Nos dias atuais é muito importante que os funcionários de uma empresa sintam-se valorizados e parte da equipe. No entanto, segundo a pesquisa da Love Mondays, 90% dos funcionários estão insatisfeitos com seus empregos de alguma forma, sendo 40% deles com a forma de como seus chefes lideram o grupo.

Ter problemas com o chefe é uma realidade para muitos profissionais e isso pode atrapalhar a rotina do trabalho, além de trazer uma grande carga de estresse para o funcionário e a equipe. Em muitos casos, o chefe chega até a ser a razão de um pedido de demissão.

Portanto, é papel do chefe ter uma boa relação com seus colaboradores, para fazer com que o ambiente de trabalho seja saudável e que a equipe possa desenvolver o seu trabalho da melhor maneira possível.

A liderança é um dom?

“Dom” vem do latim e significa “donu”. Quer dizer dádiva, presente. É a capacidade que algumas pessoas têm para o desempenho de determinadas tarefas de forma fácil e natural, mais do que para a maioria das pessoas. Porém liderar é se desenvolver como profissional e vai além, é autoconhecimento diário sobre você e sobre os outros.

Veja mais: Como a experiência do candidato afeta o Employer Branding?

É aprendizado constante juntando suas forças com suas fraquezas e com o coletivo em busca de um único objetivo. Uma boa liderança ajuda a alcançar os objetivos propostos, compartilhar experiências, conhecimento e informações, contribuindo com a educação corporativa e desenvolvimento da equipe.

Sou executiva de um dos maiores escritórios de advocacia da América Latina, proponho para a equipe a construção de uma dinâmica de trabalho forjada na base da empatia. Acredito que seja muito importante se colocar no lugar do outro, se projetando em perspectivas diferentes para entender a necessidade das pessoas.

Ser um bom profissional é ter empatia, isso gera um bom relacionamento com a equipe de trabalho, é muito importante e torna o dia a dia corporativo mais harmonioso e colaborativo, melhorando a performance do grupo. Além de melhorar o rendimento da equipe, uma liderança baseada em se colocar no lugar do outro também é capaz de aumentar os resultados da empresa como um todo, tornando-a mais atrativa no mercado de trabalho, justamente por cuidar melhor do bem estar de seus funcionários, principalmente no aspecto mental.

Veja mais: Por que usar Employer Branding para atrair profissionais de tecnologia?

Você precisa se colocar no lugar do outro, se projetando em perspectivas diferentes para entender a necessidade das pessoas.

Para o líder exercer de forma adequada o seu papel, é preciso que ele entenda as vulnerabilidades e fortalezas de sua equipe. Além disso, manter o bom relacionamento faz com que os colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros entendam que são peças fundamentais para a engrenagem funcionar.

Se relacionar é o mais importante, lidar com questões de trabalho por meio do bom relacionamento, de forma mais humanizada. Com boas conexões dentro e fora do trabalho, os bons resultados vem automaticamente.

Viver é se conectar, ninguém vive sozinho, precisamos uns dos outros, é uma troca mútua, deixo um pouco de mim e levo um pouco de ti. Isso ganha maior foco nos ambientes corporativos e institucionais.

Por isso levo como lema: não é liderar, é se relacionar.

Como liderar e gerar empatia

Por Charlene Lacerda, formada em Economia, Administração e Psicodinâmica em Negócios. Empreendedora focada no desenvolvimento humano, com objetivo de atingir resultados. Fascinada por pessoas, acredita que existem formas e caminhos diferentes para chegar ao objetivo estabelecido. Adora trabalhar em grupos, para organizar, dividir e compartilhar experiências. Charlene Lacerda trabalhou por 14 anos no Banco Safra, hoje é executiva da Nelson Wilians Advogados, um dos maiores escritórios de advocacia da América Latina. Além disso, é empreendedora, abriu a Simplê Flores em 2018, loja de decorações e flores. Lacerda também oferece consultoria empresarial.

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 90, “Burnout como doença do trabalho: o que muda?” com Marcela Ziliotto, Head de People na Pipo Saúde e José Ricardo Amaro, diretor de RH da Ticket. Clicando diretamente no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube