Ser bem recebido e de quebra com um abraço, ou melhor, alguns! Um carinho que impacta logo de cara não é mesmo?

O primeiro dia em uma nova empresa não precisa ser tão frio, nem em tempos de home office. Um onboarding à altura.

Se de um lado temos talentos que valorizam o match escolhendo onde vão trabalhar. Do outro, muitas empresas estão apostando em seus processos na busca por surpreender o colaborador, cada vez mais, durante a jornada.

Com jornadas customizadas, a gestão consegue contratar quantas pessoas forem necessárias, sem que a integração dos novos colaboradores se torne um gargalo. Um outro ponto é o acompanhamento que pode ser feito por uma equipe bem reduzida por meio de relatórios e dashboards, garantindo ainda assim a qualidade do processo.


Baixe gratuitamente o eBook “Indicadores de Employer Branding” – Por que você precisa mensurar as suas ações de marca empregadora? Observar indicadores de Employer Branding te ajuda a: avaliar se está no caminho certo ou se precisa corrigir rotas; ter clareza dos recursos necessários para atingir as metas e falar a língua dos negócios e provar o valor das suas entregas. Produzido pela Matchbox com apoio do RHPraVocê. Clique AQUI.


O maior impacto positivo é permitir que a empresa escale contratações. Ou seja, o mesmo modelo para receber uma pessoa, dez ou cem, colocando todo mundo ao mesmo tempo, no mesmo processo.

No onboarding da Foregon é assim. Em 2021 crescemos nosso quadro de colaboradores em 75%, comparado ao ano de 2020. No primeiro trimestre deste ano o número foi ainda mais expressivo, 27%. Multiplicar o tamanho da equipe não é uma tarefa fácil, nem com as vantagens corporativas das startups.

Nesse contexto, o processo foi estruturado em três etapas: pré onboarding, onboarding e ramp-up.

Onboarding customizado, já ouviu falar

No pré onboarding, o novo colaborador começa a ter contato com a empresa antes mesmo do primeiro dia de trabalho. É nessa etapa que ele resolve, de forma autônoma e 100% digital, as documentações pendentes e evolução do contrato, inclusive a assinatura.

Já no onboarding, o novo funcionário é recebido pela empresa, com acesso às cerimônias, as rotinas de trabalho, as ferramentas utilizadas, etc. Essa jornada é personalizada de acordo com a área que ele vai trabalhar. O comercial tem uma jornada específica, o marketing tem outra, os desenvolvedores outra e por aí vai.

O ramp-up é mais longo, com duração de 180 dias, onde o desempenho da pessoa é acompanhado com avaliações periódicas. A principal entrega une alinhamento cultural + alinhamento técnico. No cultural é avaliado o comportamento junto aos valores do negócio, no técnico, um conjunto de atividades e responsabilidades.

Essas avaliações são feitas pelo próprio talento e pelo seu líder, comparando resultados. De acordo com o progresso (ou falta de), novos conteúdos ou capacitações são disponibilizados para ajudar a melhorar o desempenho.

Atualmente o nosso time de talentos conta com 57 pessoas, e as avaliações de todo o processo são quase 100% positivas. O nível de maturidade desse processo permite que as pessoas aprendam e vivenciem situações práticas tanto do negócio como também da sua rotina de trabalho.

O aprendizado e aculturamento de uma pessoa que trabalha em uma empresa sem esse processo pode demorar até 1 ano, enquanto em um onboarding customizado esse tempo cai para 6 meses.

Além dos feedbacks : “Me ver a bordo do organograma da empresa antes mesmo de colocar a mão na massa gerou um sentimento de pertencimento. Cheguei sendo abraçada”.

E tem sensação melhor do que essa, ainda mais a distância? Temos certeza que não.

Onboarding customizado, já ouviu falar?

Por Janaína Peroto, Head de Pessoas da Foregon e responsável pelo case – mais de 12 anos de experiência na área de recursos humanos com passagens por grandes corporações.

 

Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 51, “Os Pontos em comum entre Employee x Customer Experience” com Lidia Gordijo, CEO da Pitzi. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos