A transformação digital do RH não passa apenas por sistemas que facilitam o trabalho manual do dia a dia. Mais do que nunca, o setor também tem a tecnologia como aliada para garantir verificações e segurança digital em seus processos. As ações adotadas de Know Your Customer (Conheça Seu Cliente), o popular KYC, são exemplos que auxiliam nesta jornada, assim como uma das principais tendências atuais para o setor, o background check (verificação de antecedentes).

De acordo com o especialista em Segurança da Informação, Bruno Fraga (capa), CEO do Grupo Fragax, o panorama da segurança tecnológica está em evolução. Ele conta que, enquanto há alguns anos os esforços eram voltados à proteção de um sistema, atualmente há uma movimentação intensificada para identificar a veracidade dos dados que as empresas buscam e recebem.

“De quem é esse e-mail? De quem é esse site? Com a digitalização, os processos são cada vez mais virtuais. Recentemente, tivemos casos de deepfakes fazendo entrevistas. Hoje, pessoas do RH nos contatam buscando entender a implementação do KYC, procurando saber se estão mesmo falando com quem diz que está em contato com elas”, aponta.

Inteligencia artificial

Criador do canal Técnica de Invasão e do Hacker Investigador, Fraga, que soma mais de 405 mil inscritos no YouTube, salienta que a preocupação em verificar e autenticar os dados é uma crescente dentro do mercado de trabalho.

O especialista pontua que o envolvimento com o RH e com as lideranças envolve, também, educá-los, uma vez que a segurança digital tende a ser um assunto tratado com complexidade ou, por vezes, com desinteresse.

“O meu trabalho educacional parte de uma comunicação que consegue ensinar pessoas a descobrirem fontes de dados disponíveis – como sistemas do governo – para verificações de pessoas. A verificação mapeia CPF, endereço, antecedentes, processos trabalhistas e muito mais. Quem chega até mim costuma ver os conteúdos publicados na internet, o que desperta o interesse sobre o tema”, diz.

Colab
– Aprimorando a gestão de dados empresariais
– O RH e a precaução no vazamento de dados

Background check: o impacto de uma validação completa

O background check, em resumo, refere-se à prática de verificar o histórico de uma pessoa, comumente realizada por empregadores e instituições. Essa verificação abrange aspectos como histórico de emprego, antecedentes criminais, crédito e educação, proporcionando uma visão abrangente do candidato.

A prática visa validar informações fornecidas, garantir a precisão dos dados e avaliar a adequação do indivíduo para determinadas posições.

O empresário conta que o Grupo Fragax adaptou seu negócio para um foco em inteligência de dados à medida que a demanda começou a crescer. Utilizando tecnologias próprias, a solução realiza verificações e compila dados de mais de 40 fontes do governo.

“As informações são muito separadas. Estamos falando desde o CPF até histórico de vínculo político. E alguns sistemas do governo podem ser bem complicados de utilizar”, elucida.

A privacidade é afetada?

Segundo Fraga, uma vez que as organizações têm a facilidade de encontrar uma vasta gama de informações sobre as pessoas, é natural que para os indivíduos que o processo gere algum tipo de preocupação. Ele esclarece, porém, que todo dado colhido já é público.

Nenhum dado colhido ‘quebra’ alguma parte da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). São serviços de dados abertos. O que buscamos neste trabalho, muitas vezes, é também entender com quem trabalhamos e como as informações são interpretadas”, finaliza.

Por Bruno Piai