais ao que for realizado por cada um.

E como é o dia a dia?

Como o trabalho de um Consultor é em sua grande maioria feito sem a ajuda de outra pessoa, a mobilidade de trabalho é muito grande. Tendo um ambiente com acesso à internet, já é o bastante para o profissional realizar suas atividades.

Caso seja necessário fazer uma reunião presencial com o cliente, é possível se deslocar para a empresa dele ou alugar uma sala.

Em números, o Consultor passa 61,6% do tempo trabalhando sozinho e o restante se divide entre o local do contratante (26,5%) e algum escritório usado pela consultoria (12%).

Qual o perfil do Consultor?

Por fim, um bom consultor precisa ser analítico, ter jogo de cintura para trabalhar com outras pessoas e ter a vontade de resolver problemas.

Essas são algumas características importantes de se ter nessa profissão:

  • Capacidade de expressar ideias em palavras
  • Saber ouvir e observar
  • Ser um bom educador
  • Flexível
  • Ter sinceridade e passar autenticidade no que fala
  • Ter empatia

Como todo bom profissional em qualquer área, o Consultor de RH precisa sempre estar antenado ao que acontece no mercado e buscar se atualizar para não ficar defasado com a realidade.

Networking e Marketing são as chaves para novas oportunidades surgirem.

Como é a rotina de um Consultor de Recursos Humanos?

 

Por Elissandra da Mata, fundadora do Instituto RH na Prática e sócia-proprietária da DMO Desenvolvimento Humano e Empresarial.

 

 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 65, “O que não podemos deixar de lado sobre o futuro do trabalho?” com Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube