Como criar soluções para o público feminino e gerar resultados positivos para empresas? Empatia não é apenas uma palavra em alta. A capacidade de se colocar no lugar do outro e de compreender suas necessidades pode gerar bons resultados para o seu negócio.
Em alguns casos, praticar a empatia é mais fácil para as mulheres do que para os homens. Hoje, no entanto, existem soluções e produtos incríveis voltados para o público feminino que foram criados por homens.
Porém, o fator principal frente a esse contexto é saber se aquela solução resolve a dor do cliente, independentemente de quem a tenha criado.
Uma pesquisa recente do Sebrae, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela marcas históricas. Em outras palavras, reforça que o poder de compra está nas mãos femininas e que hoje elas protagonizam diferentes esferas da economia e da sociedade.
Para se ter ideia, no terceiro trimestre de 2022, mais de 34% dos empreendedores do país eram mulheres. Além disso, o percentual de domicílios brasileiros chefiados por elas cresceu mais de 50% nos últimos 25 anos.
Fato é que o mercado de trabalho e o mundo como um todo está em constante transformação. Comportamentos e posturas também evoluíram. A sororidade, que é o oposto da rivalidade feminina, está cada vez mais forte.
A autoestima e a representatividade reforçam que já não é preciso competir ou diminuir uma mulher para ganhar espaço dentro de pequenas e grandes empresas. Existem ainda inúmeros coletivos femininos em prol desse movimento.
Portanto, fomentar e apoiar esse protagonismo é extremamente importante para o desenvolvimento e lucro de qualquer negócio. Podemos fazer isso por meio de várias iniciativas.
Apoiar startups lideradas por mulheres é mais um exemplo disso. Ainda pequenas mudanças de comportamento também podem gerar impactos positivos.
Que tal investir em produtos e soluções de uma empreendedora?
Ou então indicar serviços de outras mulheres?
Em meio às dificuldades do mercado, ter sensibilidade para entender as necessidades do público feminino pode fazer toda a diferença no seu negócio.
Por Carolina Gilberti, CEO da Mubius Womentech Tech Ventures, a primeira WomenTech do Brasil.
Ouça o RHPraVocê Cast, episódio 138, “O poder das ações em prol do protagonismo feminino” com Edna Vasselo Goldoni, presidente do Instituto Vasselo Goldoni (IVG). Fala sobre difundir o o protagonismo feminino, a sororidade, a equidade de gênero, a diversidade e a reintegração. Criado em 2017, esses são os principais pilares da organização sem fins lucrativos. Durante a pandemia, e com o forte impacto que ela teve na carreira da mulher, nasceu o Programa de Mentoria Para Mulheres “Nós por Elas”. Já em sua 15ª edição, mais de quatro mil mulheres foram beneficiadas no mundo todo. Clique no app abaixo:
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