Com o fim de ano chegando, é natural que as instituições comecem a planejar as famosas festas de confraternização das empresas. Nos anos de 2020 e 2021, as empresas do setor sofreram um prejuízo de 230 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape).
A pesquisa também afirma que 97% das empresas foram impactadas, tendo mais de 350 mil eventos cancelados somente em 2020. Porém com a retomada do setor já neste ano, o Brasil deverá completar 590 mil eventos. Segundo a Associação Brasileira de Eventos, em 2021, houve um crescimento de 400% no setor, comparado ao ano de 2020. Os eventos são responsáveis por 4,32% do PIB nacional, e faturaram, mundialmente, US$ 114,12 bilhões em 2021, segundo Grand View Research.
Muitas empresas estão buscando uma retomada visando eventos como a Copa do Mundo e as festividades finais de 2022. Apesar de não existir uma regra para se planejar um evento, o CEO da Pronto!, Rafael Barroso, explica que, quanto antes as empresas buscarem por agências que realizam estes eventos, melhor.
“As empresas que trabalham com estes agendamentos recebem muitas demandas, e é necessário um certo prazo para que as coisas possam ocorrer bem, como a busca pelo espaço, a comida, bebidas, artistas, mestres de cerimônia e mais uma infinidade de atrações típicas desta época” afirma.
O executivo acrescenta que “a experiência no setor faz toda a diferença. Muitas empresas ainda insistem em organizar os próprios eventos, devido a falta de planejamento, e diversas vezes não sai como o esperado”. De acordo com Barroso, como forma de facilitar estes agendamentos, o mercado oferece agências que organizam e produzem estes eventos. Com isso, as empresas podem curtir as festividades sem nenhum tipo de problema ou dor de cabeça.
Responsável pela organização de eventos, congressos e stands para grandes marcas como Roche e Enel, ele afirma que até o fim do ano, o mercado do segmento deve faturar significativamente. “Além das festas de confraternização, esse ano teremos a Copa do Mundo, que acontecerá nos meses de novembro e dezembro, e com certeza isso elevará o faturamento no setor”, finaliza.
Por Redação