Os profissionais que esperam que as empresas resolvam as suas carreiras já ficaram para trás há muito tempo. Cada vez mais, as organizações buscam pessoas com autonomia e capacidade de se autogerenciar, e isso se estende aos aspectos da vida profissional também. É preciso ter protagonismo, objetivos bem definidos de onde se quer chegar, no curto e longo prazo, e clareza do que é necessário para alcançar as metas.

As transições de carreira estão se tornando cada vez mais frequentes e as escolhas definidas no momento da graduação nem sempre levam a caminhos óbvios quando os profissionais concluem seus cursos, ou seja, os profissionais estão se tornando mais transversais.

Com isso, a necessidade de se desenvolver em competências que, normalmente, não são ensinadas no âmbito acadêmico está cada vez mais urgente. É fundamental estar antenado aos movimentos de mercado e ficar de olho nas novas profissões que estão surgindo.

Muitas pessoas têm vontade de migrar de carreira, mas não sabem nem por onde começar. É necessário, primeiramente, estabelecer um plano para saber onde ser quer chegar, sendo fundamental estudar os segmentos que mais te interessam, listar as empresas admiradas e ampliar os horizontes, conversando com pessoas que já atuem na área que você gostaria de se desenvolver.

Prova dessa transformação, é um estudo lançado pelo LinkedIn em janeiro deste ano apontando que metade dos brasileiros estão considerando mudar de emprego em 2022, além de mostrar as profissões que estarão em alta.

Segundo Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina, essas profissões estão mudando a demanda por competências e direcionando o mercado de trabalho do futuro: “As habilidades comportamentais continuam sendo essenciais, mas estamos vendo uma procura maior por especialização nestas áreas”.

Por isso, se você está entre as pessoas que desejam mudar de carreira esse ano, é importante fazer um planejamento bem estruturado para esse movimento.

Confira algumas dicas importantes que podem te ajudar

Nunca pare de aprender: O conceito de lifelong learning está aí para nos mostrar que aprendemos ao longo de toda a nossa vida. Busque desenvolver novas competências e faça cursos relacionados à carreira que deseja. Atualmente, existem diversas plataformas que disponibilizam cursos, inclusive gratuitos, sobre os mais diversos temas. Defina um plano de competências que gostaria de desenvolver, aliado à carreira que tem como foco, e pesquise os temas relacionados. Tenha disciplina para estudar e desenvolva um cronograma para a realização dessas formações ao longo do ano.

Defina seus caminhos: É muito importante que você tenha clareza se a sua escolha de carreira aponta para uma atuação em funções de gestão de pessoas ou mais especialista (a chamada carreira em Y, com um viés mais técnico). Essa definição será fundamental para o desenho do seu plano de desenvolvimento.

Mantenha-se bem-informado: Para ampliar o seu repertório, a curiosidade deve estar sempre ativa. Mantenha uma rotina de leituras e esteja informado sobre os principais acontecimentos do mundo, bem como sobre o surgimento de novas tecnologias e inovações significativas.

Amplie a sua rede de contatos e crie conexões de qualidade: As redes sociais nos permitem seguir pessoas que nos aportam conhecimento nos temas de nosso interesse. Redes como o LinkedIn nos dão a possibilidade de nos conectarmos com pessoas de diversos segmentos e atuações. Construa uma rede de contatos que seja relevante para você e busque trocar experiências com essas pessoas.

Seja relevante: Busque participar de fóruns de debates sobre temas de carreira e segmentos que te atraiam. Cada vez mais, os currículos estão caindo em desuso e as empresas têm observado o comportamento dos profissionais nas redes sociais. Por isso, é importante construir uma imagem digital relevante em canais profissionais. Para isso, compartilhe conhecimento sobre os temas que domina e elabore conteúdos de impacto para engajar as pessoas em suas postagens e, assim, potencializar o seu perfil.

Ainda está indeciso sobre possibilidades de carreira? Vale conferir aqui a lista publicada pelo LinkedIn com os 25 cargos que estarão em alta no Brasil em 2022.

Agora é com você!

Por Renata Meireles, Head de RH da CyrelaÉ uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião da colunista. Foto: Divulgação.