Ao nos colocarmos no lugar do outro, isso nos afasta do egoísmo e nos traz mais empatia para com o próximo. O relacionamento interpessoal é um dos fatores que influenciam no clima organizacional, que demonstra a importância das interações humanas para o sucesso.

Segundo a pesquisa, 2020 Start of Workplace Empathy Study, 90% dos profissionais afirmam que a empatia é fundamental nas empresas, pois, por causa da performance, os negócios notam aumento de produtividade e motivação das equipes, e ainda um maior retorno financeiro.  

Prezar pela empatia na empresa favorece na consolidação da amizade. Segundo a pesquisa realizada pela Comparably (plataforma de dados e avaliações) mais da metade das pessoas no mercado de trabalho afirmam ter um amigo verdadeiro na empresa.

Pesquisa Infojobs

Entre eles, os executivos (66%) e os profissionais de RH (65%) são os que mais cultivam esse tipo de relação. Já as pessoas do ramo jurídico (52%) e da tecnologia da informação (53%) são os que menos fazem amizade no meio profissional.

Quando os colaboradores priorizam por um ambiente de trabalho saudável, a comunicação se torna mais acessível e a busca pelo objetivo do negócio é natural. A pesquisa feita pela consultoria Robert Half afirmou que 89% das empresas reconhecem que um bom desenvolvimento e bons resultados estão ligados com a felicidade dos membros da equipe.

A felicidade aumenta a produtividade dos colaboradores. As relações interpessoais precisam ser saudáveis para pavimentar um caminho de sucesso pautado em engajamento e bons resultados. Quando bem estabelecidas, pode-se até gerar amizades verdadeiras. 

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A empatia nasce do exercício diário, com o respeito, a escuta ativa e ética. Logo, se os colaboradores se sentem bem tratados e ouvidos no trabalho, respectivamente, o atendimento ao cliente será especial e diferenciado. Além disso, quando se sentem satisfeitos com o ofício, os trabalhadores têm desempenho 27% superior aos colegas, 125% menos esgotamento, 32% mais comprometimento e 46% mais satisfação com a função que exercem.

Afinal, as empresas são feitas de pessoas e, manter um convívio saudável é essencial para entender o lado do outro. O relacionamento interpessoal é importante para podermos criar conexões. Somos seres sociais e precisamos de diversas interações para desenvolver a afetividade. Apesar de parecer natural, estabelecer esses laços não parece ser tão simples. A comunicação exerce grande influência nessa relação, evitando problemas de entrosamento e interação. 

Como gerente de marketing, tive a oportunidade de conhecer pessoas que hoje chamo de amigos. Conquistei amizades verdadeiras nos lugares em que trabalhei, e sei que elas têm valor, especialmente se eu pensar no quanto foram importantes para meu crescimento profissional. 

RH TopTalks cobertura

Seguindo por este contexto, cito 3 dicas de como praticar empatia no seu trabalho:

1- Pense no todo: entenda a cultura da sua empresa, sobre a missão, valores e visão. Encontre o seu propósito e una ao propósito do negócio; 

2 – Escolha a melhor forma de se comunicar: com os desafios diários, é preciso sempre agir com a cabeça fresca para ter uma melhor decisão e saber comunicar-se com a equipe;

3 – Tenha consideração pelos outros: alguns dias não estamos 100% felizes, seja por assuntos familiares ou pessoais. Por isso, é importante perguntar se a pessoa está bem caso ela demonstre alguma desmotivação. 

 São os relacionamentos que fazem com que a vida pessoal e profissional prospere, pois neles encontramos conforto e atenção para encarar os desafios do dia a dia e vivenciar momentos felizes. 

3 dicas de como praticar empatia no trabalho

Por Ana Paula Delchiaro, Gerente de Marketing do CEBRAC.

 

 

 

Ouça o episódio 149, “Líder, já colocou a empatia no seu currículo?“. Na busca por uma gestão mais humanizada e em um momento em que o perfil das lideranças vem passando por transformações, a empatia surge como uma habilidade-chave para os líderes. Mas o que significa, na prática, ser um profissional empático? Como desenvolver essa habilidade? A pandemia e os períodos de crise também evidenciam a importância das soft skills no ambiente organizacional. Como o RH pode contribuir para que esse conceito faça parte da cultura da empresa? Conversamos com Vivian Laube, Especialista em Liderança e Comportamento Organizacional, e Priscila Monaco, Diretora Senior de RH da Visa. Acompanhe!

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