O ambiente dos negócios no Brasil é afetado pela burocracia tributária. Segundo estudo do Banco Mundial, as empresas brasileiras gastam uma média de 1.958 horas por ano para calcular e pagar impostos – considerando apenas as obrigações tributárias principais e obrigações acessórias.
Além disso, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), não são apenas as horas gastas que afetam as empresas, a cada dia são editadas uma média de 30 novas regras ou atualizações tributárias, o que faz com que, a cada hora, mais de uma nova norma deva ser seguida ou levada em consideração no cálculo dos impostos.
Assim, para dar conta desse desafio e muitos outros da área contábil, surge a necessidade de um novo perfil de profissional: o contador 4.0. Aquele que pratica a contabilidade de uma forma inovadora, assertiva e mais estratégica do que no passado.
A mudança de perfil é resultado da necessidade de apresentar soluções inspiradas na transformação digital, que promove um encontro entre contabilidade e tecnologia, elevando o contador a um novo status dentro da empresa. Ele se tornou uma peça-chave para que os negócios apresentem desempenhos mais produtivos. O antigo “gerador de guias” agora é essencial nos processos de tomada de decisão.
O contador 4.0 traz uma visão mais gerencial, mais consultiva ao negócio do cliente. Esse profissional entende que, além da contabilidade, há também a necessidade de criar estratégias para alavancar seu próprio negócio.
As diferenças entre o passado e o presente da atividade, como no processo de abertura de uma empresa, são enormes. Antigamente, era algo muito burocrático e nem um pouco imediato. Com a transformação digital, é possível abrir uma empresa em dois dias.
Outro avanço proporcionado pela inovação digital é a escrituração contábil. Se o cliente quisesse um balanço patrimonial no passado, enviava uma pasta cheia de papéis ao contador. Hoje, tudo é online e a entrega é muito mais ágil, via sistema, com a utilização da tecnologia a favor.
Outro ponto que vale frisar são as antigas dificuldades de fechar um balanço. Um processo que demorava dias e consumia muitas pessoas em sua execução hoje pode ser finalizado em algumas horas.
Criativo, inovador e flexível
Com a mudança de perfil, a contabilidade não exige apenas que o contador tenha expertise em cálculos, mas que seja interessado em soluções criativas, em tecnologia e em inovação. Não pode faltar criatividade, é preciso ser inovador. Não podemos esquecer da contabilidade e de sua burocracia, que precisa seguir a legislação, mas a tecnologia está muito à frente.
A capacidade de se adaptar às mudanças, na velocidade com que ocorrem, sem se prender a práticas antiquadas e burocráticas, é uma das principais características do contador 4.0. Esse profissional utiliza recursos tecnológicos para, por exemplo, auxiliar na evolução do faturamento do cliente e reduzir a carga tributária, tudo de forma legal e inovadora.
Diante disso, podemos e devemos concluir que o profissional atual da contabilidade é mais estratégico e consultivo do que “simplesmente” um contador. Agora, é mais importante estudar tecnologia do que contabilidade, porque a contabilidade nós já sabemos fazer. Hoje, precisamos aprender o que a tecnologia pode efetivamente agregar ao nosso dia a dia.
Por Fernando José, líder de treinamento da Agilize Contabilidade Online.
Ouça o episódio 162 do podcast RH Pra Você Cast, “Como superar processos seletivos longos?“. Quem aí nunca enfrentou um processo seletivo que parecia interminável? Você sai de um teste, vai para outro, passa pela entrevista em vídeo, o tempo continua passando, a vaga não informa quantas etapas ainda faltam e a jornada, marcada pela incerteza e pela longitude, se torna um verdadeiro incômodo. Quem dera tivesse uma fórmula mágica para passar por tudo isso com mais facilidade, não é mesmo?
Fato é que, seja curto ou seja longo, todo processo seletivo pode ser superado pelos candidatos mais preparados. E o que deve ser feito é o que nos revela Ticyana Arnaud, Estrategista de Recolocação Profissional e Gestão de Carreira. Nesse episódio do RH Pra Você Cast, ela conta todos os segredos para que os candidatos não apenas vençam seleções longas, como também sejam mais competitivos nas vagas em que se inscrevem. Confira:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais: