A proposta é falar sobre como a educação corporativa pode ajudar na aceleração da Indústria 4.0 ou, pelo menos, na sua sustentação.

Mas, antes disso, é importante reforçar do que se trata essa tal Indústria 4.0 e o impacto dela nos negócios, não é mesmo?

Então, vejamos!

Das micro às grandes empresas, a Indústria 4.0 permite maior eficiência fabril a partir de operações orientadas a tecnologias como inteligência artificial, computação em nuvem, internet das coisas (IoT), robótica, entre outras.

Apresentado um conceito prático (e simples!) sobre o tema, agora voltamos a razão que nos trouxe para essa conversa.

Como a educação corporativa pode marcar presença nesse novo momento?

A resposta para essa pergunta é: ‘de várias formas’.


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Hoje, felizmente ou não, a presença da Indústria 4.0 traz grandes efeitos, não só para a própria indústria, mas também para toda a cadeia de valor. São influenciados por esse conceito os produtos, a própria manufatura, a estratégia e o modelo de negócio, a logística, a sustentabilidade e as pessoas e a cultura da empresa.

Diante de todo esse impacto e influência, só mesmo um sistema estruturado de educação, será capaz de reorganizar as ideias, os processos e fazer com que, de fato, a eficiência proposta pela Indústria 4.0 entre em cena.

E, devagar, estamos colocando a educação como protagonista nessa história toda. Como exemplo, podemos falar o quanto temos, nos últimos meses, contabilizado dezenas de produtos educacionais customizados para falar sobre Cibersegurança.

É curso de LGPD, Segurança da Informação e por aí vai. Tudo para integrar os colaboradores, fornecedores e parceiros de negócio sobre a importância de tomar conhecimento da nova Lei, das novas regras e condutas de trabalho.

Só que a conversa não para por aí. Para a educação corporativa ainda temos um outro grande desafio.

Como integrar novas ferramentas, soluções ou recursos educacionais que se encaixem as necessidades ou aos interesses em formas diferentes de aprender?

De fato, essa revolução industrial gerada na Era do Conhecimento tem provocado mudanças, mas há ainda, infelizmente, um déficit de ensino, um problema sério (e grave) de fluência digital, falta de capacidade de entendimento e outros pontos negativos que precisam ser analisados.

Por mais que estejamos falando de automação e tecnologia, temos que entender que nem sempre soluções tecnológicas avançadas e métodos “ultrassônicos” são suficientes para fazer com que o outro aprenda.

Veja bem!

Ensinar por meio de realidade aumentada ou virtual, gamificação, internet das coisas, acesso a nuvem, metaverso e outras coisas mais, sem planejamento e adequação ao perfil do treinando e ao estilo de empresa, de nada serve.

Nem sempre colocará o treinando em ‘pé’ de conhecimento sobre o que ele tem que fazer (ou saber).

As vezes o mais simples é o mais eficiente.

Muito se fala em inovação, mas poucos ainda sabem fazer uso dela ou, simplesmente, estimulá-la. Para refletir, vale contar alguns casos.

Empresas que querem estimular a inovação, apresentando o tema da forma mais arcaica possível, algo como ‘cuspe e giz’.

Há estímulo à inovação assim?

E tem mais!

Querer aprimorar a competência criativa dando o curso em uma sala fechada; um sentado atrás do outro sem qualquer tipo de interação.

Já dizia A. Einstein “Insanidade é fazer as coisas como sempre foram feitas e esperar por resultados diferentes”.

Há criatividade assim? Não, né.

Cada vez que trazemos à tona o tema Indústria 4.0, muito destaca-se a automação e jeito mais eficiente de fazermos as coisas, certo?

Mas, ao meu ver, de fato só teremos eficácia nesses processos se houver educação.

E é aí que a educação corporativa vem, e vem com força!

De nada adianta processos tecnológicos de primeiro mundo, 100% de automação, se não educarmos todos aqueles que estão envolvidos com isso.

Será que o cliente está sendo preparado para consumir o produto? Fazer bom uso do serviço? Será que o fornecedor está preparado para entregar aquilo que a sua empresa realmente precisa (e espera)?

E vamos ainda mais longe:

Será que a sociedade está sendo preparada para assumir os novos desafios que a sua empresa terá logo adiante?

Já vimos de tudo, inclusive empresas pleitearem abrir suas unidades fabris em regiões do país e nem sequer fazer antes uma análise do perfil e nível de escolaridade da população em torno.

Com esse exemplo, perguntou:

Qual será o desafio que a empresa e a área de educação corporativa terão pela frente?

As pressões políticas e econômicas, a exigência dos clientes, a concorrência e a necessidade de conhecimento são, sem dúvida, os grandes desafios da Indústria 4.0.

E por conta de tudo isso (e muito mais!), a educação navegará em todos esses mares e contribuirá, efetivamente, para trazer maior entendimento, clareza e informação sobre tudo o que se quer transmitir e o que se deseja que seja absorvido.

A educação corporativa pode ajudar na aceleração da Indústria 4.0Por Daniela Luiz, sócia diretora da Didáctica (empresa que atua no mercado de soluções educacionais criativas). É programadora, administradora e pedagoga por formação, especialista em Educação Corporativa e tem mais de 20 anos de experiência na área. Também é autora de diversos livros didáticos profissionalizantes.

 

Ouça o PodCast RHPraVocê Cast, episódio 109, “Habilidade-chave e queridinha do mercado: como se comunicar bem?” com Fabiana Teixeira, jornalista formada pela PUC-SP e tem experiência como repórter em emissoras como Record TV, TV Bandeirantes, Rede TV e TV Cultura. Também é especialista em Comunicação Empresarial, Branding e posicionamento de marcas pela ESPM, e Marketing Digital pela Universidade de Columbia, em Nova York.

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