Com o início da pandemia, as empresas tiveram de repensar o seu modelo de trabalho. O trabalho remoto veio para ficar e poderá ter um impacto positivo na saúde do planeta. Neste artigo, iremos descobrir de que forma o trabalho remoto contribui para uma redução da “pegada tecnológica”. Abordaremos ainda a conservação de energia e o impacto deste modelo na saúde dos trabalhadores. Por fim, analisaremos de que modo afeta o mercado de trabalho e como pode ser uma solução para combatermos as alterações climáticas.
Redução da “Pegada Tecnológica”
Trabalhar a partir de casa é uma forma de reduzir o consumo e emissões de combustíveis fósseis. Ao reduzirmos drasticamente os deslocamentos entre casa-trabalho e trabalho-casa, a nossa “pegada tecnológica” diminui radicalmente. Um estudo feito pela Universidade de Harvard concluiu que não há dúvidas de que essa redução das contribui para uma economia mais “verde” e sustentável.
A Conservação de Energia
Outro ponto importante é a conservação de energia nas empresas. Empresas que possuem escritórios grandes, requerem um consumo muito elevado de energia. Ao trabalharmos a partir de casa, as empresas podem reduzir os seus custos energéticos — em sistemas de ventilação, aquecimento e iluminação. Esta é uma medida que beneficia não só o ambiente mas também as finanças das empresas.
O Impacto na Saúde dos Trabalhadores
A redução nos deslocamentos, assim como a liberdade de poderem gerir seus horários permite que os trabalhadores tenham mais controle sobre suas próprias vidas. Essa sensação de maior liberdade tem um impacto muito positivo na saúde mental dos trabalhadores. Uma redução no estresse contribui para um sistema imunológico mais resistente, o que torna os trabalhadores mais saudáveis e beneficia também as empresas ao terem menos trabalhadores doentes.
A Globalização do Mercado de Trabalho
O trabalho remoto contribui também para um mercado de trabalho mais global. Dado que a presença do trabalhador no escritório se tornou numa prática obsoleta, o mercado de trabalho pôde se expandir, uma vez que um trabalhador brasileiro pode agora trabalhar para uma empresa do outro lado do mundo a partir de sua casa. Esta abertura no mercado permite que os trabalhadores tenham mais e melhores oportunidades de trabalho.
A Adaptação às Alterações Climáticas
Os cientistas já provaram que as alterações climáticas são reais e que estão acontecendo nesse momento. Estas alterações no clima têm provocado fenômenos extremos que poderão impedir os trabalhadores de saírem de suas casas ou de irem para seus trabalhos. Fenômenos extremos têm provocado cada vez mais catástrofes como inundações, deslizamentos de terra, calor extremo e seca. Trabalhar remotamente é também participar na luta contra alterações climáticas. Como tal, é uma prática que revela alguma consciência ambiental.
Algumas Considerações Finais
Este modelo de trabalho está emergindo como uma escolha sustentável para as empresas. É um modelo que reduz as emissões de gases com efeito de estufa, permite uma maior conservação de energia e ainda promove um maior equilíbrio entre o trabalho e a vida das pessoas. Os governos e as empresas devem unir esforços com o objetivo de criar mais oportunidades de trabalho remoto. Deste modo, as economias de todo o mundo se tornarão mais sustentáveis. Para obter mais informações, recomendamos que visite spalpaus (swedish).