A educação corporativa é um aspecto fundamental para o desenvolvimento profissional dos trabalhadores. No entanto, a falta de tempo para se dedicar à educação corporativa é um desafio que muitos enfrentam atualmente. De acordo com a com a Deloitte, os colaboradores têm menos de 1% de seu tempo disponível para aprender. Esse dado alarmante evidencia a necessidade de criar uma cultura de aprendizado contínuo nas empresas.
“Com as demandas do dia a dia e a pressão por resultados, é compreensível que o tempo disponível para aprender seja escasso. Mas é importante ressaltar que investir em conhecimento é essencial para se manter atualizado e competitivo no mercado de trabalho” explica Fernanda Godoy, especialista em Design de Experiências de Aprendizagem e CEO da Prando Godoy.
A especialista destaca que, para solucionar esse problema, é fundamental que as empresas reconheçam a importância da educação corporativa e criem um ambiente propício para o aprendizado.
Uma cultura de aprendizado contínuo envolve disponibilizar tempo e recursos adequados para que os colaboradores possam se capacitar e se desenvolver profissionalmente. Isso, segundo ela, vai aumentar a competitividade do negócio.
A especialista explica que é necessário incentivar a participação em cursos, treinamentos e eventos relacionados à área de atuação de cada profissional. Além disso, essa cultura deve ser estimulada por meio da valorização do conhecimento e da troca de experiências entre os colaboradores.
“A criação de programas de mentoria e a realização de workshops internos são algumas das estratégias que podem ser adotadas para promover o compartilhamento de conhecimento dentro da empresa. Dessa forma, os trabalhadores se sentirão motivados a aprender e a contribuir para o crescimento coletivo”, comenta Fernanda.
Os dados da Deloitte também revelam que as organizações com alto desempenho de aprendizagem têm 92% mais probabilidade de inovar, aumento de 26% na capacidade de entregar produtos, 17% de probabilidade de ser líder de participação de mercado e melhora de 34% de resposta às necessidades dos clientes.
Portanto, Fernanda deixa bem claro que é fundamental que as empresas reconheçam a importância da educação corporativa e invistam em estratégias que permitam aos colaboradores terem mais tempo disponível para aprender. A criação de uma cultura de aprendizado contínuo é essencial para o desenvolvimento profissional e o sucesso das organizações. Com colaboradores capacitados e atualizados, as empresas estarão preparadas para enfrentar os desafios do mercado e se destacar em seus segmentos de atuação.
Por Redação