A importância de focar em projetos ESG: Temáticas ambientais, sociais e de governança (environmental, social and corporate governance, ESG, em inglês) nunca estiveram tão em alta. Segundo o relatório “Inovação e ESG” realizado pela ACE Cortex, empresa de consultoria de inovação corporativa, 92% dos empreendedores consultados acreditam que essas questões impactarão várias estratégias de negócios e, por isso, 46% desses colaboradores de grandes corporações já possuem em suas rotinas, e dos outros funcionários, programas que envolvam ESG.
A Apple e a Natura são exemplos de grandes empresas que já adotam projetos relacionados a ESG e que podem ser úteis para serem usados de inspiração para novos empreendedores e startups. As principais ações são voltadas à utilização de energia limpa, se tratando da temática social, o foco é na educação (como por exemplo as edutechs) e o desenvolvimento e disseminação de conhecimento sobre temas como transparência e compliance quando se fala sobre governança.
Baseado nas minhas pesquisas em educação e empreendedorismo, constatei que há um grande foco é social e ambiental pelas empresas. Algumas delas fornecem serviços voltados ao desenvolvimento profissional dos clientes e melhoram oportunidades para que as burocracias relacionadas, por exemplo a, às franquias sejam facilitadas. Ainda em relação a isso, já constatei muitos novos modelos de franquia com tamanhos personalizados. Em uma empresa em específico percebi, inclusive, um novo modelo de construção com a utilização de materiais sustentáveis, diminuindo em até 80% o gasto do franqueado.
Há a previsão de que a tendência seja o aumento da importância dada a esses projetos e soluções, por isso que é fundamental começar a elaborar estratégias e pensar nessas temáticas desde agora. As empresas que levam esses três pilares como valores são vistas com melhores olhos, pois demonstra que elas assumem as responsabilidades relacionadas às melhorias nesses três âmbitos.
Quanto ao mercado financeiro, são questões que atraem investidores e mexem no valor dos ativos, mas é importante estudar bem as ações. Se um dos seus objetivos é causar impacto em ativos, escolha projetos que se conectem diretamente ao setor financeiro da empresa, de uma forma positiva, é claro, já que são as notícias boas que chamam mais a atenção dos profissionais do mercado financeiro.
A importância que uma empresa dá a esse tipo de tema não é mais um diferencial que conquista o cliente, o funcionário e a torna referência no setor. A sociedade, meio ambiente e governança sempre foram assuntos muito pautados na agenda da mídia, mas com a evolução de diversos setores e a importância que atualmente é dada a esses pilares, um negócio que não aborda essas questões em seus projetos, é um negócio atrasado e que muito provavelmente não conseguirá competir no mercado de trabalho.
Por Rogério Silva, CEO do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos).
Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?
Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais: