Um líder inspirador tem a capacidade de envolver o time em um propósito.

A função do líder é de extrema importância ao ambiente, à equipe, e reflete diretamente no sucesso da empresa. Além disso, influencia na produtividade e motivação de um time.

Um estudo da consultoria Right Management feita em 15 países confirmou que pessoas motivadas no trabalho rendem até 50% mais. E como conquistar uma liderança inspiradora dentro da sua organização?

Para se tornar um líder é preciso características que realcem o papel do profissional, como: empatia, carisma, confiança e responsabilidade, levando em consideração o sentimento de “orgulho em pertencer”.

É a partir dessa concepção, que os funcionários se inspiram através do líder e tendem a seguir os mesmos passos para alcançar a mesma função e, consequentemente, ser um profissional inspirador aos novos colaboradores que irão chegar.

Um líder inspirador é capaz de criar um ambiente mais harmonioso. E quando uma equipe atua em um clima organizacional agradável, ela se sente mais feliz trabalhando. Não é de hoje que entende-se que o bem-estar está ligado à produtividade no trabalho. Funcionário feliz é, em média, 31% mais produtivo e três vezes mais criativo em comparação aos outros, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade da Califórnia.

Além de um profissional criativo que influencia no trabalho dos colaboradores, ele também os ensina, a partir de toda bagagem, os desafios que virão. É capaz de prever situações difíceis e potencializar os ganhos de situações favoráveis.


Para informações adicionais sobre Liderança, baixe gratuitamente o ebook “Ser lider é liderar a si mesmo“: oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa do/da chefe. Ao menos é o que aponta o levantamento feito pela consultoria de recrutamento Michael Page com candidatos a vagas de emprego. Saiba nesse eBook como fazer a diferença e se tornar uma liderança transformadora clicando AQUI.


Um líder inspiracional não se destaca somente pelos diplomas conceituados e status de prestígio, mais também pelas habilidades comportamentais.

Como CEO, entendo que liderar é enxergar o melhor de cada integrante de um time, valorizar o trabalho em equipe, manter a força de vontade, influenciar pessoas a conquistarem um objetivo com você e estar pronto para tomar decisões. Tudo isso aumenta o engajamento das pessoas e as tornam mais confiantes e eficientes no ambiente de trabalho.

Pessoas se inspiram em você!

É por esta razão que a atuação, o comprometimento e a autenticidade são os pilares essenciais para influenciar uma equipe a ter o mesmo propósito na empresa, assim como o do líder. Muitas vezes, tornar-se um líder surge de forma natural, conforme o desempenho, a paixão pela profissão, o senso de colaboração com os parceiros de trabalho e a vontade de se desenvolver e alcançar os melhores resultados.

Se você pretende se tornar esse profissional inspirador, conheça os 4 estilos de liderança, veja o que mais encaixa no seu perfil e quais as vantagens:

1- Liderança Autocrática:
A centralização está no gestor e as regras são muito bem definidas.
Benefícios: Controle de fluxos; Agilidade na tomada de decisão.

2- Liderança Liberal:
O líder proporciona mais liberdade a sua equipe e enfatiza a importância da autogestão do time.
Benefícios: Estimula a criatividade; Demonstra confiança no time.

3- Liderança Democrática:
O líder conta com o apoio da equipe e toma as decisões baseadas na opinião de todos.
Benefícios: Bom clima organizacional; Valorização da equipe.

4- Liderança Situacional:
O líder se adequa e age de maneira diferente em cada situação, sendo mais assertivo de acordo com a sua experiência.
Benefícios: Inteligência emocional; Visão mais estratégica.

Seja um líder inspirador e incentive as pessoas a acreditarem que podem alcançar os seus objetivos!

A importância da liderança inspiradora

Por Rogério Silva, CEO do Cebrac – Centro Brasileiro de Cursos e Especialista em Carreiras.

 

 

 

Ouça o RHPraVocê Cast, episódio 127, “Como não perder a base de uma cultura sólida diante de um forte crescimento?” com Michele Mafissoni Heemann, vice-presidente de Pessoas, Cultura e Gestão e Michelle Carneiro, diretora de Pessoas e Cultura, ambas da Contabilizei. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube