Imagina receber centenas de e-mails de profissionais que sonham em trabalhar no seu negócio? Ou até mesmo receber depoimentos da sua equipe por amar a sua marca e tudo que ela entrega? Seria incrível, não é mesmo? E se eu te disser que tudo isso é possível, inclusive para pequenos negócios?
Um fato importante que todo líder deve se lembrar é: uma marca é construída de dentro para fora!
Isso significa que antes de se preocupar com o cliente, com a sua entrega final, é preciso cuidar de quem trabalha para entregar o seu produto ou serviço. Afinal, um negócio simplesmente não existe sem os colaboradores.
Se o seu objetivo como líder é fazer o seu cliente feliz, antes você precisa fazer a sua equipe feliz. Já parou para pensar que profissionais satisfeitos e apaixonados pelo seu trabalho são muito mais produtivos?
Por essa razão, a minha missão aqui é mostrar na prática como almanizar a sua equipe. Isso significa colocar alma, profundidade e empatia em cada pequeno detalhe. Lembre-se: nos detalhes é que ganhamos ou perdemos as pessoas.
Ao almanizar os seus processos de gestão, você gera paixão na sua equipe pela sua marca, e pessoas apaixonadas estão dispostas a colocar mais energia e amor nas suas entregas.
Separei algumas estratégias que geram fidelidade e paixão do time:
1- Alinhamento de expectativas
Separe pelo menos uma vez por mês para tomar um café com o seu colaborador e alinhar o que você espera dele e o que ele espera da empresa. Fazer as seguintes perguntas e documentá-las ajuda nesse processo de relacionamento saudável com a sua equipe:
- O que eu espero de você?
- O que você está fazendo bem?
- O que você não está fazendo bem?
- O que eu gostaria que você fizesse de diferente e quando?
No final, você pode encaminhar um e-mail agradecendo as trocas e reforçando o quanto ouvi-lo é importante.
2- Escuta ativa
Falando em ouvir, o que as pessoas mais esperam das outras é serem ouvidas e amadas. É como eu sempre digo: ouvir é o novo abraço. Além da troca profissional, procure saber mais da personalidade, gostos e hobbies dos seus colaboradores. Dessa maneira, eles vão se sentir mais acolhidos, e quando chegar o aniversário de cada um, você pode presenteá-los com presentes personalizados.
3- Elogie na frente de todos e aponte os erros no privado
O reconhecimento eleva a autoestima de todo ser humano. Portanto, parabenize na frente da equipe quando o seu colaborador fizer algo positivo. Mas, quando ele errar, chame para conversar e aponte o erro para que ele melhore! Feedbacks construtivos e a comunicação clara mudam o mundo.
4- Invista em atividades com bônus
Crie maneiras dos colaboradores sentirem que podem ganhar mais com o seu negócio. Se surgir um novo projeto, por exemplo, você pode criar estratégias para eles ganharem bônus mediante o desempenho de cada um.
5- Celebre as conquistas!
Toda vez que a empresa tiver bons resultados, você pode unir o time para comemorar e aproveitar para realizar eventos ou atividades para fortalecer os laços entre os membros da equipe, promovendo um senso de comunidade e pertencimento.
Vale reforçar: em um negócio, a administração do astral é tão importante quanto a administração do caixa! Portanto, cuide muito bem de quem cuida do seu negócio. E coloque muito amor e alma nas suas atitudes como líder, pode ter certeza que líderes almanizados mudam o mundo.
Com amor,
Por Paola Brescianini, Especialista em Branding e Fundadora da clínica Dra. Social Media.
Ouça o episódio 155 do RH Pra Você Cast, “O impacto da Geração Z nas relações de trabalho“. Pela primeira vez, quatro gerações dividem o mesmo ambiente de trabalho no mundo corporativo. Uma delas, a Geração Z, tem trazido diversas transformações e reflexões ao mercado de trabalho. Mas será que as empresas, líderes e RH conseguem entender o que esses jovens buscam e almejam para suas carreiras? O que tudo isso exige de revisão por parte da gestão de pessoas e como se tornar um “parceiro estratégico” desses profissionais? No episódio de hoje, conversamos com a doutora especialista em Geração Z, Thaís Giuliani, também consultora, mentora, escritora e criadora da Geração Zimago. Acompanhe:
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