Alô, minhas bolachas e meus biscoitos, quem aí está preparado(a) para o momento mais esperado da semana? O GiroRH de hoje traz muitas pesquisas, cases, notícias e muito mais.

Acomode-se na poltrona e partiu GiroRH de hoje:

13º na conta

A 9ª rodada da Pesquisa Datafolha, encomendada pelo SIMPI – Sindicato da Micro e Pequena Indústria, revela perspectivas mistas para as Micro e Pequenas Indústrias (MPIs) em relação ao fim do ano e ao pagamento do 13º salário.

Quanto ao pagamento do 13º salário de 2023, 35% não preveem dificuldades, mas a região Nordeste enfrenta desafios, com 14% relatando dificuldades. A região Sul se destaca com 36% enfrentando mais dificuldades em relação ao ano anterior, sinalizando mudanças econômicas na região.

Atendimento insatisfatório

O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente. As empresas de varejo, produtos e serviços, precisam genuinamente prestar um bom atendimento, se assim quiserem conquistar a fidelidade do público. Hoje, a preferência do brasileiro recai sobre marcas que genuinamente se importam com suas necessidades, não apenas seguindo a visão da empresa. É nesse contexto que a Hibou, pelo quarto ano consecutivo, revela em seu estudo as percepções dos brasileiros em relação a consumo X atendimento. Participaram mais de 2 mil brasileiros em todo o Brasil, em Outubro de 2023.

Segundo o levantamento,  58% dos brasileiros apontam falta de preparo das empresas para lidar com dúvidas e reclamações. Para 65% dos consumidores, a malcriação ou grosseria de um funcionário influenciam na relação comercial. Ainda de acordo com a pesquisa, para 50%, se o atendimento não for amigável, não tem negócio; 48,6% desistem de empresas que não possuem canais de contato eficientes.

Bem-estar corporativo

Falar de bem-estar nas empresas envolve diferentes nuances e desafios. Fato é que o tema não pode perder a sua força dentro das organizações, especialmente por conta das “incompatibilidades” ainda existentes, o que pode comprometer a qualidade das estratégias de bem-estar e qualidade de vida desenvolvidas.

Para entendermos melhor a dinâmica do que é esperado em relação ao assunto para 2024, o RH Pra Você Cast da semana trouxe Renato Basso, VP de Pessoas Global do Gympass, para compartilhar os principais insigths mapeados no estudo “Panorama do Bem-Estar Corporativo”. Confira!

Educação financeira

Apenas 41% dos moradores das periferias asseguram ter fácil acesso à educação financeira, seja online, seja presencial. O número é bem maior entre os residentes dos grandes centros urbanos: 60%. Isso faz com que quase 3 em cada 10 moradores de periferias (28%) afirmem saber pouco ou nada a respeito do assunto.

Os dados da pesquisa “Finanças na Periferia”, realizada pela Serasa em parceria com o Instituto PiniOn, no entanto, revelam que existe desejo de mudar esse cenário, uma vez que 48% dos residentes de periferias afirmam que gostariam de fazer um curso especializado em educação financeira. E 34% se mostram dispostos a pagar por esses conteúdos. Esses índices, ainda assim, são maiores entre os moradores dos centros urbanos: 59% e 43%, respectivamente.

Formação de líder

Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista acaba de formar sua 13ª turma do Programa Trainee de Operações. Criado em 2012, o projeto é exclusivo para os(as) colaboradores(as) do Atacadista. O objetivo é promover o fortalecimento das habilidades técnicas, conhecimento do negócio e de competências de liderança, essenciais aos desafios de posição de gestão.

Ao longo de suas 13 edições, o Programa já formou mais de 600 colaboradores(as) para cargos de liderança de loja, sendo que, atualmente, 86 Gerentes de lojas e 2 Gerentes Regionais do Assaí também foram ex-participantes do treinamento. Apenas nesta última edição, foram aprovadas 95 pessoas e, destas, 67 já foram promovidas a Subgerentes

Nem o Zuck está a salvo

Uma vulnerabilidade no sistema de um fornecedor da Meta (Facebook, Instagram e Whatsapp) resultou na exposição de 83 mil registros de dados pertencentes a funcionários da empresa, incluindo o fundador, Mark Zuckerberg. Esses registros abrangem informações como nome completo, cargo, endereço de e-mail e local de trabalho.

A falha compromete funcionários globalmente e, além disso, expôs documentos confidenciais que abarcam detalhes sobre treinamentos, infraestrutura, ferramentas digitais e outras informações.

Portfólio reforçado

Totvs anuncia a compra da Ahgora

A TOTVS anunciou a aquisição de 100% das operações de software da Ahgora, HR Tech brasileira focada em gestão de ponto eletrônico e frequência. Com o movimento, a companhia fortalecerá sua atuação no mercado de tecnologias para RH, ampliando ainda mais seu portfólio de soluções HCM (Human Capital Management) para otimizar a gestão, rotinas e processos administrativos do departamento pessoal.

O valor a ser pago pela totalidade do capital social da operação de software da Ahgora é de R$ 380 milhões. A conclusão da transação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e demais condições precedentes usuais a esse tipo de transação.

Programa de aceleração

Startup NaPorta, vencedora do estágio de Tração. Crédito foto: Albert Andrade

Startup NaPorta, vencedora do estágio de Tração. Crédito foto: Albert Andrade

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) definiu na última quarta-feira, 29, as duas startups vencedoras de seu programa de aceleração, o BNDES Garagem – Negócios de Impacto. As startups NaPorta e Amitis foram premiadas, respectivamente, nos estágios Tração (voltado a negócios em fase de crescimento) e Criação (para negócios em fase inicial) do programa.

O BNDES Garagem, executado em parceria com o Consórcio AWL (Artemísia, Wayra e Liga Ventures), é voltado ao fomento do empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups de impacto que contribuam para a solução de problemas sociais e/ou ambientais.

Pronto para dar tchau

Uma pesquisa realizada pela empresa Offerwise, a pedido do QuintoAndar e Imovelweb, revelou que 43% dos entrevistados afirmaram que deixariam os empregos atuais caso tivessem que ir à empresa todos os dias. O levantamento foi feito em todas as capitais do país e entrevistou pessoas com 18 anos ou mais.

Para o doutor em Administração e professor do mestrado e doutorado em Administração da Universidade Positivo (UP), Fábio Vizeu, o trabalho remoto é um caminho sem volta. “Apesar do desafio de se adaptar e ajustar a cultura organizacional após a pandemia, ficou claro que o trabalho remoto é uma maneira interessante de otimizar os recursos humanos das organizações”, afirma.

Queda no desemprego

Em outubro, o cenário laboral continuou a demonstrar melhorias e registrou uma queda na taxa de desemprego de 7,7% no trimestre encerrado em setembro para 7,6% no trimestre subsequente, alcançando o menor patamar desde fevereiro de 2015. A estatística remete à primeira vez em que mais de 100 milhões de trabalhadores estão ocupados no país.

Essas informações provêm da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), cujos resultados foram divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Capa: Via Depositphotos

Por Bruno Piai