Alinhamento da cultura empresarial como alternativa para reduzir turnover. A cultura organizacional tem o poder de determinar o destino de uma empresa, pois envolve o comprometimento dos colaboradores com os valores pré determinados pelos proprietários do negócio.

Destacando-se por ser um meio estratégico que define como a instituição deve se posicionar e se diferenciar no mercado, conduzindo o trabalho com práticas, políticas e comportamentos que serão aplicados não só em como os parceiros e clientes são tratados, mas como seus funcionários realizam suas tarefas em seus respectivos setores.

O desafio da cultura organizacional está em tirá-la do papel e colocar em prática todos os pilares envolvidos, alinhando os comportamentos e valores desejados pela empresa. Alguns pilares como Profissionalismo, Foco no Cliente, Visão Processual, Proatividade e Resolutividade integram uma cultura empresarial dinâmica, responsável e diversa.

Pesquisa Infojobs

Aqui na AMLabs, entre os 70 colaboradores, divididos entre 11 setores, entendemos que para que a empresa cresça, é necessário garantir que cada funcionário esteja o mais alinhado possível com as práticas e condutas que acreditamos serem adequadas.

Um grande desafio para empresas com muitos funcionários é conseguir que todos façam o que você faria como dono. Quando se estabelece uma cultura para o negócio, deixando claro os objetivos e ideais, espera-se que o funcionário assemelhe suas atitudes com os pilares determinados, pois quanto mais desenvolvido estiverem, menos preocupação se tem com controle e mais autonomia é dada ao colaborador para executar algum processo ou uma atividade dentro da empresa e isso, consequentemente, traz sucesso, pois são várias pessoas alinhadas com o mesmo propósito seguindo uma mesma linha.

De acordo com um levantamento realizado pela Robert Half, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo, com aumento de 56% em 2022. As principais causas do turnover são a baixa qualidade do clima organizacional, a falta de alinhamento de expectativas, de reconhecimento e de um plano de carreira.

Esses elementos são fundamentais para entender a importância de passar de forma clara a sua cultura organizacional, pois o colaborador precisa absorver essas informações, se identificar com a organização e se sentir estimulado a trabalhar.

Pensando nisso, desde março de 2023, aplicamos um projeto interno chamado “Cultura na Veia”, uma iniciativa em que os funcionários são indicados a premiações mensais de destaque dos pilares da empresa.

Essa ação resultou em colaboradores engajados dentro da empresa a seguir a mesma cultura e se desenvolver não só pensando na AMLabs, mas no profissional de cada um, criando um clima organizacional saudável que resultou em um turnover muito baixo, quase zero.

Segundo dados disponibilizados pelo time de Gente e Gestão, a rotatividade de pessoal em 2023 foi apenas de dois pedidos de demissão de pessoas que não estavam alinhadas ao que a empresa esperava desses colaboradores.

Esta experiência nos fez perceber que todo processo de alinhamento e feedback cultural transforma o ambiente de trabalho positivamente para o colaborador e a empresa, já que o ambiente de cultura é muito mais agradável de trabalhar do que o de controle, pois o empregador entende quais são as necessidades de cada funcionário para que este se desenvolva em seu trabalho.

Alinhamento da cultura empresarial reduz turnoverPor Leandro Fidélis, CEO da AMLabs Ventures, empresa especializada em softwares de gestão e pagamentos para operadores de Vending Machine, Micro Market e OCS.

 

Ouça o episódio 154, “Quais os sentimentos de quem voltou ao trabalho presencial?“. Quais os sentimentos de quem voltou ao trabalho presencial? Para buscar algumas respostas, o RH Pra Você e o Infojobs ouviram mais de mil profissionais que nos ajudaram a traçar um panorama dessa retomada. Para se ter uma ideia, a maior parte deles (58,3%) diz que se sente menos produtiva ao final de um dia de trabalho presencial. Além disso, 64,4% dos entrevistados dizem sentir que a qualidade de vida piorou ao voltar para o modelo presencial. Neste episódio, conversamos com Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, sobre as principais descobertas da pesquisa, a preparação da liderança, papel do RH e muito mais. Acompanhe!

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